TIC na Educação: 10 ferramentas Web 2.0 para professores

Nesse artigo sobre TIC na Educação vou apresentar 10 ferramentas web 2.0 para professores. Isso não quer dizer que essas ferramentas só podem ser utilizadas por professores ou na sala de aula. As ferramentas tem várias funcionalidades e objetivos e acabam por se tornar possíveis de utilizar em várias situações.

Nenhuma dessas ferramentas foi criada para utilização específica por professores, mas podem ser ferramentas úteis e ajudar a implantar a TIC na Educação em sua vida docente e também na sua escola.

Se gostar de alguma das ferramentas apresentadas basta clicar no link abaixo da explicação e será direcionado para um artigo aqui mesmo no GF Soluções ou em outros blogs parceiros, onde terá mais detalhes de como utilizar a ferramenta de uma maneira geral e não específica do ensino.

10 ferramentas Web 2.0 para professores

Segue as 10 ferramentas web 2.0 para professores.

1- Dropbox

O Dropbox é um serviço de Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, que possui uma conta grátis, com início em 2GB de armazenamento, e que pode ser uma excelente ferramenta para armazenamento e até para backup de arquivos. Muito útil se você trabalha em mais de um computador e não quer ter que carregar seus arquivos importantes em um pendrive.

2- Google Drive

O Google Drive é semelhante ao Dropbox e inicia com 5GB gratuitos para armazenamento, mas se você precisar de mais espaço, existem planos pagos que podem elevar esse número a estratosfera (realmente!).

3- Mega

O MEGA é um serviço de armazenamento na rede, ou se preferir, na nuvem, assim como outros que já conhecemos como o Google Drive, Dropbox e Skydrive. Começa com 50GB de armazenamento gratuito. Esse ainda é recente, tendo sido lançado em janeiro de 2013.

4- Evernote

como utilizar o evernote

O Evernote se adapta a diversas situações e se você, como eu, precisa fazer várias anotações durante o dia, ler matérias, guardar ideias e muito mais, o Evernote pode ser a solução. Você também pode utiliza-lo para notas mentais antes, durante a após as aulas, já que ele também possui aplicativo para Android e iOS.

5- Google Agenda

O Google Agenda é uma agenda online com várias funções interessantes, e que possui também aplicativos para Android e iOS. Ajuda muito a organizar as tarefas e também criar lembretes.

6- Savevid

O Savevid é um site que lhe ajuda a baixar vídeos do Youtube, podendo assim utilizar vídeos em sala de aula mesmo sem conexão a internet.

7- LiveStream

O LiveStream é um site que permite que você faça transmissões ao vivo e ainda mantenha o vídeo gravado para que outros possam assistir.

8- Slideshare

O SlideShare é um site que permite que você faça o upload de seus arquivos em powerpoint ou pdf e disponibilize para quem quiser assistir.

9- Prezi

TIC na Educação: Como criar aprensetações no Prezi

O Prezi é uma ferramenta online que cria apresentações dinâmicas que impressionam e prendem a atenção do público. Ele é composto por efeitos pra lá de criativos que sem dúvida alguma, elevarão o nível do seu conteúdo.

10- Blogger

O Blogger, ou como é mais conhecido no Brasil Blogspot, é uma ferramenta que permite que se crie um blog rapidamente sem nenhum tipo de conhecimento de linguagens de programação.

Conclusão

Essas são apenas algumas ferramentas web 2.0 que você pode utilizar na sala de aula. A implantação da TIC na Educação passa por você, professor, que é parte integrante e fundamental do processo. Então mesmo que não pense em utilizar nenhuma no momento, comece a se inteirar a respeito.

E você, conhece alguma outra ferramenta web 2.0 que pode ser utilizada por professores? Deixe seu comentário.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta