11 códigos para turbinar seu blogger

Apesar do GF Soluções ser produzido no WordPress eu comecei a blogar no Blogger / Blogspot, e ainda possuo um blog de muito sucesso nessa plataforma, o Quero Criar um Blog, e sempre estou a procura de códigos e hacks para implementar funções que tenho aqui no WordPress. Esse artigo é uma compilação de códigos que encontrei nesses meses e que vão profissionalizar e destacar seu blog hospedado no Blogger.

Apesar do título dizer códigos, nem todos são códigos, alguns são apenas funcionalidades “escondidas” no Blogger e que são reveladas pelos usuários mais avançados da ferramenta.


1. Comentários no final do artigo

Uma das reclamações que sempre recebi de meus amigos no começo de meu primeiro blog era com relação aos comentários. Eles queriam comentar mas não conseguiam achar o formulário para comentários. Para quem está acostumado a utilizar blogs não há problema, mas para os usuários que não tem esse costume realmente é difícil entender os comentários do Blogger. Para ativar essa função, que já está disponível, acesse o Templates para Blogger e confira como é simples.

2. Posts relacionados

Uma maneira muito utilizada para aumentar o número de pageviews de um blog é colocar uma relação de artigos relacionados ao assunto no final do artigo. Assim se o leitor quiser ler mais sobre o assunto ele poderá continuar no seu blog. No wordpress existem muitos plugins que fazem esse serviço, eu utilizo o Yarpp e tem dado muitos resultados posivitos. Veja no Blosque como implementar posts relacionados no Blogger.

3. Últimos posts na barra lateral (sidebar)

As vantagens de se ter os últimos posts na barra lateral são as mesmas dos posts relacionados, a possibilidade do leitor escolher outro artigo para ler e aumentar a visualização de páginas. Implementar os posts na barra lateral é muito simples, confira.

4. Últimos comentários na barra lateral (sidebar)

Essa dica é a mesma utilizada para colocar os últimos posts na barra lateral, mas ao invés de colocar os feeds do blog, coloque os feeds dos comentários.

5. Formulário de contato

Um blog sem formulário de contato torna difícil o contato de um leitor que deseje fazer uma pergunta em particular. O Blogger não possui nenhuma ferramente, ainda, para implementação de um formulário de contato, então é necessário ir atrás de sites ou códigos html para fazer esse serviço. Veja aqui como criar formulários html para seu blog.

6. Usuários online

Talvez não seja interessante no começo, mas depois que seu blog está obtendo um grande número de visitantes se torna interessante ter um contador de visitantes que estão online. Esse contador irá passar para os leitores a importância do seu blog, pois quanto maior o número de usuários online mas respaldo você terá. Veja aqui como colocar um código para leitores online em seu blog.

7. Comentários do diHITT

O diHITT é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil. Seus usuários geralmente são muito ativos, fazendo comentários nas notícias que são postadas lá. Se você quiser pode trazer esses comentários para seu blog. Veja aqui como colocar os comentários do diHITT em seu blog.

8. Resumo dos posts na página principal

Não há dúvidas de que resumir os posts na página principal e colocar um Leia mais… sempre ajuda no aumento de pageviews do blog, além de dar um tom mais profissional a home. Isso não é muito simples de fazer, mas o esforço vale a pena. Se quiser tentar veja esse tutorial do Usuário Compulsivo.

9. Posts mais populares

Uma relação de posts mais populares pode aumentar o tempo que o visitante fica em seu blog. Você pode fazer uma listagem manual, o que dará muito trabalho. Mas também pode utilizar o AideRSS para esse fim. Com essa ferramenta Web 2.0 você pode criar um widget com os posts mais populares da semana, do mês ou do ano.

Para criar seu widget acesse o AideRSS, digite o endereço de seu blog na caixa correspondente e clique em “Analyze” e aguarde que o sistema analise seus feeds. Esse procedimento pode demorar um pouco. Ao término será relacionado seus principais artigos, clique em “sharing & widgets”. Será gerado um código html, basta copiar e colar onde quiser em seu blog e terá um widget com seus 5 melhores artigos do ano, esse é o formato padrão, mas uma rápida lida no código e você verá que é simples alterá-lo. Se quiser mensal, basta procurar por year e substituir por month (mês), se quiser semanal por week e se quiser por dia day. A quantidade padrão é 5, mas basta procurar pelo número 5 e alterar para o que quiser. Foi dessa forma que criei uma seção no footer chamada Top Semanal.

10. Crie seu FavIcon

Um FavIcon é um ícone relacionado a um site ou blog que visitamos na web. Por exemplo, se verificar agora seu browser, verá que ao lado do nome do meu blog existe uma pequena logomarca, esse é o meu FavIcon. Para colocar um no seu é só conferir no artigo crie seu favicon e personalize seu blog.

11. Ranking de avaliação dos posts (Rating)

Se quiser que seus posts sejam avaliados com aquelas estrelinhas, para ter uma noção do que os visitantes estão pensando sobre seus artigos, o blogger já tem uma ferramente própria para isso, veja aqui no Dicas Blogger.

Atualização em 23 de Fevereiro de 2009

Gostaria de informá-lo que criei um blog no Blogspot para desenvolver um projeto de construção de um blog de sucesso nessa plataforma, se quiser conferir dicas sobre o Blogger / Blogspot visite o Quero Criar um Blog.

11 códigos para turbinar seu blogger
Rate this post

0 thoughts on “11 códigos para turbinar seu blogger”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.