5 técnicas que utilizo para ganhar dinheiro com blogs

Quando criei meu primeiro blog o objetivo era ter um hobby, uma válvula de escape para as pressões do trabalho, faculdade e os problemas diários.

Mas o gosto pela ferramenta e pela escrita começaram a exigir um tempo cada vez maior dedicado ao “hobby”. Então tinha duas alternativas, a primeira, diminuir drasticamente os artigos e respostas aos comentários e a segunda, aumentar ainda mais os artigos e respostas aos comentários e começar a ganhar dinheiro online com blogs.


Como não queria desistir busquei maneiras de ter retorno financeiro com o blog e o artigo de hoje irá justamente relacionar algumas dicas que aprendi durante esse caminho. Hoje não tenho mais blogs como hobby, e sim como uma fonte de renda para minha família. Mas ainda sinto muito, mas muito prazer em escrever artigos neles.

5 técnicas que utilizo para ganhar dinheiro com blogs

Conheça as 5 técnicas que utilizo pra ganhar dinheiro na internet, com meus blogs.

1. Assunto do blog

É muito importante planejar o tipo de assunto que você irá tratar no seu blog. Um dos requisitos básicos é que você entenda, e muito, do que vai escrever. O leitor não gosta de ser enganado e se ele descobrir o engodo você não somente irá perder esse leitor como terá sua imagem manchada na blogosfera.

Outro ponto importante é que o assunto seja bastante procurado na internet. Uma maneira de saber isso é utilizando o Google Trends. Nessa pesquisa que fiz com a frase ganhar dinheiro, você tem uma noção de quantas vezes ela é pesquisada, então é um assunto que irá lhe trazer bom retorno se você conseguir colocar seus artigos bem classificados nas páginas de buscas. O ideal é você comparar duas frases, utilizando vírgula para separá-las. Veja aqui como utilizar o Google Trends. Existem ainda outras ferramentas que irão lhe ajudar a definir que tipo de assunto irá escrever no blog.

2. Programa de afiliados

Um grande erro que vejo nos blogueiros iniciantes que desejam ganhar dinheiro com blogs é no quesito “programa de afiliados”. Como é muito difícil vender espaço publicitário direto no blog, o caminho natural dos blogueiros é partir pra cima dos programas de afiliados. Se você procurar por programa de afiliados no Google (apenas páginas em português) irá retornar mais de 13 milhões de resultados. É lógico que ai estão milhares de páginas de blogs falando sobre os programas de afiliados, mas mesmo assim são muitos programas de afiliados.

Testei alguns programas de afiliados (não foram muitos), e cheguei a conclusão de que nesse quesito mais é menos. Ou seja, quanto mais programas de afiliados você tiver, menos dinheiro você tem oportunidade de ganhar. É pouco espaço pra tanta concorrência pelos cliques. Você acaba tendo alguns centavos ou reais em vários programas de afiliados e não consegue resgatar nenhum. Fora os golpes que se passam por programas de afiliados mas você nunca ve a cor do dinheiro.

Eu utilizo hoje em meus blogs apenas 2 programas de afiliados, e que estão me dando condições de continuar a investir nos meus blogs. O Google Adsense e o Hotwords. Recomendo todos dois. Veja aqui como criar uma conta no Google Adsense e aqui como otimizar os lucros no hotwords.

3. Atualização constante

Se você quer ganhar dinheiro com blogs entenda o seguinte, o blog não pode ser encarado como um passatempo, um hobby, ele é um negócio, um trabalho como outro qualquer (às vezes muito mais desgastante), então você precisa trabalhar nele todos os dias, com atualizações frequentes. Quanto mais artigos mais chances de ficar bem colocado nos buscadores e ter mais visitantes. Mais visitantes pode significar mais cliques nos anúncios dos programas de afiliados e mais dinheiro no seu bolso.

É claro que depois que você tiver uma grande quantidade de artigos de qualidade publicados você poderá diminuir o número de artigos publicados por semana, mas no começo quanto mais você puder escrever, sem perder a qualidade, melhor.

Alguns artigos sobre o assunto:

4. Divulgação dos artigos

O seu blog tem um assunto interessante, você tem o programa de afiliados correto para seu nicho e publica artigos constantemente, mas não tem visitantes? Então o negócio é começar a divulgar seus artigos. Existem duas frentes promissoras para divulgar seus artigos na internet.

A primeira é o Google e as demais ferramentas de busca como Bing, Yahoo. Nesse ponto entra a questão do SEO (otimização de sites para os buscadores) para que você possa escrever de maneira a chamar a atenção nos resultados de pesquisa. Uma boa pedida é ler o Google SEO Starter Guide em português. O material é do próprio Google e lhe ensina de forma simples algumas técnicas que irão lhe ajudar com o SEO de seu blog. Outra sugestão é que você faça um curso de seo para iniciantes, como esse aqui gratuitamente.

Quando começar a otimizar seu blog uma boa pedida é o Robô de Google Ranking, uma aplicação web que irá lhe auxiliar a descobrir em que posição suas palavras chave estão aparecendo no buscador do Google.

A segunda passa pelas redes sociais como dihitt, rec6, twitter, linkk, orkut, facebook, entre outros. Não se engane, você precisará e muito das redes sociais para alcançar o objetivo de ganhar dinheiro com blogs. Mas tome cuidado, seu objetivo não é ganhar dinheiro com redes sociais, e sim com blogs, então se concentre no seu objetivo.

5. Ter mais de um blog de sucesso

Assim que seu blog alcançar o sucesso e você começar a ganhar dinheiro o aconselho a pensar em criar um outro blog em outro nicho que você domine, ou até mesmo se associar a outro blogueiro com esse fim. Depois que você aprende a indexar um blog nos buscadores, escrever artigos de qualidade e divulgá-los com sucesso, o próximo blog alcançará o sucesso muito mais rápido do que o primeiro. Não quer dizer que tudo que você quiser criar irá ser sucesso absuluto, pelo contrário, o tópico 1 desse artigo deve ser levado em consideração sempre.

Já criei alguns blogs de assuntos que entendia muito mas eles não me deram qualquer retorno financeiro. Por isso é necessário pesquisar, se qualificar no assunto e depois começar a trabalhar por um novo blog. Hoje tenho vários blogs, confira todos no Gustavo Freitas.Net.

Conclusão

Espero que essas 5 dicas possam lhes ajudar a ganhar dinheiro com seus blogs, mas não se esqueçam que esse é um negócio, então não existe fórmula mágica, é necessário trabalhar muito e pesquisar sempre.

Outros artigos no assunto de ganhar dinheiro que podem lhe agradar:

Observação:

Esse artigo foi escrito para as pessoas que pensam em ganhar dinheiro com blogs, por isso se esse não for o seu foco, aqui no blog existem muitos artigos sobre outros assuntos, justamente para você que quer dicas para seu blog, comece por aqui.

Dicas para seu blog

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”.

5 técnicas que utilizo para ganhar dinheiro com blogs
Rate this post

0 thoughts on “5 técnicas que utilizo para ganhar dinheiro com blogs”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.