Acesso negado ao tentar abrir uma pasta do Windows

Um amigo me procurou com o seguinte erro em seu computador “pasta não está acessível. Acesso negado“. Onde escrevi pasta entenda que é o nome da pasta que ele estava tentando abrir. Mas até o dia anterior ele estava conseguindo abrir a pasta que continha arquivos que ele estava precisando com urgência.

Vamos ver o que fazer nesse caso. Procurei algumas informações e as encontrei no próprio site da Microsoft.


Esse problema pode ser ocasionado por vários fatores, entre eles a atualização do Windows XP “por cima” de uma instalação do Windows 2000 ou anterior. Mas no caso de meu amigo nada disso foi feito, mas a solução proposta resolveu. Vamos a ela então:

Como acessar uma pasta bloqueada no Windows

  1. Desativar o compartilhamento simples de arquivo:
    1. Clique em Iniciar e em Meu computador.
    2. No menu Ferramentas, clique em Opções de pasta e clique na guia Modo de exibição.
    3. Em Configurações avançadas, clique para limpar a caixa de seleção Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável) e clique em OK.
  2. Clique com o botão direito na pasta sobre a qual quiser ter propriedade e clique em Propriedades.
  3. Clique na guia Segurança e em OK na mensagem de Segurança, se aparecer.
  4. Clique em Avançado e na guia Proprietário.
  5. Na lista Nome, clique no seu nome de usuário, em Administrador se tiver feito logon como um administrador, ou clique no grupo de Administrators.Se quiser se tornar proprietário do conteúdo dessa pasta, clique para marcar a caixa de seleção Substituir o proprietário em sub-recipientes e objetos.
  6. Clique em OK.A seguinte mensagem de erro também pode ser exibida, em quePastaé o nome da pasta sobre a qual você quer ter propriedade:
    Você não tem permissão para ler o conteúdo do diretório Pasta. Você quer substituir as permissões do diretório por permissões que lhe concedam controle total? Todas as permissões serão substituídas se você pressionar Sim.
  7. Clique em Sim.
  8. Clique em OK e aplique novamente as permissões e configurações de segurança que quiser para a pasta e seu conteúdo.

Depois dessas configurações feitas a pasta voltou a abrir novamente, para alegria e alívio de meu amigo. Espero que o artigo possa ajudá-lo também.

Rate this post

18 thoughts on “Acesso negado ao tentar abrir uma pasta do Windows”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.