Alimentos que não se deve dar para crianças

Olá meu nome é Rodrigo sou dono do blog Viva Plenamente. Lá falamos sobre saúde, alimentação, exercícios físicos, receitas saudáveis, bem estar, enfim… Tudo que envolve uma vida saudável e feliz!

Você sabe quais são os piores alimentos para as crianças? Os alimentos que podem deixar a criança com imunidade mais baixa, prejudicar o crescimento e aprendizado delas na escola, então leia essa matéria até o final que irá adorar essa lista. Se tem criança em casa com certeza não vai querer perder! Compartilha essa matéria que é super importante!


Separei realmente alimentos que a grande maioria infelizmente das crianças consomem. A idéia foi separar os alimentos que são mais comprados e indicados para as crianças pelos cuidadores, pelo pai, pela avó, por alguém que toma conta do seu filho e acaba dando algum alimento que não devia.

A culpa não é da criança por estar consumindo esses alimentos, quando a criança é pequena a gente que faz as compras e oferece, então, o ideal é comprar alimentos mais saudáveis possíveis para que a gente consiga cultivar bons hábitos alimentares nas crianças para que no futuro elas optem por esses alimentos de uma forma espontânea, dessa forma não adianta falar para nosso filho: come alface, couve, rúcula, etc… Se você sentar do lado dele com uma pizza. Quero dizer, não faz sentido nenhum e também não adianta falar que queria tanto que seu filho comece alface, rúcula e colocar nuggets no forno e dar para ele porque é mais prático.

A vida é corrida e o tempo parece cada vez mais curto, porém, uma alimentação saudável não requer tanta coisa assim, uma saladinha pronta, um feijão já congelado, faz uma panela grande já congela uma parte dele, tentar organizar melhor a alimentação para não ficar naquela correria do dia a dia e acabar oferecendo muita porcaria para nossas crianças.

1. O primeiro da lista é quase onipresente, ele está no restaurante, em fast food, na casa dos amiguinhos, enfim… Todo mundo sempre tem no freezer, são os EMPANADOS DE FRANGO PRÉ-FRITOS, que as crianças adoram comer e os pais , pela facilidade compra, e quando os filhos pedem, colocam no forno e falam, é assado não tem tanto problema.

Abram os olhos! Nessa carne de frango foi feito um processo químico onde colocam muita gordura, pele, é um subproduto do frango, são as aparas que sobraram com um pouco de pele enfim, algum tipo de farinha para dar uma liga e muita gordura para dar sabor para aumentar a vida de prateleira.

É empanado e pré frito tanto que quando se coloca no forno ou na fritadeira sem óleo você vê borbulhar por cima o óleo que não usou porque ele já tem gordura naturalmente então o ideal é fazer esse nugget, esse empanado de frango em casa.

É fácil e muito mais saudável, basta pegar o peito do frango, colocar no processador e bater, depois colocar um pouco de cebola, alho e salsinha. Depois coloca um pouco de goma de tapioca que vai dar aquela textura aerada. Prova o sal e molda no formato que quiser. Passe na clara de ovo e depois na aveia ou farinha de rosca. Leve no forno para assar. Ele pode ser congelado também, mas tenta evitar de oferecer essas coisas para os seus filhos.

2.Continuando nesses alimentos processados não tem como não falar da SALSICHA DE CACHORRO QUENTE, as crianças também adoram. Muita gente come cachorro quente, faz macarrão com salsicha, faz enroladinho de salsicha, coloca salsicha no bolo salgado porque a salsicha é um alimento muito barato, por isso para algumas pessoas realmente é uma opção do dia a dia porque pensam “pelo menos estou dando uma carne para o meu filho que é mais barata”.

Na verdade a salsicha não tem um valor biológico bom, essa proteína é lotada de gordura ruim e na verdade é uma carne altamente processada com corantes, conservantes de nitrato e nitrito, sendo assim não é alimento para criança consumir então se puder não oferecer salsicha para seu filho é melhor para eles.

Obviamente não deve ser radical, às vezes pode ter uma festa de aniversário enfim, uma vez na vida não vai matar ninguém, o problema são as pessoas que consomem semanalmente, várias vezes por semana salsicha porque sim, não é um alimento indicado para crianças. Uma dica que dou para comer no lugar do cachorro quente é o pãozinho francês recheado com uma carne moída magra refogada, de boa procedência, o patinho é ótimo.

Abra um buraco no meio do pãozinho, tira o miolo e recheie com a carne moída, fica uma delícia e as crianças vão amar com certeza, é mais saudável e carne de verdade.

3. Outro alimento que cada vez mais tem sido usado pelos brasileiros que não era muito hábito dos brasileiros a um tempo atrás mas está cada vez mais são aqueles CEREAIS MATINAIS aqueles flocos de milho com açúcar em cima, outros são bolinhas pretinha de chocolate com açúcar, outros todos coloridos parece que são de fruta mas não tem nada de fruta, só tem corante e conservante aqueles sucrilhos, cereais que costumamos comer no café da manhã ou dar no lanche da tarde para as crianças.

Aquilo é lotado de açúcar nitidamente dá pra ver, nenhuma fibra e altíssimo índice glicêmico, calorias super vazia, uma quantidade absurda de calorias e de açúcar. Uma melhor opção para oferecer as crianças é um mamão com aveia e mel, as crianças vão gostar porque fica mais docinho e as crianças às vezes precisa desse paladar mais doce , as vezes está vindo de uma transição e não pode ser muito radical.

Faça ela provar sabores diferentes um dia coloca um fiozinho de mel, outro dia um pouquinho de chia e vai tentando modificar o paladar da criança, às vezes leva um tempo às vezes a criança rejeita primeira rejeita a segunda e a terceira vez ela prova, na quarta ela pede, tem que ter um trabalho de formiguinha mesma, educar a alimentação de uma criança não é tão simples.

Muitas vezes ela já vem com hábitos ruins, realmente tem que mudar a despensa da casa, gastar os produtos ruins e não comprar mais porque não adianta ter de SOS sucrilhos para o dia que tiver um estresse e não teve o que lanchar. Não vai adiantar porque vai ser contra produtiva, a criança vai ver que um dia tem outro dia não tem e ficará confusa. Se quer fazer uma reeducação alimentar melhorar os hábitos alimentares das crianças o ideal mesmo é parar de comprar essas porcarias.

4.Outra coisa são as BEBIDAS AÇUCARADAS que as crianças consomem. Muitas pessoas pensam assim: não dou refrigerante para o meu filho, mas enche a criança de suco, sucos de latinha, sucos de pacotinho, enfim… Todos os sucos de caixinha que não tem nada de fruta, na verdade, às vezes tem pouquíssima quantidade de polpa de fruta quase nada de fibra e muito muito muito açúcar, xarope de glicose então na verdade em termos é quase como se fosse um refrigerante, em termos, de não trazer benefício para o nosso organismo.

Óbvio que o refrigerante tem muito mais quantidade de aditivos químicos, de fósforo, quantidade de compostos que não são benéficos para as crianças então refrigerante realmente de jeito nenhum ofereça. Ofereça em primeiro lugar água, não esqueça de oferecer água para seu filho, a água é muito importante. Pode fazer água saborizada, colocar pedaços de morango e deixar na geladeira, vai ficar com gostinho de morango e também pode sim fazer um suco ao invés da sobremesa, pega uma fatia de melão e bate com um copo de água nem precisa adoçar nem coar assim a criança aprende a tomar um suco natural de fruta.

5.Um outro alimento que as pessoas adoram dar as crianças BALAS, DOCES E PIRULITOS DUROS aqueles que ficam na boca muito tempo, isso é muito complicado porque aquilo é açúcar puro com corante com aromatizante então na verdade benefício zero para seu filho a não ser a distração que vai te dar por alguns minutos que que a criança está entretida com o pirulito, com a bala e aquele excesso de tempo que o açúcar fica em contato com os dentes com a boca é ruim até para o aparecimento de cárie.

Se sabe que a criança tem que consumir o mínimo de açúcar possível e preferencialmente escovar os dentes após consumir açúcar porque o dente de leite é um dente mais frágil ao ataque dessas bactérias que causam a cárie então é bem importante formar hábitos nas crianças desde pequenas e evitar ao máximo oferecer essas calorias vazias que são as balas, pirulitos, etc.

6.Alimento super comum nas lancheiras que vemos muito nas escolas são aqueles BOLINHOS INDUSTRIALIZADOS que vende no pacotinho. As pessoas pensam “é bolinho de criança então deve ser bom, infantil é superfofo, super macio”.

Mas é lotado de gordura hidrogenada, dependendo da marca aquele recheio todo que parece tão fofinho é gordura hidrogenada quase pura que é o pior tipo de gordura que você pode oferecer para alguém, então o ideal é não comprar esse tipo de bolinho e oferecer às crianças, o melhor mesmo é fazer o bolo em casa, se conseguir fazer um bolo integral com açúcar mascavo, aveia, colocar uma fruta, melhor ainda.

Mas se não conseguir faz o seu bolo básico porque o seu bolo básico feito com seus ingredientes com ovo, com manteiga, com leite vai ser mil vezes melhor do que aquele bolo comprado pronto.

Então em ordem de pior: o bolo comprado pronto que é péssimo é muito ruim mesmo porque tem muita gordura trans e acaba que é muito calórico em pouca quantidade para as crianças por isso que as crianças são cada vez mais gordinhas e aí vem aquele bolo básico você pode fazer na sua casa, não precisa de nenhuma receita mirabolante faz a que já sabe fazer aquela receita da mãe, da avó e o bolo integral enfim faz um bolo mais saudável e manda de lanche para seus filhos além de economizar porque é mais barato e a saúde de seus filhos também vai agradecer.

7.Aqueles lanches que são vendidos em combo para a criança que tem um brinquedo, vem um hambúrguer ou vem nuggets, vem batata e suco ou refrigerante que são os FAST FOOD INFANTIL a quantidade de calorias que tem ali é uma quantidade que um adulto comeria em uma refeição às vezes são quase 400 calorias se for contabilizar o refrigerante ou suco com o hambúrguer, se for o nugget é frito com batata frita então a quantidade enorme de caloria, de gordura e de sódio e vai dar alto índice glicêmico dar pico de insulina, desregula toda a questão alimentar da criança então se for ao shopping com seu filho vai em um restaurante à quilo coloca arroz, feijão, um pedaço de carne, algum legume por exemplo um purê de batata, comida de criança comida normal.

8.Um alimento que também é super comum são aqueles macarrões, aquela massinha MACARRÃO INSTANTÂNEO de três minutos que depois coloca aquele pó maligno. Todo mundo sabe que faz mal até para adultos porque é lotado de sódio, lotado de condimentos e temperos conservantes, corantes e o próprio macarrão tem muita gordura trans a água fica brilhando e quando coloca o macarrão a água fica brilhando de gordura, então para que oferecer isso para uma criança?

Ao invés disso, cozinhe o macarrão normal e ofereça com molho de tomate e carne moída ou com almôndega (pode já deixar elas feitas no freezer e quando quiser tira e faz, então tudo mesmo é uma questão de organização. Não oferece macarrão instantâneo para as crianças.

9.Aquelas BATATAS FRITAS DE PACOTE, aquelas que é tipo um salgadinho elas são super ricas em acrilamida por causa da alta temperatura na qual elas são feitas no óleo é muito alta a temperatura e a acrilamida pode causar vários tipos de doença inclusive até mesmo alguns tipos de câncer então o ideal é não oferecer batatas fritas de pacote aos seus filhos.

E cuidado também com aquelas batatas fritas pré-prontas aquelas que compramos congeladas, elas também são pré-fritas, não adianta colocar no forno, ela vai ficar super crocantes e super sequinha mas ela já foi pré-frita e muitas vezes com gordura trans então cuidado com essas batatas congeladas.

10.Em último, o alimento que as pessoas costumam oferecer às crianças e não deveriam são as PIPOCAS DE MICROONDAS elas são altamente contra-indicadas de serem consumidas principalmente por crianças pois tem diacetil que é uma substância que é colocada pela indústria alimentícia para dar aquele cheiro e gosto de manteiga, cheio de sódio, gordura, de conservante, de produtos químicos mesmo então o ideal é pegar sua velha pipoqueira colocar um fiozinho de azeite ou de óleo medo e faz sua pipoca.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.