Aumente a quantidade e a qualidade dos comentários de seu blog

Se você quer o seu blog como uma referência no nicho para o qual você escreve é necessário aumentar a quantidade e a qualidade dos comentários em seu blog. Os comentários são o termômetro de um blog. Através deles você tem a noção do quanto seu texto influenciou os leitores. E é de suma importância que você saiba a opinião do leitor, pois ela geralmente enriquece o texto.


Conversa com Pontos de Cultura CE
Creative Commons License photo credit: MinC.Nordeste

Hoje tenho mais de 1.800 comentários em 498 artigos (março de 2009) e vou listar o que fiz para conquistar esses comentários e o que pretendo fazer para aumentar ainda mais a quantidade e a qualidade deles.

  • Escrever textos que despertam debates

Quer ter comentários no seu blog? Então escreva textos que despertam debates. Pesquise assuntos que dividem opiniões e escreva a respeito levantando os pontos positivos e negativos e abra, no final, espaço para um debate democrático. Deixe bem claro no texto que você quer conhecer o ponto de vista do leitor. E não se esqueça, não fique em cima do muro, deixe sua opinião também. Alguns assuntos que geram debates na área de Tecnologia:

* Qual a melhor plataforma para blogs?

* Qual o melhor sistema operacional?

* Qual o melhor Browser?

* Qual distribuição Linux é a melhor para Desktop?

  • Comentar em bons blogs e em textos de qualidade

Qualifico um blog como bom quando ele possui conteúdo de qualidade e dicas úteis para o meu dia-a-dia. Esses blogs eu me esforço para não perder de vista, ou seja, assino os feeds. Não é segredo. Se você comentar nesse tipo de blog e o seu comentário tiver qualidade com certeza atrairá visitantes para seu blog e consequentemente comentários. Procure comentar em textos de qualidade, pois eles atraem um número significativo de leitores e sua opinião será parte integrante desse texto. Se utiliza a plataforma blogger uma dica interessante é utilizar o OpenID.

  • Simplifique o formulário de comentários

Quando montar seu blog procure simplificar seu formulário de comentários. Lembre-se que nem todos dominam a tecnologia dos browsers. Quanto mais simples for o formulário, melhor. Se o seu blog é na plataforma Blogger/Blogspot veja aqui como melhorar seu formulário de comentários. Se o seu blog utiliza o CMS WordPress utilize o plugin CommentLuv.

  • Divulgue os artigos publicados em redes de divulgação de blogs

Para receber comentários em seus artigos eles precisam ser divulgados. utilize o diHITT, Rec6, Twitter entre outras plataformas para divulgação de blogs.

  • Responda aos comentários

Se um leitor comenta em seu blog nada mais óbvio que é necessário responder a esse comentário. Seja côrtez e rápido ao responder os comentários. Evite passar uma impressão de arrogância ou superioridade. Mas seja categórico ao defender sua opinião.

  • Moderar ou não moderar os comentários?

Essa é uma questão muito pessoal. O que aconselho é que no início deixe os comentários liberados. Só coloque moderação se começar a receber comentários ofensivos ou spam em demasia.

Conclusão

E você tem algum método para conseguir um grande número de comentários em seu blog? Deixe nos comentários sua opinião.

Atualização em 02 de junho de 2010

Hoje escrevi um artigo sobre o Projeto de Lei 7131/2010, de autoria do Deputado Gerson Peres, que responsabiliza os proprietários e autores de blogs, fóruns e outros sítios semelhantes pelo conteúdo dos comentários anônimos ou que não possuam uma maneira de serem identificados. Aconselho que leiam o artigo antes de decidir moderar ou não os comentários.

Aumente a quantidade e a qualidade dos comentários de seu blog
Rate this post

29 thoughts on “Aumente a quantidade e a qualidade dos comentários de seu blog”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.