Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Baixe um arquivo em troca de uma mensagem nas redes sociais com o PagSocial.com

Você tem um e-book gratuito, uma apostila ou qualquer outro tipo de arquivo digital para liberar para download gratuito? Que bom, vivemos na era do compartilhamento, tudo é compartilhado e se o material é seu mesmo, melhor ainda. Mas seria ótimo se, quando fizessem o download, as pessoas que estão sendo beneficiadas com seu produto divulgassem entre seus seguidores nas redes sociais, não é mesmo? Mas não é isso que acontece, pois na grande maioria, as pessoas chegam, pegam o que precisam e vão embora.

Com o PagSocial isso muda, pois a pessoa precisa “pagar” para fazer o download gratuito. O pagamento é através de uma mensagem que você define no cadastro do arquivo. Ao fazer o download ele escolhe qual rede social pretende utilizar para logar (no momento está disponível o Orkut, Twitter e Facebook e eles tem planos de liberar para o Tumblr e Linkedin) e quando faz o download autoriza o envio de uma mensagem para seus seguidores naquela rede.


pagsocial, redes sociais, download
Meu e-book para download no PagSocial

Como utilizar o PagSocial

Para utilizar o PagSocial para disponibilizar o download de algum arquivo, basta seguir os passos:

  1. Acesse http://pagsocial.com/e clique em Comece agora. É grátis!
  2. Preencha os dados solicitados. Aqui faço duas colocações, a primeira quanto a mensagem a ser postada, aqui você colocará a mensagem que, quando o usuário fizer o download, será postada na rede social que ele escolher. Escreva algo que as pessoas que seguem o usuário possam entender, por exemplo, Fiz o download do e-book gratuito “Blog Profissional” do @gustavofreitas, faça você também. Não coloque links aqui.
  3. Desmarque “Anexar no final da mensagem o link do PagSocial” se você escreveu um artigo para divulgar o arquivo, se não, deixe marcado
  4. Se você escreveu um artigo para divulgar o arquivo, marque “Quero escolher o link a ser postado no final da mensagem” e coloque o link nessa área
  5. Concorde com os Termos de uso e clique em “Criar”
  6. Agora copie o código gerado e cole em seu blog, divulgue nas redes sociais e onde mais quiser
  7. Você receberá esses dados por e-mail, recomendo que guarde para poder, por exemplo, excluir o link quando quiser
  8. Pronto, seu link está criado e você terá estatísticas dos download, por cada rede social

Sugestões de melhoria para o serviço

A ideia é realmente fantástica e está me ajudando muito a controlar os downloads de meus e-books, além de ajudar a divulgá-los com as mensagens que são enviadas para as redes sociais. Como estou sendo muito beneficiado por essa aplicação gratuita, resolvi colaborar e dar algumas sugestões de melhoria (na web 2.0 qualquer aplicativo pode, e deve, ser melhorado). Espero que você também possa dar algumas sugestões após utilizar o sistema.

  1. Seria interessante se, além de fazer o download e enviar a mensagem para uma rede social, ainda existissem links para outras redes sociais (assim como nos blogs) para que pudesse ser divulgado para quantas redes sociais o usuário quisesse.
  2. Espaço para comentários nos downloads, para que as pessoas pudessem dar sua opinião, se quisessem, poderia ser, por exemplo, integrado o sistema de comentários do Facebook, que aumentaria ainda mais a exposição do arquivo nessa rede social.
  3. Espaço para inserir um pequeno texto antes do download, para aqueles que queiram dar uma introdução ou instruções aqueles que irão fazer o download (principalmente para quem não é blogueiro e não tem como fazer um artigo introdutório).
  4. Criação de cadastro (através do Facebook, Twitter…) para que fiquem relacionados os arquivos do usuário num só lugar, por exemplo, tenho dois e-books para download no PagSocial e para ter a estatística dos dois, tenho que saber o caminho e entrar em cada um para verificar as estatísticas.

Claro que são apenas sugestões, já que o serviço é gratuito. Volto a dizer, a ideia é fantástica e parabenizo o pessoal envolvido no seu desenvolvimento, principalmente por ser gratuito. E você, o que achou? Já conhecia? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários.

Vi no F² que me escreveu um artigo sobre o serviço e me avisou no Twitter, obrigado!

Gustavo Freitas
web 2.0

14 Comentários

  • roberto

    Olá
    Muito bom o post.
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse serviço,
    Mas sua explicação ficou bem melhor.

    Eu gostaria de saber no entanto onde fica os arquivos pra ser baixado?

    Obrigado pela atenção

  • Rafael Silva

    Irei testar isso. Já baixei e-books por ele.

  • Cláudio Corgozinho

    Excelente artigo, Gustavo! Trabalho com internet há muito tempo e não conhecida esse serviço. Tenho alguns planos em mente e vou executá-los com o Pagsocial.

    Forte abraço e sucesso!

  • Claudio

    Infelizmente o site do pagsocial ja esta alguns dias fora do ar e os meus ebooks sem o link deles.

    • Gustavo Freitas

      Cláudio,
      que estranho, pois pra mim o PagSocial está funcionando normalmente…

  • Alessander Raker

    Eu nao conhecia essa ferramenta e achei ela bem prática. Suas dicas são muito boas. Parabéns

  • Darcy Mendes

    Muito boa a dica. Já estou utilizando a ferramenta.

  • Denis corcini cortezao

    Otima materia.
    Nao tem haver com o asunto. Mas gostei, seu blog é tao bom que em uma conversa com o Robert Birschener.
    Diretor de Marketing.
    http://www.dualhosting.com.br ele disse que tambem conhece o seu blog, …

    • Gustavo Freitas

      Denis,
      é incrível como na internet as pessoas são acessíveis não é mesmo? Eu conheço várias pessoas que nem sabem que eu existo e da mesma maneira muitas me conhecem e eu nem imagino. É até engraçado…
      grande abraço.

  • Rafael Avelino

    É fantástica está ferramenta,imagine disponibilizar um e-book de qualidade para download em como ele se tornará viral!? como aconteceu com seus 2 e-books.
    Veja que toda ferramenta criada hoje em dia tem a obrigação de ser integrada nas redes sociais mais famosas.

    Abraço!

  • Felix

    Como disse pelo twitter, sabia que tu ia gostar do recurso Gustavo. Aliás, gosto de ler seu blog pelo nível didático com que você escreve, parabéns e obrigado pela referência.

    Continuemos trocando idéias por aí, qualquer coisa te aviso. Se quiser me adicionar no MSN ou Gtalk é o mesmo endereço do e-mail.

    braços.

    Felix

    • Gustavo Freitas

      Felix,
      obrigado pelo comentário. Quanto a referência, era o mínimo que podia fazer, já que foi no seu artigo que conheci o aplicativo. Vou adicionar no Gtalk, pois praticamente não utilizo o MSN.
      abraço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.