Você conhece ou já ouviu falar dos benefícios do chá de camomila para sua saúde? Caso não conheça ainda, veja abaixo alguns dos principais benefícios que ele pode lhe proporcionar.

O chá de Camomila pode ser preparado somente com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas, como erva-doce e hortelã. Fica a seu critério a maneira de preparar o seu chá e de acordo com os benefícios que você esteja buscando.

Os benefícios do chá de camomila para sua saúde

Um dos principais motivos que fazem com que o chá seja a primeira opção das pessoas que procuram algo mais natural é que em um copo de chá de camomila há apenas duas calorias, dois miligramas de sódio e nenhum colesterol.

Ótimo para a saúde e para manter o corpo em forma, se essa for a sua vontade.

O chá de Camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.

Benefícios

  • Diminui a hiperatividade;
  • Ajuda a acalma e a relaxar;
  • Alivia o estresse;
  • Auxilia no tratamento da ansiedade;
  • Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;
  • Ajuda a aliviar o enjoo;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  • Acalma e remove as impurezas da pele.

No geral, o chá de camomila é ótimo para acalmar, para quem tem dificuldade para dormir ou se desligar de um dia cansativo de trabalho ou estudos, é excelente para quem tem ansiedade e ainda ajuda em problemas estomacais, cólicas, etc.

Muitos são os benefícios que o chá de camomila pode nos proporcionar e o melhor é que é tudo natural.

Além de muitos benefícios há também muitas receitas disponíveis na internet para você preparar. Além de que você mesmo pode fazer a mistura que preferir e melhor te agradar.

Abaixo temos uma dessas receitas que você pode estar testando do chá de camomila, neste caso para aliviar os sintomas de gripe e resfriado. Confira.

Chá para aliviar os sintomas de gripe e resfriado

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes (vai depender da quantidade que você pretende fazer):

  • 6 colheres de chá de flores de Camomila;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos.

O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.

Além disso a camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura. Quando usada na forma de creme ou pomada a Camomila é uma ótima opção para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, ajudando a limpar a pele e a reduzir a inflamação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.