Como criar e fortalecer uma identidade na blogosfera

Esse artigo é um Guest Post escrito por Ana Karenina. Ela é servidora pública federal, especialista em Administração Pública e possui o blog Escritos Ideológicos. Se você ainda não conhece o blog Escritos Ideológicos aconselho que acesse e assine os feeds do blog, você não se arrependerá.

Antes de ir ao texto, quero agradecer ao Gustavo Freitas pelo convite deste guest post, fiquei muito contente em recebê-lo pois admiro muito o trabalho do Gustavo e por isso é uma grande honra para mim estar aqui expondo minhas ideias. Espero que os leitores gostem do texto e que ele seja útil para os blogueiros que visitam este blog.


ana karenina, escritos ideologicos, guest post

Como criar e fortalecer uma identidade na blogosfera

Ter uma identidade na blogosfera é ter um perfil visual e ideológico que permita que as pessoas conheçam você e seus trabalhos através de seu blog.

Seus leitores sabem quem você é e o que você faz? Na blogosfera é comum encontrar blogs sem identificação de autor nem qualquer informação que dê mais detalhes sobre quem escreve neles. Entretanto, é importante esta identificação para tornar público a autoria dos trabalhos feitos em um  blog.

AS VANTAGENS DE CONHECER O AUTOR DE UM BLOG

  • Saber quem escreve no blog traz mais credibilidade – Isto é importante principalmente para os blogs de nicho específico, pois as pessoas esperam que o autor tenha algum conhecimento ou motivação especial para escrever sobre um determinado assunto.
  • Associação natural do blog e autor – O público associa e lembra com mais facilidade do autor e os trabalhos que desenvolve quando se deixa evidente que ele é autor daquele blog, algumas pessoas tendem a lembrar “fulano de tal do blog tal”
  • Fidelização de leitores – O leitor tende a acompanhar mais o blog que ele já conhece um pouco o autor, sabe dos trabalhos e tem facilidade de entrar em contato com ele, isso dá mais transparência ao blog e aproxima o leitor do autor do blog.
  • Amplia a rede de contatos profissionais – Uma pessoa que escreve ou lê sobre determinado tema geralmente procura saber de blogs e autores que desenvolvem o mesmo tipo de trabalho que ela ou que fale sobre coisas que lhe interessa, este tipo de informação viabiliza os contatos profissionais pois será mais fácil encontrar escritores de temas afins.
  • Aumenta a clientela – Se o autor desenvolve algum tipo de trabalho na internet ou fora dela, na medida que se identifica no blog expondo suas qualificações, experiências, conhecimentos, projetos em andamento e trabalhos realizados, maior possibilidade terá de convencer o cliente a adquirir um dos seus serviços ou produtos, pois as pessoas tendem a contratar serviços ou adquirir produtos de pessoas que elas conhecem e uma forma de se fazer conhecer é expor sobre si mesmo no blog.

Você tem uma identidade na blogosfera? Não? Então crie. Sim? Então Fortaleça.

Existem várias maneiras de se criar ou fortalecer uma identidade na blogosfera, mostramos abaixo algumas coisas que podem ser feitas dentro e fora do blog pra melhorar sua identidade e permitir que você seja mais conhecido no meio que atua.

FAZER NO BLOG

1. Crie um nome de blog e registre um domínio que seja equivalente com o conteúdo do blog – Do mesmo modo que as pessoas associam o autor ao blog, o mesmo deve ocorrer com relação ao conteúdo, ou seja, o nome e domínio a ser utilizado deve corresponder ao conteúdo, pois isso ajuda o leitor a  lembrar que determinados conteúdos ele poderá encontrar em um determinado blog, outro detalhe é com relação ao SEO, veja por exemplo o caso do blog Mestre SEO, o referido blog já tem um nome e domínio que indicam o tipo de conteúdo que aborda, creio que a probabilidade deste blog aparecer nos buscadores através da palavra SEO e temas relacionados, pode ser muito maior do que quem fala sobre o mesmo tema mas não tem essa palavra compondo o nome nem o domínio do blog.  Se já possui um registro e domínio, o ideal é que pelo menos a descrição do blog indique que conteúdo ele aborda. Mas evite usar no seu blog um nome de marca de serviços ou de empresas para evitar problemas jurídicos com o uso indevido de uma marca.

2. Use um nome ou pseudônimo para o autor do blog – Evite o uso de determinadas palavras para identificar a autoria de um blog, tais como: administrador, editor, escritor e afins,  prefira  um nome ou um apelido para se identificar nas postagens do blog.

  • Código para mostrar o autor do artigo com Gravatar e Biografia no WordPress
  • 3. Crie um perfil, uma imagem, um logotipo ou uma logomarca – É importante ter uma imagem de perfil e/ou uma logomarca para exibir no blog, isto cria uma identidade visual para o blog e ajuda no reconhecimento do blog e seu autor pelo leitor.

    4. Crie um post ou uma página estática que fale sobre você – Neste espaço deve-se ter informações básicas sobre o autor, tais como: nome, formação, atividades profissionais que exerce, interesses, objetivos e pretensões na blogosfera e projetos em andamento. Pode-se criar, se for o caso,  um portfólio (é uma espécie de currículo com informações sobre trabalhos realizados pelo autor do blog) para inserir nesta página. Além de criar este espaço é essencial mantê-lo atualizado, com informações objetivas e verídicas sobre o autor, pois em algum momento essas informações poderão servir de base para um futuro contato profissional, uma parceria ou um convite interessante para o blogueiro. Mas deve-se deixar esta página em local visível e os links dos projetos e/ou trabalhos em locais destacados no blog pra uma melhor visualização e acesso.

    5. Crie um formulário de contato para o blog – Criar uma forma fácil para as pessoas entrarem em contato com o autor do blog é muito útil, principalmente nos momentos que se deseja contratar serviços e fazer contatos profissionais.

    FAZER FORA DO BLOG

    1. Identifique-se na assinatura de e-mail – Tão importante quanto ter um formulário de contato é ter um e-mail específico para o blog e ainda criar uma assinatura, recomenda-se colocar o nome, twitter e endereço do  blog na assinatura. O gmail oferece até opção de assinatura personalizada.

    2. Ajude alguém ou faça algum trabalho voluntário na internet – Se o blogueiro detêm algum conhecimento específico que pode ajudar alguém na internet uma boa dica é procurar fóruns específicos para isso, ajudar ajuda a divulgar o nome ou marca e ainda estar por dentro do tipo de informação que é procurada viabilizando assim a criação de novos conteúdos para o blog. Além disso, pessoas preparadas para resolver situações-problema hoje são mais valorizadas, requisitadas e conhecidas no meio que atuam. Veja alguns exemplos abaixo de tipo de fóruns onde se pode participar para auxiliar pessoas na internet:

    3. Trabalhe bem os relacionamentos na blogosfera – Procure interagir com seus leitores e com outros blogueiros, cultive bons relacionamentos na blogosfera, se não curte a postura ou o trabalho de alguém, não opine e evite conflitos.

    4. Mostre-se nas redes sociais e nos canais de comunicação e interação– Estar na internet hoje requer a presença em redes sociais e outros canais de comunicação e interação, principalmente se o objetivo é aumentar cada vez mais a visibilidade do trabalho que está sendo feito, para isso existem várias opções onde se pode criar conta e usar para divulgação do blog gratuitamente.

    Veja alguns exemplos de redes sociais e canais de comunicação e interação para apresentação e divulgação de um blog, clique nos links para saber o que é e como usar cada um deles para este objetivo: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Dihitt, Blogblogs, Agregadores de links, guest post, google buzz.

    Leitura Complementar

    Enfim, perceba que há muito mais para se ganhar com um blog do que dinheiro, mas para que você consiga os objetivos que pretende com seu blog é essencial cultivar uma boa imagem sobre si mesmo e mostrar-se na internet, criando assim uma identidade blogueira consistente, confiável e amigável.

    Sucesso a todos!

    Como criar e fortalecer uma identidade na blogosfera
    Rate this post

    0 thoughts on “Como criar e fortalecer uma identidade na blogosfera”

    Deixe uma resposta