Depois de muitos pedidos por e-mail e através dos comentários em artigos relacionados ao Twitter, finalmente resolvi escrever uma série de artigos sobre o mesmo.

omeçarei do básico, para que os novatos, ou até mesmo os que ainda não estão no Twitter possam entender o que é essa ferramenta e como utilizá-la da melhor maneira possível.

O que é o Twitter

Twitter é uma rede social diferente de todas que conhecemos. Nela o objetivo é procurar escrever com, no máximo, 140 caracteres. No começo era mais uma brincadeira e o objetivo primário era responder a pergunta “What are you doing?”, ou no bom e velho português, “O que você está fazendo?”. Mas essa brincadeira evoluiu rapidamente para algo muito maior e mais abrangente. Hoje você pode utilizar o Twitter para fazer negócios, contratar ou ser contratado para um emprego, enviar e receber notícias, divulgar um serviço ou blog, entre milhares de outras perspectivas. A série terá um artigo somente sobre essas possibilidades.

Como criar uma conta no Twitter

Como qualquer rede social, para participar, você precisa ter um registro, fazer uma conta. Essa tarefa no Twitter é extremamente simples. Veja como criar uma conta no Twitter:

  1. Acesse www.twitter.com e preencha o cadastro com seu nome, um username e uma senha
  2. Coloque seu e-mail (para confirmação do cadastro e updates)
  3. Digite as letras da imagem e clique em Create my account

Agora que sua conta já está criada vamos fazer algumas configurações no seu usuário.

Como configurar o Twitter

Ao abrir o Twitter e digitar seu usuário e senha aparecerá no alto a direita um menu de opções. Clique em Settings. Aqui você pode editar seu nome verdadeiro em Name, pode alterar seu e-mail a Time Zone, entre outras configurações.  Em Time Zone procure Brasília e selecione. Em More Info URL coloque o endereço de um site ou blog que tiver. Esse endereço aparecerá em seu perfil e ajudará a divulgar seu projeto. Em One Line Bio descreva sua biografia em 160 caracteres (encare como um desafio! rs). Em Location coloque sua cidade e em Language você pode escolher entre as mais de…opa! Você pode escolher entre inglês e japonês, eu escolhi inglês…rs. Agora clique em Save. Logo abaixo tem uma maneira de excluir sua conta do Twitter, basta clicar em Delete my account.

Ganhar dinheiro com blog

Ainda no menu Settings, clique em Password. Aqui você pode alterar sua senha. O conselho que dou é que utilize uma senha que combine letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Muitos perfis tem sido invadidos no Twitter e isso pode trazer um transtorno que pode ser evitado com a utilização de senhas seguras. Após trocar a senha basta clicar em Change.

Em Notices você define o que quer receber em seu e-mail. Aconselho a marcar somente as duas primeiras opções. Mas você poderá alterar sua escolha a qualquer momento.

Em Picture você irá colocar ou alterar sua imagem. Dois pontos principais aqui, primeiro, a imagem deve ter o formato jpg, gif ou png, segundo, ele pode ter no máximo 700kb. Para colocar uma imagem clique em Arquivo e procure a imagem no seu computador. Após encontrar a imagem clique em Abrir e depois em Save. A imagem pode demorar alguns minutos para aparecer relacionada a seus posts. Você pode trocar a imagem quantas vezes quiser.

Em Design você escolhe um tema para seu Twitter. Escolha o que mais lhe agradar e clique em Save Changes. Você também pode utilizar sites que fazem esse tipo de tema, tornando assim seu Twitter diferenciado. No final do artigo darei uma relação de sites que fazem esse tipo de serviço gratuitamente.

Conclusão

Aqui terminamos esse primeiro artigo de uma série que farei sobre o Twitter aqui no GF Soluções. Qualquer dúvida deixe nos comentários e responderei. Se perceber que a dúvida está relacionada ao assunto que tratarei nos outros artigos da série irei sinalizar nesse sentido. Abaixo deixo alguns artigos interessantes que podem acrescentar algo ao que escrevi hoje. Até o próximo artigo da série Twitter.

Leia o segundo artigo da série clicando aqui

Artigos úteis sobre o Twitter

Como criar uma conta no Twitter 1

Confira um vídeo tutorial ensinando a criar um Twitter

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

128 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. to loko para criar minha conta no twiter mais naum consiigoo oq eu façoo hemm ? Hahahah ( choro ).

  2. ja fiz tudo q posso e nao consegui fazer uma conta pqrq mim,achei muito complicado,mas vou tentando uma hora chego la.
    Sendo assim parabens pela sua inteligencia!

  3. oi não estou conseguindo criar minha conta ni twitter o usename diz que já tem outra pessoa com este usename.

    coloquei varios nomes o que faço?

  4. Como eu faço para twitar com as pessoas respondedo ou fazendo perguntas eu
    ainda ñ sei me ajuda bjus Obrigada

  5. Olá, não tenho twitter, e nem quero ter, minha pergunta é: eu vou todos os dias no twitter de uma pessoa e leio todas as mensagens , esta pessoa sabe quando eu estou lendo todas as suas mensagens ?
    Por favor me ajude porque procurei por esta resposta e ninguem sabe me responder

  6. OLA, GOSTARIA DE SABER COM FASSO PARA ENTRA NO MEU TWITTER, NAO SEI NADA NEM COMO ENTRA NEM POR FOTO.
    GOSTARIA MUITO QUE VC ME AJUDASE

  7. Ainda estou com uma dúvida.. como faço para mandar algum recado ou dar uma resposta para aqueles que estou seguindo???? é que clico em REPLY e envio…mas quando vou pra pagina da pessoa,não vejo meu recado lá!!!! o q estou fazendo de errado?????

  8. ola,gostaria de fazer uma conta no twitter ta dificil..
    se alguem ai poder me ajudar eu agradeço..
    b-jos.

  9. Minha empresa tem twitter mas o site nao informa isso. Quero saber como colocar esse pássaro (link) no site.

  10. não consigo concluir o cadastro nao aparece os numeros de segurança pra digitar aperto concluir nao sai da tela, nao recebo email e ainda consta como usuario nao cadastrado, nao entendo porque pode me ajudar please…

  11. NOSSA QUE DIFICULDADE ESTOU HORAS TENTANDO ENCONTRAR UM MEIO DE FAZER UMA CONTA PRA MIM MAS ACHO QUE ISSO REALMENTE É SÓ PARA FAMOSOS COMO SOU UMA PESSOA COMUM NÃO TENHO COMO FAZER QUE PENA GOSTO DE COISAS NOVAS JA QUE FOI CRIADO PRO UMA PESSOA TÃO INTELIGENTE ESQUECEU DE OLHAR POR TODOS NÓS

  12. poxa quria muito ter um twitter mais nao sei ler em ingles
    que pena…
    tem como ter um twitter em portugues?

  13. Olha eu estou com vocês, o comentario das pessoas que era facil abrir um, mas tenho que entrar em uma escola de ingles

  14. pq criar um twitter não é tão simples como criar um orkut
    eu definitivamente não consigo criar o meu!!!

  15. poxa
    que raiva
    naum consigo criar um twitter por nada
    na hora que eu entro naum tem nada escrito get stardet
    coloca o link da pagina que cria twitter
    plyssss
    🙂
    :/

  16. oi, gustavo eu queria entra pra o twitter mais n sei cm pq eu quero em portugues mim ensina porfavor bjs alessandra
    mim mandaum email dizendo ta cm fz bjs alessandra

  17. Olá,Gustavo
    Bom Gustavo eu acho que eu fiz o Twitter mais esta tudo em ingles com oque faço pra mim sair do Twitter? eu não quero mais,eu não intendo ingles,queria sair e não ter mais como faço vc pode me ajudar?
    Espero retorno no meu e-mail!

    Obrigado!

  18. ola gustavo…o twiter ate que eu consegui fazer..mas nao sei mexer nele.por exemplo nao sei como axar o twiters de amigos nem de famosos na vdd nao sei twitar..voce pode me dizer como faco ja que nao falo ingles.obrigada.

  19. Boa Noite
    Gustavo gostaria de ter twitter mais não consigo porque está em ingles mais gostaria se estivesse em portugues sera que tem e tem como faço pra ter um Obrigado amigo espero sua resposta

  20. Olá Gustavo, queria muito te agradecer, pelas informações no teu Site como fazer um “Twitter”. Achei muito facinho, foi só seguir as instruções e pronto. Adorei chegar onde cheguei e fazer sozinha o meu “twitter”, mas sem as informações do teu Site e tb sem a ajuda do “google tradutor” isso não teria sido possível.Estarei sempre visitando o teu Site, para obter informações, para usar da melhor maneira possível essa ferramenta fantástica.Um abraço e sucesso sempre.NEW

      1. Gustavo,recomendei o teu Site pra várias amigas. Fiquei tão entusiasmada de ter conseguido vencer essa barreira, pois a internet pra mim ainda é um universo muito complicado. Não entendo nenhuma palavra em inglês, mas com a ajuda de outro Site de tradução, enquanto preenchia o cadastro do twitter minimizei e fui copiando e colando, obtendo assim a tradução e fui respondendo e realizando cada etapa. Um abraço, desejo-te um exclente dia! Elaine

        1. Elaine,
          fico grato pela recomendação. a tecnologia não é simples, principalmente para quem não a utiliza o tempo todo, então tento facilitar a vida dessas pessoas,
          um abraço.

  21. não estou conseguindo criar um twitter por favor poderia me ajudar vou aguardar .a resposta obigada

  22. kero criar uma conta no twitter mais nao consigo pq nao sei qual é esse email que ele pede.
    Eu coloco o meu email mais mesmo assim ele nao cria o twitter.

  23. Olá, criei o twitter mas confesso que estou apanhando…Tenho dificuldade para acessá-lo e não estou conseguindo deixar as mensagens do que estou fazendo.Grata.

  24. nao queria colocar minha foto nem meus dados verdadeiros acho meio perigoso o que faço?
    posso criar um avatar p colocar como foto?
    espero respostas no meu e-mail que foi enviado
    obrigada

  25. gustavo! cria um post do zwink. eu tenho o buscador do zwink que e o my web search. estou tentando cadastrar-me, mas nao consigo!

  26. Gente,

    O GF Soluções tem tudo isto explicado em seus artigos, se mesmo assim estão com dificuldades, experimentem entrar em contato com @personaltuiter, através do e-mail [email protected]
    .-= Luis Marcos Leite publicou o artigo blog …Windows 7: o mais novo sistema operacional da Microsoft chega ao Brasil =-.

  27. Aqui é o Mequi stronda por quero fala que isso é muito foda da ligado so carioca 14 anos o bagunho aqui muido foda tanbeim por zica

  28. Meu amigo,que twitter complicado!
    Por que não me deixam terminar,até onde possa entender ou seja ,até onde minha
    intelligencerssss possa compreender esta loucura gostosa(RSSSSS)

  29. Que ótimo! Será que agora vou conseguir ?
    É importante pensar que existe gente que não entende nada , que nem eu. A linguagem usada normalmente não serve para os iniciantes.
    Até aqui já fui; aguardo ansiosamente as postagens seguintes.

    Abraços
    Carmen

  30. Estou aprendendo em função das explicações que vão sendo dadas, como é que o blog onde participo com alguns amigos,mas do qual não sou eu o autor (o autor é o amigo Braz), consegue enquadrar-se com o Twitter

  31. Olá Gustavo!!
    O Twitter é cada vez mais uma das melhores ferramentas de divulgação na net.
    Obrigado pelas dicas visto que sou um iniciante no twitter.
    Um abraço.

  32. Oi, Gustavo!

    Adorei seu artigo, parabéns.

    Muitas pessoas ainda não conhecem as vantagens e utilizações dessa rede social.

    Inclusive, foi uma deixa para lhe fazer um convite que lhe mandei por e-mail. Espero que possa aceitar.

    Abraço

  33. Excelente artigo, Gustavo!
    É muito bom para os iniciantes no Twitter ter uma orientação simples como a sua!
    Tenho uma dúvida com relação ao Twitter, mas vou aguardar os outros posts!
    Bjos,
    Luka