Como fazer um gif para seu blog – parte I

Seja para promover um projeto (outro blog) seu, ou para divulgar algum programa de afiliados ou alguma promoção, os Gif’s são muito interessantes (chamam a atenção do leitor) e rendem bons cliques se bem produzidos.


Fazer um Gif é fácil, você pode

Mas, ao contrário do que parece, não é necessário ser um profissional para fazer um gif simples, mas que traga retorno ao seu blog. Vou ensinar a fazer um gif simples, como esse abaixo, e que disponho na lateral direita do blog, o restante vai depender de sua criatividade e disposição para uma pesquisa rápida no Google.

Exemplo do gif que faremos
Exemplo do gif

Mãos a obra

Para fazer esse gif vou utilizar dois programas pagos (no final estarei dando alternativas gratuitas e link para as versões trial desses programas), o Photoshop e o Corel Draw. Primeiro abra o Corel Draw (estou utilizando a versão X4) e clique em “Novo” no menu “Arquivo”, agora vamos criar um quadrado como o que está acima, para isso pressione a tecla “F6” e segure a tecla Ctrl (control) enquanto constrói o quadrado perfeito (o control não deixará seu “quadrado” fica retangular).

Pressione a letra “Z” para selecionar o zoom e com o mouse aumente a tela para que possa trabalhar melhor dentro do quadrado. Agora pressione “F8” e clique com o mouse dentro do quadrado para escrever o texto. No meu exemplo vou escrever a frase “como instalar”. Repare que a frase ficou muito grande para o quadrado, mas não quero diminuir o tamanho das letras, então vou selecionar no menu lateral a ferramenta seleção (a primeira com desenho de seta) e clicar sobre a frase e depois selecione “F8” para que entre no modo de edição e você possa dar um “enter” entre as duas palavras para que uma desça para a linha de baixo.

Agora vamos colocar a cor no quadrado. Selecione-o clicando sobre ele com a seta e escolha uma cor na paleta de cores a direita. Se quiser mudar a cor das palavras basta fazer o mesmo procedimento, selecione as letras e escolha uma cor. Salve o trabalho clicanco em Arquivo – Salvar e de um nome para o projeto, o meu ficou como banner 150×150. Esse arquivo só poderá ser salvo pelo Corel, não é ainda nosso produto final (em png). Para fazer nosso gif vamos precisar de cinco imagens, mas a maior parte do trabalho já foi feita, pois vamos aproveitar esse modelo para todas as imagens.

Salvando as imagens

Vamos salvar as imagens. Para fazer isso no Corel é necessário clicar em Arquivo – Exportar e abrirá uma caixa padrão para salvar documentos, escolha a pasta em que pretende salvar as quatro imagens (cria uma pasta somente para essas imagens, elas precisam ficar numa única pasta). Nomearei as imagens da seguinte forma banner150x1501, banner150x1502, e assim em diante, fique a vontade para utilizar seu próprio padrão. Em Salvar como tipo, escolha png e clique em “Exportar”, na caixa “converter em bitmap” na caixa onde está milimetros mude para pixels e coloque a largura em 150 (repare que a altura mudará automaticamente para o mesmo valor), em modo de cor verifique se está em cor RGB (24 bits) e clique em ok, dê ok novamente na próxima tela e pronto está salvo.

Repita os passos

Para salvar as outras imagens que vamos precisar nesse projeto modifique a figura que estamos trabalhando, mude a frase para “SOFTWARE” e repita os passos realizados para exportar a imagem anterior em png, e no nome coloque banner150x1502. Na imagem 3 mude a frase para “HARDWARE” e exporte a imagem com o nome de banner150x1503. Na imagem 4 mude a frase para “CLIQUE” e exporte a imagem com o nome de banner150x1504. Lembrando que todas devem ficar do mesmo tamanho, ou seja, 150 x 150 pixels. Na imagem 5 mude a frase para “AQUI” e exporte a imagem com o nome de banner150x1505. Agora você já pode fechar o Corel, pois não precisaremos mais dele nesse tutorial.

Próximo passo

Esse tutorial ficou maior do que eu esperava, por isso a parte de Photoshop estarei deixando para outro post que estarei postando amanhã cedo. Enquanto isso, se ainda não possui o Corel e o Photoshop faça o download da versão de testes clicando sobre o nome dos programas.

Como fazer um gif para seu blog – parte I
Rate this post

6 thoughts on “Como fazer um gif para seu blog – parte I”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.