Como instalar o WordPress no seu computador

Vai aqui uma dica simples para os iniciantes em WordPress. Instalem ele no seu computador, dessa forma poderá fazer testes como instalação de plugins, atualização de versão, mudanças de template e no template, sem correr riscos no blog e trazer inconvenientes para os seus leitores. Nesse artigo mostrarei como é simples essa instalação.


O primeiro passo é baixar os arquivos que precisaremos para ter o wordpress rodando no computador. baixe os programas abaixo e vamos em frente:

Vamos instalar primeiro o EasyPHP. Clique no arquivo de instalação e siga as instruções (aqui proceda a uma instalação normal, não existindo qualquer configuração a ser feita). Após a instalação um ícone aparecerá ao lado do relógio do Windows, em preto e vermelho, dê dois cliques nele, aparecerá uma caixa com a situação do Apache e do MySQL, se eles estiverem em verde está tudo ok, senão clique no nome do serviço que não está executando e clique em “Iniciar”.

Agora vamos criar um banco de dados para o WordPress. Digite no browser http://localhost/home/mysql/ para que seja aberto o phpMyAdmin, programa usado para administrar o banco de dados MySQL, que já se encontra instalado. Se não abrir verifique novamente se o EasyPHP está iniciado.

Em “Criar novo banco de dados” coloque o nome de wordpress_local e clique em “Criar”, guarde esse nome pois será necessário no momento da instalação do WordPress. Pode fechar essa janela e vamos instalar o WordPress.

Laptops
Creative Commons License photo credit: Kamil Porembi?ski

Descompacte o arquivo baixado do WordPress na pasta “c:arquivos de programasEasyPHPwww”. Abra o browser e digite localhost e abrirá a tela padrão do EasyPHP com a pasta do WordPress. Clique sobre essa pasta, como se estivesse no Windows Explorer, e aparecerá uma tela de erro do WordPress, clique em “Criar um arquivo de configuração”, aparecerá uma tela de boas vindas, clique em “Vamos começar” e digite os seguintes dados.

  • Nome do Banco de Dados – wordpress_local
  • Nome do Usuário – root
  • Senha – deixe em branco (vamos deixar em branco por que é uma instalação em sua própria máquina, nunca faça isso com uma instalação na web)
  • Servidor do Banco de Dados – localhost
  • Prefixo das Tabelas – deixe em branco

Na próxima tela clique em “Começar a instalação”, digite o “Nome do Blog” e um e-mail válido para receber alguma comunicação de seu blog (não precisa ser válido, pois estará dentro de seu computador e é apenas para testes, mas é bom colocar um e-mail válido pois a senha aleatória que será criada será enviada para ele). Clique em “Instalar WordPress” e aparecerá seu usuário e senha (que poderá ser alterado mais tarde). Copie a senha e clique em “Login”. Agora basta digitar o usuário “Admin” e a “senha” aleatória e seu WordPress estará instalado e pronto para ser utilizado para testes diversos.

Atualização em 30 de maio de 2009

Com a liberação da versão do wordpress 2.8 beta 2, e devido a vários comentários de pessoas que não conseguiram instalar o wordpress seguindo esse tutorial, resolvi fazer outro artigo com a instalação do wordpress 2.8, confiram como instalar o wordpress 2.8 em seu computador.

Como instalar o WordPress no seu computador
Rate this post

60 thoughts on “Como instalar o WordPress no seu computador”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.