Quer saber como retirar vírus que transforma pastas em atalhos no pen drive ou computador? Então preste atenção. Hoje me deparei com uma situação diferente. Minha esposa relatou que ao abrir seu pen drive na faculdade todas as suas pastas sumiram, ficando apenas atalhos com o mesmo nome das pastas, mas que não abriam.

Esse artigo foi escrito originalmente em 8 de dezembro de 2010.

Nesse artigo vou mostrar como retirar vírus que transforma pastas em atalhos no pen drive ou computador. Esse procedimento funciona em qualquer mídia removível como pen drive, hd externo, entre outros. Se o seu problema é com o vírus autorun.inf leia esse artigo.

Confira também como colocar senha em suas pastas no pen drive pra evitar problemas no artigo “Proteja os arquivos de seu pen drive com o TrueCrypt“.

Como recuperar pastas transformadas em atalho

Primeiro uma breve explicação. Isso acontece por ação de um código malicioso que já está instalado no computador que você vai utilizar (principalmente computadores públicos como de lan house, bibliotecas, escolas, faculdades…). Quando você insere o pen drive ou outra mídia removível, o código malicioso passa para seu dispositivo e assim que você colocar ele em outro computador, irá, dependendo da segurança desse computador, infectar ele também.

Agora siga os passos para recuperar pastas transformadas em atalhos no pen drive:

1- Conecte o dispositivo que deseja recuperar as pastas. Agora clique em Iniciar – Executar e digite cmd e clique em ok.

pastas transformadas em atalho

2- Abrirá o prompt do DOS. Digite cd e dê enter. Agora digite X: (o X deve ser substituído pela letra correspondente a seu dispositivo) e dê enter. Digite o texto abaixo e dê enter:

attrib -s -h -r -a /s /d

Dependendo da quantidade de pastas e arquivos que seu dispositivo tiver pode demorar algum tempo. Quando terminar digite dir e dê enter. Você poderá verificar que suas pastas retornaram.

3- Assim que todas as suas pastas voltarem, abra uma por uma para conferir o conteúdo, se tudo estiver correto copie todo o conteúdo para uma pasta em seu computador e formate o dispositivo.

4- Após terminar a formatação crie uma pasta chamada autorun.inf (isso evitará que seu dispositivo seja infectado por vírus de autorun) e coloque-a em modo somente leitura e em oculto, para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta e escolher as duas configurações e dar ok.

Pronto, agora volte seus arquivos para o dispositivo.

E você, conhece uma maneira mais simples de realizar esse procedimento? Deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

139 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Isso ai é tudo balela, seguinte, esse Malware esconde seus arquivos em uma pasta oculta, esse provavelmente é o destino dos seus arquivos, vá até meu computador dê dois cliques e coloque este endereço F:\Drive\Outros\Nova pasta

  2. Não deu certo, o que é isso de X? digitar X onde? Substituir o x por qual letra? Onde, como? Não deu certo, não consegui ainda… Tem alguma dica ou alguma coisa que não foi mencionada direito?

  3. eu pego a pendrive e uso um compactador de arquivos nele, por exemplo, ele é a unidade F: clico nela com botão direito e peço para compactar depois basta extrair.

  4. Obrigada pela instrução, eu consegui recuperar uma parte, mas ainda há pastas com atalho, repetir o procedimento outras vezes mas não recuperou os outros, não.

  5. No meu caso não é o PenDrive que está com problema e sim no meu computador!!!! As pastas que eu tinha com os trabalhos dos clientes estão todas como atalhos e quando tento abri-las dão como não encontradas…… Ja fiz no Dos o attrib -s -r tudo e dá uma mensagem como acesso negado….. Me ajudem……

    1. Tô com o mesmo problema! Nem os programas de recuperação de arquivos, como o Rstudio, não mostram as pastas que foram infectadas pelo vírus.

  6. Boa noite! A principio todos os meus arquivos ficaram como atalhos, porém consegui recupera-los, o problema é que agora quando passo qualquer pasta para o meu HD fica a pasta normal e uma com o mesmo nome só que em atalho. O que faço??

  7. Boa tarde! Gustavo!
    Após terminar um trabalho no computador, salvo no pen drive, decidi coloca-lo dentro de outra pasta no próprio pen-drive, porém, o arquivo desapareceu. Então fui em pesquisar e o arquivo apareceu em “locais”, sendo que em atalho, daí então, não estou conseguindo abriu o arquivo.
    O que posso fazer.

  8. Oi boa tarde!!! Estou deseperada!! Salvei documentos importantes no meu pendrive mas os mais importantes eu salvei como atalho, não é vírus, fui eu quem salvou de forma errada, a maiorias das pastas abrem normalmente mas as pastas q realmente eu preciso estao como atalho, tem como recuperar???? Me ajude por favor!

  9. Gustavo Freitas, Estou Com Um Problema Com Meu Twitter. Não Consigo Ver Meus Tweets Na Busca, Não Consigo Ver Meu Tweet Quando Uso Uma Tag. Me Ajuda!

  10. Ja me deparei varias vezes com esse virus na minha escola. Na biblioteca de la ha varios computadores e certos computadores sao infectados por isso. Deixo no meu pendrive um arquivo batch para quando for infectado, simplismente desinfectar.
    Ele finaliza o processo do virus, desoculta as pastas e deleta os atalhos. Ta ai caso precise. Só digitar no bloco de notas, salvar como “(nomeqqr).bat” ou “(nomeqqr).cmd” e deixar no pendrive. Quando infectar, só acessar e pronto.

    @echo off
    taskkill /f /im wscript.exe
    attrib /s /d -r -a -s -h -i
    del *.lnk

    1. Grande! Sua solução foi a unica que deu certo para mim, todas as outras que havia testado não surtiram efeito, obrigado amigo!

  11. Que DEUS continue abençoando e te Iluminando, pois pessoas que dedicam um tempo pra ajudar o(s) próximo(s), por menor que seja esse tempo, merecem muitos anos de vida e saúde. Muito obrigado, me ajudou tbm assim como ajudou muitos outros. Fique com DEUS, AMÉM.

  12. Meu amigooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!
    Estou deixando esse comentário para DEUS seja glorificado em todo tempo e espaço e para que você saiba, tenha noção do quanto, DEUS o abençoou, dando sabedoria, e o dom de ensinar, e de compartilhar, pois assim minha família e eu fomos presenteados com a restauração dos arquivos que tínhamos pensado que não havia como recuperar… Mas em vez de me desesperar pedi, urgentemente a DEUS, que nos ajudasse a recuperar esses arquivos que são tão importantes para nós. Etão fiz a pergunta no google, e a terceira opção foi a sua, as duas anteriores no meu caso não foram suficientes para sanar o problema em questão, mas glórias a DEUS por você amigo, bênção de DEUS, pelos minutos em que você deu seus para nos ajudar e ajudar a tantos outros que precisem. Parabéns para você! E que DEUS faça prosperar a cada dia mais e mais até ser dia perfeito. Um forte abraço!!!! Família Siqueira Moura!

  13. tentei umas quatro vezes e não deu certo, o meu not é com Windows 8 isso influencia? pois quando eu conecto o pen ele ler direto não encontrei esse “INICIAR e EXECUTAR! OBG!

  14. Muito obrigada pela ajuda. PRECISAVA MUITO RECUPERAR MEUS DOCUMENTOS QUE HAVIAM SIDO TRANSFORMADOS EM ATALHOS.

  15. Muito obrigado, salvou a minha vida na faculdade, meus arquivos de TCC’s e outros tipos haviam se perdido, mas segui suas dicas e deu tudo certo! Brigadão!

  16. Muitoo bom, adorei.
    OBS: esse X corresponde a letra da sua pasta com o : EX da minha pasta (e:) então escrevo e:
    depois escrever aquele teste corretamente os espaços e os traços.
    BOA SORTE!!!

  17. Meu amigo, vc salvou a vida de gente por aqui viu! Pensei q tivesse perdido todo os arquivos de meu HD Externo.

      1. amigo, tentei 3x e também não consegui. depois observei os pequenos detalhes da dica, então, bingo. deu certo. valeu a pena pode crer. abçs.

  18. meu amigo deu certo sim recuperou tudo excelente dica, vc suplicante deve formatar é seu pc agora que é fonte de virus se vc colocar denovo claro que vai infectar o pen burro.

  19. Nada disso resolveu para mim.
    Primeiro: a formatação não funciona com ele;
    Segundo: não adianta deletá-lo ele reaparece em questão de segundos, nem dá tempo de criar a pasta, e quando dá diz que já existe o arquivo;
    Terceiro: consigo recuperar os arquivos, mas eliminar o vírus não consegui. Ele continua infectando qualquer dispositivo que conecto ao PC.

    1. Baixe o “USB Disk Security” no baixaki, ele remove o vírus autorun.inf por completo, de maneira que ele nao volte mais!

    1. Caro Gustavo,

      Inicialmente me acosto aos agradecimentos feitos, pois você salvou um vida em arquivos e documentos.

      Consegui fazer o backup para outro computador, ocorre que ao utilizar outro PEN DRIVE no meu notebook o problema retornou. Como tirar esse virus do PC? Passei dois antivirus (AVAST e CLAMAV), mas o problema permanece.

      Desde já obrigado

      Magno Thé

  20. Nossa, você não faz ideia do quanto essa postagem me ajudou! Tinha ANOS de arquivos escritos num pen drive, nunca tive problema e hoje achei que tinha perdido tudo. Ainda bem que eu achei essa postagem.

    Muito obrigado!

  21. Muito obrigada!
    Estava muito triste por ter perdido todas as fotos de uma viagem!
    Já tinha explicado a situação para um técnico e ele me disse que não tinha jeito pois eu já havia transferido todo o conteúdo do pen drive para o computador. Copiei novamente para o pen drive e deu certo!

    Valeu!

  22. Boa noite Gustavo.
    Parabéns pela iniciativa de auxiliar a tantas pessoas. Valeu mesmo Gustavo. Funcionou muito bem e restaurei tudo.
    Grande abraço.

  23. Olá, Gustavo!
    Gostaria de saber se há outro método ou se outras combinações para o attrrib, pois, visto que fiz o procedimento (X:\> attrib -s -h -r -a /s /d) só que quando o comando é executado a informação que aparece é: Acesso negado + nomes dos diretórios. Se puder me ajudar ficarei muito grato.

  24. Muito obrigado.
    Voce nao faz ideia da minha alegria e da alegria da minha noiva.
    Salvou as fotos do meu noivado obrigado.

  25. Eu fico muito feliz porque tem muita fera em informática que não guarda o conhecimento só para si.

    Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Obrigada, consegui tirar os atalhos do meu pendrive, mas gostaria de saber se para tirar o atalho do cartão de memoria de uma camera digital é o mesma forma?

  27. Muito bom Gustavo, deu certo, eu trabalho como técnico e não sabia disso. Normalmente eu permitia que o Windows enchergasse arquivos do sistema e ocultos pra depois eu ver a pasta e fazer o backup para depois a formatação. Obrigado.

  28. Muito obrigada…deu certo
    Ja havia tentado outras formas, das quais as dicas eu encontrei em outros sites, mas nao deram certo.
    Se alguém puder me ajudar em outro problema no meu pc ficarei grata.
    O prob é que eu nao consigo acessar sites que precisem logar, por ex: facebook, e-mails, etc.
    Alguem sabe como resolver isso?

  29. Me deu um trabalhinho mas consegui! Obrigado Gustavo! Eu tenho uma lanhouse e sempre condenava à morte quando os pendrives estavam assim.. Agora posso ajudar a remover!
    Obrigado pela informação valiosa!

  30. A dica é muito boma mas comigo tbm não deu certo diz que

    “não é reconhecido como um comano interno,um programa operável ou um arquivo em lotes” ;
    alguem sabe me dizer o que pode significar isso , e como resolver ???

    Obrigada

  31. Olá, digitei o texto e deu que o “texto” não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. tem mais alguma coisa que posso fazer??? Aguardo resposta. Obrigada.

  32. um amigo me indicou se blog e como estava com problemas no meu pen drive resolvi visitar mas não conseguir executar o comando attrib -s -h -r -a /s /d me ajude por favor!!

  33. Boa noite pessoal.
    Valew mesmo Gustavo Freitas. Rápido e eficáz.
    Funciona direitinho e restaura tudo.
    Abraços.

  34. Não funcionou! Não consegui encontrar os arquivos no Linux, também. Minha esposa me disse que faz tempo que ela está utilizando o pen-drive com esse problema, sem se preocupar. Pode ter ocorrido realocação de espaço? O arquivo que corrompe as pastas é o “vkheopx.exe”. Valeu.

  35. fis tudo certo mais quado tava recuperando dava aceso negado e as pasta continuaran amema coisa tem outro metodo obrigado

  36. Prezado Gustavo,

    Muito obrigado por postar esta solução. Pensei que havia perdido dois anos de trabalho inteiros. Mas, graças a sua competência pude respirar aliviado. Parabéns por sua disposição em compartilhar. Abraço Clovis

  37. Parabéns pelo tuto…, muito bom e de grande valia para quem é leigo na área, estava loco atrás de algo assim e deu certíssimo….PARABENS MESMO E SUCESSO!!!

    1. Lucy,
      obrigado pelo comentário. sempre gostei de compartilhar conhecimento, por isso criei esse blog em 2008, para que as pessoas que passam por problemas que eu já passei saibam como solucioná-los,
      abraço.

  38. DEU CERTO!!!
    CONSEGUI RECUPERAR TODOS OS MEUS ARQUIVOS QUE ESTAVAM NO MEU PEN DRIVE!!!!
    MAS TEM QUE COLOCAR OS ESPAÇOS DIREITINHO DO JEITO QUE TÁ DIGITADO NA DICA DO GUSTAVO!!!
    FOI PERFEITO!!!
    OBRIGADA…VC SALVOU MEUS ARQUIVOS!

  39. Bacana!
    Vale lembrar que o comando ATTRIB, usa-se + para atribuir propriedades e – para cancelar as propriedades, sendo S = System (Sistema), H = Hide (Oculto), R = Readonly (somente leitura) e A = Archive (Arquivo), para usa-lo adequadamente, digite ATTRIB +H +A +R +S /S /D e enter, depois desatribua ATTRIB -H -A -R -S /S /D
    E outra coisa, somente criar a pasta AUTORUN.INF não impede de ser contaminado novamente. Crie a pasta e dê-lhe os atributos: ATTRIB +H +A +R +S /S /D AUTORUN.INF e mesmo assim corre o risco de reinfecção.

    1. Olá Netto e Gustavo!
      As dicas foram bastante úteis, consegui recuperar PARTE de minhas pastas que estão em um HD externo. No entanto, a outra parte das pastas continuam como atalhos. O que fazer? Já utilizei várias combinações do attrib, mas nada resolveu. Outra pergunta: como saber se meu computador foi infectado pelo vírus que está no HD externo? Aguardo considerações.

      1. Gustavo,
        Não consigo executar o comando attrib, pois aparece sempre “acesso negado”. Já me coloquei como proprietário das pastas mas mesmo assim não consigo resolver o problema com os atalhos. Pode me ajudar?

  40. Gustavo,

    Eu prefiro usar uma distribuição Linux para deletar os malwares da pen drives contaminadas que aparecem aqui no trabalho, principalmente.

    Quanto à sintaxe do comando, acredite, comigo não funcionou (as pastas permaneceram ocultas), inverti então para:

    attrib /s /d -r -h -s

    e resolveu.

    Se me permite, ano passado escrevi um artigo sobre como resolvi este problema usando o Linux, em:

    http://ogestor.wordpress.com/2009/10/30/como-eliminar-o-trojan-que-faz-pastas-virarem-arquivos-executaveis/

    Abs.

    1. Luis, estanho não ter funcionado, mas fica então a dica, se não funcionar com você como está no artigo, utilize a maneira que o Luis divulgou.
      Aconselho que leiam também o artigo do Luis Marcos em seu blog,
      abraço.

  41. Sorte minha que tenho um ajudador tão atencioso bem perto de mim, caso contrário teria perdido todos os meus arquivos.
    Obrigado por nos ajudar a solucionar problemas, que para nós seriam muito mais difíceis se não fossem suas dicas.

    Obrigado.

    Bjs