Já mostrei 14 passos que podem ajudar seu blog a se tornar popular e relacionei 15 serviços para divulgação de seu blog. Agora vou falar sobre algumas formas de divulgar seu blog offline, ou seja, fora da internet. O foco nesse tipo de divulgação é a sua região de moradia, e possíveis empresários e comerciantes que podem vir a conhecer seu blog e anunciarem nele.

Marcador para Livros

Crie um marcador para livros com as cores e a logomarca de seu blog. Você pode distribuir em bibliotecas públicas e/ou de escolas e faculdades da sua região. Você pode até colocar trechos de seus melhores artigos para que as pessoas conheçam seu estilo de escrita e assuntos tratados no blog. Veja um modelo que fiz.

clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Cartão de visitas

O cartão de visitas é utilizado para apresentação de um profissional e geralmente contém o nome, telefone e especialidade. No nosso caso deverá conter ainda um e-mail para contato e o endereço do blog. Lógico que os dados que serão colocados no cartão são a critério de cada blogueiro.

Cartão de visitas

Ganhar dinheiro com blog

Camisa personalizada

Essa idéia exige um pouco mais de investimento, mas a visibilidade será muito maior. Você pode criar uma camisa no estilo de seu blog e presentear os amigos, fazer um sorteio entre seus leitores de Feeds e muito mais que sua imaginação puder conceber. Ainda há a possibilidade, que estou estudando, de fazer essa camisa em parceria com outros blogs. Além do custo cair, ainda ficará super original e diferente, com vários blogs sendo “divulgados” em cidades diferentes. Quem tiver interessante é só entrar em contato para conversarmos a respeito.

Calendário de bolso

Lembra dos antigos calendários de bolso? O final de ano está chegando e quem não gostaria de ter um calendário para colocar na carteira e se programar para o ano de 2009. Todas as vezes que eles forem conferir a data daquele feriado ou do aniversário, irão ser lembrados de que foi o seu blog que propiciou aquela ação.

Adesivo para carro e moto

Adesivar carros e motos já se tornou comum em empresas, o que auxilia a reforçar a marca (lembre-se que é importante ter uma marca, a sua marca). No lugar do endereço e telefone você pode colocar o e-mail de contato e o endereço do blog, junto com a logomarca.

Panfletos

Assim como as camisas e os adesivos, os panfletos precisam de um investimento maior, mas a vida útil deles será menor, o que precisa ser levado em conta no momento de escolher essa técnica para divulgação do seu blog. O ideal é usar panfletos em alguma promoção direcionada para o público de sua cidade e região e chamar a atenção dos anunciantes da cidade.

Conclusão

Se você utilizar pelo menos uma dessas ferramentas para divulgação de seu(s) blog(s) e direcionar para um público específico, os resultados virão com certeza. Quem tiver interesse nos arquivos em Corel Draw dos modelos que aparecem no artigo me enviem um e-mail e estarei disponibilizando. E você, conhece alguma maneira interessante para divulgar blogs offline? Então nos revele nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

Sem comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gostei bastante das dicas Gustavo, percebi que eu estava numa boa linha de racicionio, porque muitas das ideias que você citou eu já tinha tido pra aplicar com o meu blog, só estava mesmo esperando um pouco de capital para poder fazer esses investimentos, que acredito ter ótimos retornos. Obrigado pelas dicas.

  2. Vivendo e aprendendo! já faz dois anos que tenho um blog e ainda me surpreendo ao ver que ainda tenho muito que aprender.
    Parabéns, suas dicas foram de grande ajuda para mim.
    Obrigado e sucesso!
    Abraço.

  3. Gustavo,Irei ler com cuidado daqui a pouco,mas primeiro preciso agradecer ao colocar-me ou pelo tentar a par de tudo que um Blog precise,sem ficar achando que seu BLOG é demais e ficar sozinharsssssssss;
    Meu amigo! Que lições!
    Fiquei incomodada,mas depois comento.
    Bravo!
    SEU BLOG É !1000

  4. Nossa, lendo esse post pela primeira vez e já marquei para ler depois de novo. E olha que essas dicas vieram em boa hora, se bem que o cartão de visitas eu já havia elaborado e a ideia das camisetas também já havia pensado igual, mas o calendário, o marca páginas ainda não tinha pensado nisso, se bem ue pensei em outra coisa, um bloquinho de papel com a logo e identificaçõs do site/blog também cairia bem, quem que não gosta de um bloquinho hein? rsrs. Té mais Gustavo.

    Jôice Borges Escreveu um post sobre… Manifestação de alunos pró-diploma de Jornalismo

  5. Eu tenho um blog sobre luta livre e achei essas dicas boas, o meu blog está começando… então quase não tenho visitas… mais vou tentar seguir estas dicas! Obrigado!

    Marco Antônio Escreveu um post sobre… ECW – 03/02/09

  6. Achei as dicas ótimas, só questiono a eficácia da panfletagem, em épocas de web 2.0 folhetagem é abordagem intrusiva, além de poluente. Sugeriria no lugar do panfleto alguma nomedia, intervenção urbana inteligente e pertinente. Que some a cidade. A citar a ação de lançamento da Nokia Store em São Paulo. (guardadas as proporções é claro)

    Fabio Escreveu um post sobre… Project #4 finalistas

  7. @Cristina,

    que bom, eu pretendo fazer a minha também, mas estou estudando algumas possibilidades primeiro.
    um abraço.

    @Wander,
    ótima idéia a de propôr um acordo com as gráficas, parabéns.

    @Fábio,
    obrigado pelo comentário.

    @UsuárioVirtual,
    obrigado pelo comentário.

    @The Best,
    tenho certeza que ficará ótima, afinal seu logotipo (não sei se posso chamar assim) é fantástico.

    um abraço a todos.

  8. @Eli,
    com certeza irá dar resultados.
    boa sorte!

    @Fazdinheiro,
    obrigado pelo comentário.

    @Monthiel,
    são ótimas sim, analise e ponha em prática a que melhor se encaixar em seu projeto.

  9. Eu estou preparando a camisa o blog. A principio deverá ser feita em transfer mesmo e em pequena quantidade (3).

    Uma para o gordinho que escreve, uma para a magrela que acompanha ele e uma para talvez sortear no blog.

    The Best Escreveu um post sobre… Uma Loira muito esperta

  10. Muito boa suas dicas gustavo, não tinha pensado nesta possibilidade, vc me deu ótimas idéia e que eu tenho certeza de que dá resultado sim. Abraços

    Eli Escreveu um post sobre…