Cuidado com certos lanches que engordam mais do que imagina

Olá meu nome é Rodrigo sou dono do blog Viva Plenamente. Lá falamos sobre saúde, alimentação, exercícios físicos, receitas saudáveis, bem estar, enfim… Tudo que envolve uma vida saudável e feliz!

Você sabe quais são os lanches que engordam mais do que você imagina? Se está querendo controlar a sua alimentação, emagrecer e ter mais saúde, leia essa matéria toda pois com certeza irá se surpreender com alguns desses lanchinhos inofensivos e tão pequeninos que estão lotados às vezes de carboidratos ou de gorduras mas com certeza muita caloria.


Se conhece alguém que está na luta para emagrecer está precisando de mais informações sobre opções saudáveis do que não comer, compartilhem essa matéria para que mais pessoa possam se beneficiar com essas dicas.

Separei alguns alimentos que parecem inofensivos não parece que engordam tanto assim. É claro que falar de pizza, de hambúrguer, batata frita de pacote, salgadinho obviamente você já sabe. Por isso, separei 10 alimentos que parecem tranquilos e inofensivos mas não são.

Amendoim

Amendoim está super na moda agora, quem quer ganhar massa muscular come amendoim, quem faz dieta come amendoim, enfim… Pasta de amendoim o tempo e para ter uma noção, em 100 gramas tem 585 calorias, 50 gramas de gordura, 22 gramas de carboidrato e 23 gramas de proteína.

Por isso, quando você for comer amendoim tenta contabilizar, quantificar, busca de repente comer uma colher de sopa de amendoim junto com outros alimentos. Cuidado também com o amendoim de casquinha, aquele crocante por fora “amendoim japonês” ele além do sal tem aquela casquinha com mais gordura, mais carboidrato sendo assim, tenta ficar com a versão mais natural aquele descascado sem sal porque assim pode usá-lo na medida de uma colher de sopa de iogurte, colocar por cima de uma fruta, é interessante porque se consegue seus benefícios e não ingere tanta caloria. Mais uma vez, cuidado com a quantidade de gordura e caloria dele.

Croissant

Ele é feito como se fosse uma massa folhada normalmente as pessoas fazem a massa da base do pão que tem muita manteiga colocam uns pedaços de manteiga gelada no meio dobra e abre a massa e repete isso por várias vezes, quando se vê a quantidade de manteiga usada é absurda para ele ficar aquele folhadinho do croissant.

Sem contar que muitas pessoas já vendem o croissant com chocolate de recheio, com queijo e presunto, enfim… Mais gordura mais sódio enfim dentro do croissant, para se ter uma idéia em termos calóricos, um croissant sem nada aquele simples sem recheio da massa aberta ele tem 230 calorias em média, 12 gramas de gordura, 26 g de carboidrato e 4 g de proteína. Ainda nesse grupo do croissant tem outros pães que não parecem mas são muito calóricos, como é o caso do bagel é um pãozinho com um furo no meio redondinho que tem uma massa mais socada, mais dura.

Normalmente achamos o croissant e bagel em algumas padarias diferentes e em alguns lugares eles já são super populares, então cuidado e quantifica realmente a porção de croissant e vê se vale a pena ele entrar na sua dieta para emagrecer.

Tapioca

Esse é outro alimento que também parece que é super saudável, super light e super do bem, muitas pessoas cortam o pão e substituem pela tapioca mas cuidado, em 60 gramas da tapioca tem 50 gramas de carboidrato praticamente sem fibra praticamente sem gordura sem proteína carboidrato puro mesmo com altíssimo índice glicêmico que vai aumentar muito a glicemia, vai secretar muita insulina então cuidado com a quantidade de goma de tapioca que você usa.

O ideal mesmo é usar umas duas colheres de sopa de tapioca, sei que é pouco por isso indico a crepioca, basta misturar um ovo batido com a tapioca e fazer uma panqueca, é bem mais interessante com menor índice glicêmico.

Queijo

Ele também parece um lanche inofensivo mas tenha cuidado porque em aproximadamente duas fatias de queijo prato aquele queijo amarelo tem 106 calorias com quase 9 gramas de gordura e 1 g de carboidrato bem pouquinho e 7 g de proteína bruta.

O que quero dizer é que é muito fácil dependendo do sanduíche que for fazer, colocar quatro fatias de queijo ou então colocar um pouco de queijo por cima da comida então cuidado com quanto colocar.

Iogurte com sabor

Você pensa, é de morango e light mas muito cuidado porque às vezes ele pode muita gordura e normalmente se não foi um iogurte sem açúcar nenhum vai ter muito açúcar, o ideal mesmo é que use sempre o iogurte natural porque em um iogurte daquele de morango tem 150 calorias com 1,5 de gordura e 30 g de carboidrato e 3 g de proteína, então vale  mais a pena comer um sanduíche light, saudável com verduras, com uma carne magra porque assim irá se alimentar se nutrir mais do que um iogurte de morango lotado de açúcar.

Empanado de frango

Aquele pequenino que damos para as crianças que querem uma coisinha diferente, para ter uma idéia em 4 empanadinhos. de frango tem 192 calorias, 12 gramas de gordura, 10 g de carboidrato e 10 g de proteína, essa informação é dele assado no forno se você fritar naquela em imersão a quantidade de gordura vai aumentar mais ainda então por favor não dê isso para as crianças.

Pão de queijo

Aquele pão de queijo que a gente faz em casa ou compra pronto que é o polvilho com ovo e queijo cada um tem sua receita específica e proporções mas basicamente é isso.

Parece indefeso mas fique atento, em duas unidades pequenas de pão de queijo tem 150 calorias, 8 gramas de gordura, 16 g de carboidrato e 3 gramas de proteína, mas ninguém como só dois, a gente come logo um copo grandão que vem com 12, agora faz as contas para ver como você ficou, então por favor vamos contabilizar quanto comer porque de repente realmente cabem dois no seu lanche mas se pergunte se esses dois pães de queijo pequenininho irão te dar saciedade?

É uma escolha inteligente para emagrecer no sentido de que comendo dois com um cafezinho você se sente alimentada e saciada?Tira a conclusão se na vale a pena. E cuidado também com o recheio que coloca tipo geléia, doce de leite, coloca manteiga poque assim só adiciona mais calorias, etc…

Frutas secas

Elas parecem tão inofensiva parece ser muito tranquilo pra quem está querendo emagrecer só que muito cuidado porque em 100 gramas de passas que é um tipo de fruta seca mais popular, a gente tem 300 calorias, 80 g de carboidrato, 3 g de proteína e 0,5 g de gordura.

Cuidado porque algumas pessoas compram aquelas caixinhas de uva passa e ficam comendo aquilo de lanche como se fosse tranquilo e às vezes ele tem 100, 200 gramas de uva passa então contabiliza mais uma vez quantas passas vai colocar na sua comida.

Suco

Natural da fruta é ótimo, tem alguns antioxidantes, vitaminas minerais, se não coou tem as fibras mas a grande maioria das pessoas que para em uma lanchonete e pede um suco de laranja, já vem coado porque é mais palatável enfim que usam várias laranjas para fazer o suco então em 300 ml, um copo médio de suco de laranja tem 140 calorias com 30 gramas de carboidrato, 2 g de proteína e 1 g de gordura, quase nada de fibras.

O índice glicêmico também vai ser muito alto vai dar picos de insulina vai favorecer o acúmulo de peso e de gordura abdominal então o ideal mesmo é substituir seus sucos ou por limonada que não vai ter esse impacto tão grande, suco de maracujá se não conseguir tomar sem açúcar pode colocar um adoçante não calórico um xilitol, uma stévia, enfim ou então pode optar por um suco verde que você pode bater as verduras e os legumes com limão.

O suco verde são sucos mais interessante para quem está querendo emagrecer ou então pode substituir o suco por um chá não adoçado que é uma opção melhor ainda.

Granola

Muita gente acha que a granola é como se fosse um farelo de trigo, como se fosse uma chia e às vezes coloca em um copo fica comendo como se fosse um sucrilho mesmo, um cereal.

Muitos pegam aquele iogurte do começo com açúcar e colocam fruta seca, granola e para ter uma idéia, em uma xícara de granola tem 450 calorias, 80 gramas de carboidrato, 12 gramas de gordura e 10 g de proteína, muito calórica.

Cuidado com certos lanches que engordam mais do que imagina
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.