Doadores de sangue: Nova ferramenta do Facebook está ajudando

Nova ferramenta do Facebook aciona doadores de sangue e ajuda bancos de sangue a entrar em contato com pessoas cadastradas nos seus bancos de dados.

Nova ferramenta do Facebook aciona doadores de sangue

O Facebook lançou uma ferramenta que vai permitir que bancos de sangue acionem pessoas cadastradas para ajudar a reforçar os estoque de sangue no país. O objetivo é atrair os doadores em situações de emergência ou quando os estoques estiverem críticos.


No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Pode parecer muitas doações de sangue, mas na verdade é quase nada.

Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa, e esta será mais uma ferramenta para ajudar.

Como fazer parte da base de doadores

Quer saber como fazer parte? Então leia com calma esse artigo. Para fazer parte da base de doadores, basta se registrar como tal no perfil da rede social ou acessando facebook.com/donateblood.

Essas informações permanecerão, por padrão, privadas e definidas com visibilidade “Somente Eu”, mas as pessoas poderão compartilhar seus status de doadoras publicamente.

O trabalho começa com uma parceria com seis bancos de sangue centrais:

  • HemoCe (Ceará) na região Nordeste
  • HemoPA (Pará) na região Norte
  • HemoSC (Santa Catarina) no Sul
  • Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília) no Centro-Oeste
  • HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo) na região sudeste

Se gostou dessa notícia, não esqueça de compartilhar com seus contatos nas redes sociais. Quanto mais pessoas tiver acesso a essa informação, maior será o número de pessoas se cadastrando.

Todos podem fazer sua parte, então não se esqueça de ajudar na divulgação dessa notícia. Todos devemos fazer nossa parte, seja ela qual for e como for.

Doadores de sangue: Nova ferramenta do Facebook está ajudando
5 (100%) 1 vote

2 thoughts on “Doadores de sangue: Nova ferramenta do Facebook está ajudando”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.