Ninguém que tenha vivido guerras de verdade gosta de guerras. Agora, filmes sobre guerras e outras mídias a respeito costumam fazer muito sucesso no mercado de entretenimento em geral. Hoje, porém, irei fazer uma recomendação diferente, pois irei recomendar documentários sobre guerras.
Documentários sobre guerras: saiba sobre elas e porque elas são terríveis
Falar de documentários sobre guerras pode ser interessante, especialmente para quem quer saber mais profundamente como elas funcionam, mas não é exatamente um “programa família”. Recomendo cuidado e bom senso sobre apresentar esses documentários para crianças e pessoas psicologicamente instáveis, que podem sofrer ao assistirem esse tipo de conteúdo.
Tanques de guerra: mobilidade mortal
Um documentário de 4 episódios de 1 hora sobre tanques é uma excelente forma de adentar os documentários sobre guerras, já que a maioria das pessoas simplesmente ignora o impacto e qual importância que esse tipo de armamento tem na guerra como a conhecemos hoje.
Conhecemos a história do primeiro tanque de guerra, a importância do tanque alemão Panzer e mais, como o tanque saiu dos campos de batalha e se tornou também um símbolo de poderio bélico e opressão do estado contra revoltas civis, onde cada vez mais o uso de blindados (basicamente miniaturas de tanque) vem sendo cada vez mais usados, chegando ao ocaso desse maquinário. Um documentário bem instigante, que nos leva a pensar sobre o futuro desse tipo de empreendimento.
Grandes momentos da segunda guerra em cores
Que a segunda guerra mundial foi cheia de grandiosos momentos, batalhas que hoje são narradas com o aspecto de lenda e muitas modificações sobre como conflitos aconteciam, não há dúvida alguma, mas curiosamente o fato de a maioria das imagens ser em preto e branco tirava um pouco da sensação de realidade para as gerações mais recentes.
Grandes momentos da segunda guerra em cores corrige essa questão, trazendo imagens que passaram pro processos de colorização, sem adulterar demais o registro original, sendo uma forma interessante de conhecer, com uma visão totalmente nova, os horrores que foram vivenciados nessa época.
O Dia D, Pearl Harbor, o Cerco a Stalingrado e até a temida bomba de Hiroshima ganham cores e se tornam mais reais em um dos documentários sobre guerras mais chocantes que você vai assistir na Netflix.
Os capacetes Brancos
Um documentário triste sobre um conflito que dificilmente verá seu fim tão cedo, Os capacetes brancos é sobre uma brigada improvisada de voluntários que auxilia vítimas de ataques aéreos na Síria. Apesar de ser um dos mais curtos dessa lista, é extremamente chocante porque fala menos sobre algo que já ocorreu e sim sobre algo que vem acontecendo atualmente.
Para quem quer uma visão melhor sobre os conflitos do oriente médio e o prejuízo humano envolvido, essa é uma excelente pedida!
Documentários sobre guerras são importantes?
Apesar de passarem longe do que chamamos de entretenimento, os documentários sobre guerras são importantíssimos e precisam existir, pois sem eles a história perde sua vivacidade.
Discutir a respeito da importância da manutenção da paz depois de ver o que a guerra é capaz de fazer é fundamental, então assista esses documentários sempre com o olhar crítico de quantas vidas foram destruídas nos conflitos