Ferramenta SEO Blog é um novo projeto que acabei de lançar oficialmente. O objetivo desse projeto é auxiliar os blogueiros a produzir conteúdo de qualidade, mas sem perder o foco no SEO, ou seja, conseguir um melhor posicionamento no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

Esse artigo foi publicado, originalmente, em 9 de abril de 2013.

O projeto é fruto da minha observação de que muitos blogueiros possuem excelente conteúdo, mas ele não aparece bem indexado nos mecanismos de pesquisa. A intenção é que os melhores escritores aprendam de maneira fácil e intuitiva a melhorar a indexação de seus artigos e assim melhorar a qualidade dos resultados nos mecanismos de pesquisa.

Importante: Se você utiliza WordPress.org, use o plugin Yoast SEO, que faz exatamente o mesmo, mas com mais recursos ainda.

Ferramenta SEO Blog

Nesse lançamento, o Ferramenta SEO Blog possui um ferramenta que irá lhe ajudar a analisar um artigo publicado, ou ainda melhor, um artigo que você ainda está escrevendo e quer torna-lo melhor indexado nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Outras ferramentas virão de acordo com a necessidade e sugestões dos blogueiros.

Como utilizar a ferramenta

Para utilizar a ferramenta, basta seguir os passos abaixo. Você tanto pode testar um artigo já publicado, quanto um que ainda está escrevendo.

1- Acesse http://ferramentaseoblog.com.br/

2- Em palavra chave em foco coloque a palavra chave ou long tail que pretende conseguir melhor posicionamento

3- Em título do artigo coloque o título de seu artigo

4- Em site/blog que o artigo será publicado coloque a url de seu blog, exemplo, https://gfsolucoes.net

5- Em meta descrição coloque uma descrição que diga o que é o seu artigo, sobre o que está falando

ferramenta seo blog

6- Agora copie o artigo que está escrevendo, completo, inclusive com imagens, se tiver e cole no espaço de texto, como mostrado abaixo

image

7- Depois que fizer isso, clique no botão OK, e aguarde o processamento

image

Agora é só analisar o resultado e o que precisa ser alterado pra melhorar a indexação de seu artigo nos mecanismos de pesquisa.

image

Assim que fizer qualquer mudança no texto, clique novamente em Ok e veja se as mudanças fizeram o efeito necessário.

Espero que tenha gostado da ferramenta e nos ajude a divulgar para o maior número de blogueiros possível. Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

78 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      1. OLa Gustavo, uma pena. Eu utilizava essa ferramenta e adorava. Qual o motivo de descontinuarem o projeto? Ajudava muito quem tem blog no blogger (meu caso).

        Abraços
        Thais

        1. Thais, o primeiro motivo era que necessitava de atualização e teria que investir dinheiro para isso. O segundo é que quase ninguém que usava, divulgava, o que fez o número de visitas ser muito pequeno.

  1. Incrível, faz tempos que busco uma ferramenta assim.Coloquei logo em prática no meu blog, passou de dificilmente vai ser encontrado para grandes chances de ser encontrado.Fiquei muito feliz, mas qdo fui fazer mais uma análise veio esta resposta: Esta conta foi suspensa.
    Entre em contato com o seu provedor de hospedagem para mais informações.

    É um produto pago?Inicialmente é só para vermos seu desempenho?

    Agradeço a atenção.

  2. Olá Gustavo chegui aqui por indicação da Eli (Encantada Home) e adorei todo esse conteúdo!
    A primeira coisa a fazer foi testar um post do blog pela ferramenta e me perdi mais ainda rsrsrs, porque não consegui interpretar as sugestões (ou melhor não sei os caminhos para aprimorar) por isso já estou tentando baixar os e-books e colocar a mão na massa!
    Obrigada por compartilhar tanta informação e dicas legais!

  3. Olá Gustavo,
    Achei seu link no Gerenciando Blog, ainda não conhecia a ferramenta.
    Fiz um teste com um post publicado ontem e a análise meu deu sugestções maravilhosas, adorei!
    Vou começar a usar e acompanhar o desempenho.
    Obrigada por partilhar, estou compartilhando esse link com os amigos.

    Abs

  4. Olá Gustavo, tudo bem?
    eu acho essa ferramenta incrível e muito útil. eu sempre a uso, porém hoje dia 29/04/2016 não estou conseguindo acessar o formulário. aparece uma outra página com fundo preto sem nenhum formulário. Está havendo algum problema? Aguardo sua resposta.

  5. Boa tarde Professor Gustavo? Eu estava aqui lendo esse artigo de 2013 e achei muito interessante, quero saber se está ferramenta ainda funciona ou é pode vir a ser prejudicial tendo em conta as atualização dos fatores de rankeamento do google. Agraço a opurtunidade de poder ler artigos que realmente agregam valor

  6. Olá Gustavo, muito bom o seu artigo, mas tenho algumas duvidas e me
    proponho a colocar o seu link ou banner no meu blog pela ajuda.
    Sinais vermelhos:1.fiz um teste e diz que a pal. Chave/frase não aparece na URL, mas ela aparece, o que pode estar havendo?
    2.no seu caso, diz que a pal.chave não aparece nos primeiros 150 caracteres, e “conta do twitter rackeada” aparece
    E em quais sites vc considera interessantes p/postar artigos? Devemos seguir o Alexa? Aguardo, obrigado

    1. Pode ser que esteja testando uma palavra com acentos, o sistema não reconhece mesmo.
      não entendi a parte do conta do twitter rackeada.
      Nos seus sites são os locais interessantes para postar artigos.
      Não sigo o Alexa há anos.
      Abraço.

      1. “conta do twitter rackeada”, foi usada no seu exemplo acima e o sistema diz que nao foi usada nos primeiros 150 caracteres do texto, e ela foi. No meu caso, escolhi a pal. chave “sistemadecotas”, o meu blog é: sistemasdecotas.blogspot.com e acusa que a pal.chave nao aparece na URL da pag., isso que nao entendi, obrigado

      2. desculpe Gustavo, eu digitei uma palavra com letras repetidas e nao percebi, aí o resultado tinha que dar errado mesmo, mas o aplicativo é otimo, um abraço

  7. Oi Gustavo
    Excelente o seu post, simplesmente uma ferramenta que está me ajudando muito. Agora gostaria de saber, se você tem algo parecido para quem faz vídeos para o youtube. Não sei se a informação procede, pois já ouvi falar que podemos usar o seo para o youtube também.

  8. Que ferramenta maravilhosa! Eu estou começando agora nesse mundo dos blogs e estava mesmo a procura de algo assim para me ajudar. Graças a ela, vi que cometia diversos erros e fiz um post muito mais certinho, usarei em todos os meus posts com toda certeza! Em breve farei também uma postagem explicando como funciona a ferramenta.

      1. O diferencial dessa ferramenta para o plugin Yoast é que esta nos dá uma avaliação mostrando as chances que o artigo tem de aparecer nas primeiras posições do Google. Muito útil.

  9. Excelente ferramenta ainda mais gratuita,estava usando uma paga e não estava dando resultados.Quando coloquei meu posts aqui para serem analisados vi que tinha muitos erros,e graças a sua ferramenta pude corrigir muitos erros a tempo.Vou fazer um post e ti ajudar a divulgar essa maravilhosa ferramenta.
    Obrigado

  10. Excepcional dica e já vou colocar em prática!
    Para um profissional de MMN não basta fazer um excelente negócio, deve ter também estratégias que possam alavancar seus negócios!
    Ótimo blog, parabéns e continue contribuindo com os blogueiros!

  11. Olá Gustavo,

    Ótima ideia, mais uma ferramenta para aprimorarmos a forma de otimização de nossos conteúdos. Passarei a utiliza-la frequentemente.

    Muito obrigado e abraços.

  12. Olá Gustavo!
    Meus parabéns!
    A ferramenta já me ajudou nas criações dos meus artigos!
    Queria pedir autorização para publicar um artigo no meu blog anunciando a ferramenta e como usar!

    Abraços,
    Eduardo Silva

  13. Olá Gustavo Freitas

    Parabéns é uma excelente ferramente. Estou usando a uma semana e os resultados começaram a aparecer. Pois meu blog passou a ter muito mais visitas. Gostaria também de saber se você não se importa de eu criar um artigo ensinando como usar esta ferramenta alem de direcionar o link para ferramentaseoblog, pois consegui fazer 33 pontos em quase todos meus artigos.

    Um grande Abraço

    José A. Dzielinski

  14. Olá Gustavo, não tive tempo de agradecer-lhe pela ferramenta SEO BLOG, ela é uma mão na roda, ajuda muito.
    De minha parte eu divulguei e estou utilizando, “principalmente em artigos sobre marketing”</b<, está meio corrido, mas eu vou divulgar mais esta maravilhosa ferramenta afinal como dizem, "É dando que se recebe."

    1. Viviane,
      agradeço muito se ajudar a divulgar, pois a ferramenta continuar no ar ou não vai depender muito da quantidade de blogueiros que a utilizem.
      abraço.

  15. Olá Gustavo,
    Que ferramente legal!
    Obrigada por disponibilizá-la para otimizarmos nossos artigos.
    Muito bom. Vou começar a utilizá-la agora!
    Grande abraço e uma ótima semana para você!
    Aurea

  16. Parabéns Gustavo, esta ferramenta é muito útil para quem deseja criar artigos otimizados e ter chances de aparecer nas buscas.

    Testei a ferramenta e está mais que aprovada. Consegui fazer 31 pontos de 33. Rs! Vou usar sempre para verificar a otimização.

    Abraço.

    1. Jordão,
      obrigado pelo comentário e pelo feedback da utilização.
      Espero que a ferramenta possa ser muito divulgada e alcançar uma grande parte da blogosfera nacional.
      Abraço.

  17. Muito bom Gustavo! Com certeza vou testar essa ferramenta é sempre bom quando um blogueiro não fica preso somente na plataforma WordPress (plugins), mas busca de alguma forma permitir o Blogger ter “seu espaço” e acaba adptando/desenvolvendo uma ferramenta para o mesmo fim…
    Abraço

  18. Parabéns pelo trabalho.
    Essa ferramenta é mais um passo importante para os profissionais BLOGUEIROS. Porque Blogar é uma arte e cada vez mais devemos nos atentar ao profissionalismo dessa categoria. Achei fantástico sua iniciativa. Já sou blogueiro há 4 anos e agora esse conteúdo vai fazer toda a diferença na minha vida e de meus blogs. Inclusive em nossos ganhos financeiros com o aumento da indexação.

    Obrigado só tenho a agradecer sua iniciativa.

  19. Olá Gustavo.

    Acabei de testar a ferramenta e é muito boa, eu gostei muito foi da avaliação das chances que um artigo tem de ser bem indexado nos mecanismos buscas.

    Abraços.

  20. Nossa muito bom , irei usar sempre essa ferramente nos meus post , e já espalhei essa incrível ferramentas aos meus amigos blogueiros , você esta de parabéns