Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Golpe online: SPC Brasil

Os golpes virtuais parecem que não terão uma solução simples. Mesmo com a gama de informação que prolifera na web a respeito desse tipo de golpe, que geralmente utiliza spam para propagar vírus e arquivos maliciosos, muitas pessoas ainda caem nesse tipo de farsa.


Em 2006 os prejuízos, somente nos Estados Unidos, foram de aproximadamente 2,8 bilhões de dólares, e esse número cresce a cada ano numa proporção assustadora. Por esse motivo, e pela inclusão digital que a cada dia coloca pessoas despreparadas para essa realidade virtual cruel diante de um computador, sempre que recebo um e-mail “manjado” desses procuro postar aqui no blog, considero essa minha contribuição para a diminuição do número de pessoas vítimas desse crime.

DSC02976
PhotoDropper em Portugues credito: jacobms

Recebi um e-mail (supostamente da empresa SPC Brasil), com mais um desses golpes. Esse é muito antigo, chega um e-mail pra você (sem seu nome geralmente), lhe informando de uma pendência financeira e que seu nome será submetido ao SPC se você não quitar o débito (lógico, tem um link pra clicar e ver a pendência) imediatamente. Para pessoas honestas e que desconhecem esse tipo de golpe, o primeiro impulso é clicar no link para buscar maiores informações desse débito que desconhece, e é nesse momento que algum tipo de programa é oferecido para download e instalação e seu computador é infectado por vírus, worms, trojan, cavalo-de-tróia ou algum outro tipo de código malicioso.

spcbrasil

O que fazer ao receber um e-mail com essas características suspeitas (mesmo que seja de um amigo em quem confia, é muito fácil falsificar um endereço de e-mail):

1. Você pode achar que o problema é somente seu e simplesmente deletar o e-mail.

2. Você pode ler esse post e descobrir com entrar em contato com a Linha Defensiva e ajudar a combater esse tipo de crime.

3. Divulgue a campanha do site antispam.br .

4. Se estiver desconfiado de algum programa ou arquivo que baixou utilize o site Vírus Total para averiguar se o arquivo é seguro ou não.

5. Mantenha seu antivírus atualizado e instale um anti spyware.

6. Repasse essas informações para seus contatos.

Gustavo Freitas
Segurança

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.