Como criar um gravatar e colocar no WordPress.

Maio é o mês de aniversário do GF Soluções. Esse ano o blog completa 5 anos. Posso dizer que esse feito não é para todos, já que grande parte dos blogs criados não passam de 90 dias.

Em comemoração aos 5 anos do GF Soluções vou republicar alguns artigos lá do início, alguns que pertenciam a um antigo site chamado GF Soluções e que, junto com outro blog no Blogger veio a ser o GF Soluções que existe hoje.

Esse artigo foi publicado originalmente no dia 26 de julho de 2008.

Hoje irei falar sobre o Gravatar, um serviço web 2.0 que possibilita aos internautas exibirem uma foto ou imagem ao lado de seus comentários em blogs (por enquanto só os com domínio próprio e desenvolvidos no wordpress) em que o serviço está ativado.

como criar um gravatar

Como já devem ter reparado (pelo menos os mais observadores) o GF Soluções está com uma nova funcionalidade nos comentários, agora quando você fizer algum comentário sua foto ou imagem cadastrada no Gravatar irá ser inserida junto com seu comentário.

Para quem ainda não sabe o que é um Gravatar e como ter um basta continuar a leitura e aprender a criar o seu.

Para quem está interessado em como ativar essa funcionalidade em seu blog wordpress 2.5 ou superior sugiro que leia o artigo do pBlog ou se tem uma versão anterior do wordpress ou não deseja utilizar plugins leia esse artigo mas se o que você quer é colocar seu Gravatar ao lado do post, como eu fiz, leia esse outro artigo do pBlog.

O que é Gravatar

Um Gravatar (Globally Recognized Avatar), segundo o site que gerencia o serviço,

“é simplesmente uma imagem avatar que você leva de um blog para outro e aparece ao lado de seu nome quando você comenta em blogs com Gravatar habilitado.”

Como criar um Gravatar

Acesse o site Gravatar e digite seu endereço de e-mail no campo E-mail (esse endereço de e-mail deverá ser utilizado nos blogs para que seu Gravatar apareça, é através do e-mail que o sistema vincula as fotos aos comentários). Clique em “Assinar” e aguarde um e-mail de confirmação. Após verificar o e-mail digite um nickname e uma senha.

Como fazer o upload de uma foto ou imagem

Clique em “My Account” –> “Add an image” e escolha de onde deseja importar a foto ou imagem:

  • My computers hard drive – Computador local.
  • An image on the internet – Imagem hospedada na internet.
  • Your wordpress.com avatar – O avatar de sua conta no wordpress.com.

Após inserir a foto clique em “Next” e aguarde o upload. Quando a foto aparecer, ela estará no tamanho “normal”, mas só irá aparecer o que está em destaque no quadrado tracejado. Com o mouse mova e redimensione o tracejado e observe ao lado as alterações. Agora clique em “Crop and Finish” e defina qual a classificação de seu Gravatar:

  • X – Imagem contendo sexo e/ou violência extrema.
  • R – Imagem obscena, nudez ou drogas.
  • PG – Imagem com gestos rudes, vestimenta provocante e/ou violência moderada.
  • G – Imagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de blog.

Cuidado ao escolher a classificação, seja bastante sincero ou poderá ter seus comentários bloqueados em alguns blogs, se sua imagem não pode aparecer em qualquer blog (ou seja, onde está claro que crianças, adolescentes e pessoas que não estão ali para ver cenas fortes ou de sexo) escolha outra classificação que não a G. Após escolher sua classificação clique em “Confirm”.

Agora você já possui um Gravatar, clique em “Check this Gravatar” e visualize como seu Gravatar irá aparecer nos blogs. Deixe um comentário nesse artigo para testar seu Gravatar!

Confira outros artigos interessantes

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

296 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Show de bola Gustavo! Muito obrigado pela ajuda. Estava sem saber como criar meu gravatar. Deu certo! Parabéns pelo post simples e direto. Sucesso…

  2. Obrigada amigo Gustavo Freitas. Faço parte do clubemarketingdigital.com e até agora estou satisfeita com sua ética profissional. (teste)

  3. Cadastrei minha foto no gravatar e apareceu a seguinte mensagem: “por favor, espere de 5 a 10 minutos para que as mudanças no avatar sejam efetivadas.”

  4. Nossa Gustavo, seus e-books estão me ajudando muito! Muito obrigada pelo trabalho maravilhoso que vc faz, já recomendo pra muita gente!!!

  5. Testando um, dois, três. Ebaaaa, está funcionando. Muito obrigada pelas dicas. Fazia tempo que tentava criar meu gravatar com foto,rs. Abraços,

  6. Olá Gustavo,

    Muita boa à explicação sobre o gravatar e acho muito importante todos os blogs terem esta ferramenta. Fiz o meu a pouco tempo e vamos ver se vai aparecer. Kkkk

    Sucesso e parabéns pelo aniversário do blog.

  7. Caro Gustavo Freitas,

    Tomei a liberdade de agregar sua informação mais a do Claudio Sanches num artigo com vídeo aula sobre o assunto, espero que não se importe.
    Fiz todas as referências possíveis de crédito aos criadores deste plugin.
    Estou começando, por isso se fiz algo de errado por favor me corrija ok.

    Até breve.

    1. Juliano,
      tentei acessar o artigo, mas aparece uma popup e não possui nenhuma funcionalidade de fechar (x). Uma pena, pois queria muito ler o artigo e conhecer o seu trabalho.
      Abraço.

  8. Caro Gustavo Freitas,
    Acompanho seu trabalho já há algum tempo só que sempre quietinho.
    Hoje com este artigo me ajudou muito a configurar a bio box no wp.

    Grato pela ajuda, e sucesso!

    Até breve.

  9. Olá Gustavo

    Muito bem lembrada sua recomendação.

    Agora aparece em meu site e é mais uma novidade que a gente passa a acompanhar e avaliar.

    Instalei também o commentluv.

    Vamos ver o resultado mais tarde.

  10. Muito obrigado por oferecer esse serviço. Parabéns! Boa idéia (ai… não consigo escrever sem acento… quando vejo, já foi…) pedir para testarmos o avatar nos comments!

  11. Obrigado pelo artigo.
    Ia escrever um tutorial passo-a-passo da criação do gravatar mas depois de ler este artigo vou simplesmente deixar o link deste artigo no meu blog.
    Parabéns,
    Abraço

  12. Estava “aprendendo” nos Blogs e deparei com a vossa webpage e sinceramente achei o máximo. Parabéns pelo teu trabalho, pois é prova da tua dedicação e com certeza, bastante trabalho e competência. Felicidades sempre!

  13. Obrigado! pelo esclarecimento,recebi um telegrama online,o texto dizia: você rercebeu um telegrama urgente;o e-mail era [email protected],fiquei desconfiada,abri outra janela e vim pesquisar,agora deletei,mais uma vez muito obrigado!Votos de muito sucesso.

  14. gostei muito da dicado gravatar – voltarei para buscar mais informação pois gostei muito de seu trabalho

  15. Alguém pode me ajudar?

    Eu Procurando como alterar o meu ícone na administração do meu site, eu cliquei em algo que bloqueia todos os gravatares, logo não consigo ver o meu nem o de ninguém.

    Podem me ajudar?

  16. Gustavo,você é superstar.Sério.
    Nunca vi um site com tanta coisa útil e ao mesmo interessante.
    É como se fosse jovem cheio de surpresas.
    Estou apaixonada!
    Abraços e cresça mais.
    Imaculada

  17. Da mais uma força ai gente , ainda não consegui, a foto nunca aparece.sempre seleciono bacana , mais depois só aparece uma minusculo quadrado e nãoa foto a ser cortada.valeu!

  18. ah outra duvida…
    como fazer para colocar aqueles trequinhos que brilham e que se mexem na pág. do blog?

  19. muito legal…seu blog é wordpress ?
    à tempos penso em ter um domínio próprio só pra ver o blog abri mais rápido (rs)
    mais chega de chorumelas.vc sabe se dá pra por um form de comment igual ao seu no blogger, bom pq imagino que o gravatar funfa somente neste tipo de formulários que são nesseçário por o e-mail.
    o gravatar seria uma imagem gráfica do imail(rs)??????????????

    nandoforfun Escreveu um post sobre… A.S.P.C Poços de Caldas

  20. BLZ ESSA DICA E TODAS AS OUTRAS, NO MEU BLOG APARECE QUANDO ALGUEM SEGUE !!

    WILL Escreveu um post sobre… LINDOS GATOS E CORPOS DE SUNGAS E CUECAS !! VONTADE DE TIRAR COM A BOCA PELA FRENTE OU POR TRAZ P FICAR BEM PERTINHO P DAR AQUELA CHUPADA E………..

  21. Ludmila,

    o recurso do gravatar no momento não pode ser utilizado no blogger, mas você pode utilizar o recurso nativo do blogger para mostrar imagens do perfil de quem está comentando. Basta entrar em configurações – comentários e em mostrar imagens de perfil nos comentários clicar em sim, depois clique em salvar configurações. Mas ai só aparece a imagem de quem tem uma conta no blogger.
    espero ter ajudado,
    um abraço,