O que são Feeds e qual a sua utilidade?

O que são Feeds? Se você ainda não sabe o que são Feeds (RSS, XML, ATOM), está no lugar certo, pois nesse artigo vou explicar o que são Feeds e como você pode utiliza-los pra acompanhar notícias pela internet de várias maneiras, inclusive no seu e-mail.

Se o que você procura é uma maneira de implementar os Feeds no seu blog, sugiro a leitura do e-book “Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa pra ganhar dinheiro com eles“.


Nesse artigo vou fugir de significados extensos ou explicações técnicas e procurar ser o mais objetivo e simples possível, afinal o artigo é voltado para pessoas que querem ler artigos utilizando feeds e não para profissionais que querem criar arquivos em formato de feeds (xml).

Entendendo o que são Feeds

Para você entender de maneira simples o que são feeds, vamos fazer uma comparação com o mundo real.

Quando você quer assistir um filme na TV, a primeira coisa que você faz é olhar os canais disponíveis até achar um filme que lhe agrade. Se você for assinante de TV a cabo ou tiver uma parabólica o número de canis disponíveis é maior e a tarefa será um pouco mais demorada e certamente você perderá algum conteúdo interessante por desconhecer que ele exista.

Para simplificar essa tarefa você pode solicitar a programação dos canais a sua operadora de TV a cabo e se programar, pois saberá que filme passará em determinado horário no canal tal.

o que são feeds

Na internet o universo de “canais” chega facilmente a centenas de milhares, o que torna a tarefa de visitar canal por canal em busca de notícias de seu interesse inviável. O que fazer então? Subscreva a “programação” dos sites/blogs que gosta e leia somente o que lhe interessa no momento, sem perder nenhuma notícia e tempo vagando pela web.

É nesse ponto que entram os Feeds (RSS, XML, ATOM), que em inglês quer dizer “alimentador” (tradução livre), pois ao subscrever os feeds de um determinado endereço, seja via e-mail ou leitor de Feeds, você será informado sempre que um novo post for publicado e poderá, ou não, ler esse post sem acessar o site/blog subscrito.

Agregador de Feeds

Para ler seus Feeds você precisa de um software que receba a alimentação vinda do site/blog. Existem vários gratuitos e de boa qualidade, e senão quiser instalar qualquer programa ainda pode utilizar o próprio Internet Explorer ou o Firefox. No link abaixo você encontra uma listagem dos principais agregadores para Linux, Windows e Mac.

Quando utilizava agregadores de feeds, gostava muito FeedReader, pois pode ser utilizado até mesmo em um pendrive, o que torna a leitura de Feeds muito mais interessante.

Feeds no e-mail para sua comodidade

Se o site ou blog que visito e me disponho a subscrever os seus Feeds possui a opção de receber por e-mail, não penso duas vezes, subscrevo por e-mail, pois acho mais prático e produtivo para mim. Se você também pensa assim e agora que sabe o que são feeds, talvez queira subscrever os feeds do GF Soluções.

Como Subscrever os Feeds do GF Soluções

Para subscrever os Feeds do blog, basta utilizar as opções abaixo. Se utiliza um agregador de Feeds clique em “Assine os Feeds” e insira a URL em seu agregador.

Assine os Feeds

Se preferir receber por e-mail basta digitar seu e-mail na caixa de texto e clicar em “Enviar”, fazer a verificação de letras que aparecerá e depois confirmar a inscrição através de um e-mail que será enviado para você.

Digite seu e-mail:
by FeedBurner

Espero que a explicação tenha sido o mais simples possível, pois o intuito era dar a conhecer esse elemento conhecido como Feeds e não se aprofundar em termos técnicos e avançados. Se gostou do blog, se trata de assuntos que lhe interessam, subscreva nossos Feeds, é inteiramente grátis.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

O que são Feeds e qual a sua utilidade?
Rate this post

33 thoughts on “O que são Feeds e qual a sua utilidade?”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.