Escrevi no GF Soluções o artigo “Porque seu blog tem poucos links de outros blogs?” onde analisei porque o GF Soluções e muitos outros blogs são tão pouco citados em artigos de outros blogs. Tentei entender os fatores que levavam os blogueiros a não linkar outros artigos que tinham um assunto relacionado ao seu artigo, sendo que essa prática enriquece a blogosfera, já que o conhecimento é sempre continuado. Depois de muito pensar e escrever o artigo cheguei a conclusão de que era necessário tomar uma atitude a esse respeito, lutar por uma mudança, mas ainda não sabia como.

Foi quando o Laurentino Mello me sugeriu a criação de uma campanha nesse sentido. O tempo me impediu de começar a planejar uma campanha, ou como prefiro aqui, um movimento (no sentido de sair do lugar, de mudar mesmo!), até essa semana.

movimento blogs unidos

Essa semana entrei em contato com o Rodrigo Marassi, do blog Design Tecnológico e o convidei para participar da idealização do movimento. Ele aceitou e começou a desenvolver os banners que serão utilizados na divulgação e ainda sugeriu o nome do movimento “Blogs Unidos”. Com o “Movimento Blogs Unidos” iniciamos o que espero ser um novo tempo na blogosfera, onde principalmente os iniciantes na arte de blogar possam ser instruídos a linkarem outros blogs para enriquecimento de seus artigos.

Como participar do movimento Blogs Unidos?

Para participar do movimento é simples.

1. se ainda não tem o costume de, ao escrever um artigo, procurar artigos pela blogosfera que tratem do assunto também, de uma maneira diferente da que tratou ou até mesmo que complemente ou inicie o assunto, comece a procurar e linkar dentro dos seus artigos.

2. ao escrever um artigo com links que enriqueçam seus textos, coloque no final do artigo a frase “esse artigo é participante do movimento blogs unidos”. nessa frase coloque um link para esse artigo para que outros blogueiros possam conhecer o movimento.

Ajude a divulgar o movimento blogs unidos, quanto mais ele ficar conhecido melhor para a blogosfera, você pode fazer de duas maneiras:

1. escreva um artigo falando sobre o movimento.
2. coloque um dos banners do movimento no seu blog.

O que o movimento Blogs Unidos não é?

Antes que alguns blogueiros desavisados comecem a colocar o link de seus blogs nos comentários desse post, um aviso. Esse espaço não é para divulgação de blogs nos comentários, o objetivo é conscientizar a blogosfera a exercitar o ato de linkar outros artigos interessantes. Por isso leia com atenção abaixo o que o Movimento Blogs Unidos não é:
não é:

1. troca de links e/ou banners.
2. Um concurso do melhor artigo sobre o movimento blogs unidos.
3. Um espaço para divulgação de blogs.
4. Uma crítica a blogueiros que não utilizam dessa funcionalidade em seus blogs.
5. Um movimento passageiro ou temporal.

Para incentivar a participação, não no movimento, mas na divulgação do movimento, reunimos alguns prêmios para sortear entre os blogueiros que auxiliarem na divulgação desse artigo e consequentemente da divulgação do movimento. Veja a relação de prêmios até o momento:

Para concorrer aos prêmios é muito simples, basta fazer uma das duas opções relacionadas abaixo:

1. Escreva um artigo sobre o tema e envie um trackback para esse artigo ou deixe um comentário com o link para o texto que você escreveu.

2. Coloque um dos banners do movimento em seu blog.

Atualização em 16 de Fevereiro de 2010

Devido aos problemas com formatação (típicos de códigos inseridos em artigos do wordpress) retirei todos os códigos para os banners e os coloquei num único arquivo de texto. Quem for aderir ao movimento e colocar o banner em seu blog basta abrir o arquivo clicando no link abaixo e escolher o código do banner que melhor se adapta a seu blog

códigos banner

Aconselho que leia o Guest Post do Alan Niemes escrito aqui no GF Soluções “A importância de se linkar outros blogs“.

Banners para divulgação :

Banner 468 x 60

Banner 250 x 250

Banner 125 x 125

Banner 120 x 60

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

153 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. muito boa iniciativa, parabéns vou diculgar o trabalho, através do banner em meu blog.
    em meu blog, publico vários artigos, alguns eu escrevo, outros eu colho em alguns websites. sou estudante de teologia terapeutica, e dou palestras em igrejas.
    considero meu blog uma forma de divulgar conhecimentos, fazer amizades, e contatos de palestras e seminários.

  2. Ola Gustavo publiquei uma materia praticamente na integra do seu artigo sobre uniao dos blogs… linkei devidamente, deicho aqui o link para verificaçao.. e a proposito ao ler algumas de suas materias sobre tecnicas seo peguei alguns trechos para editar algumas materias sobre seo caso nao se importe… se tiver algo que nao possa publicar favor me avise para remove-los da materia… deicho o link para verificaçao da campanha…
    http://ganhandomundo.blogspot.com/2010/11/campanha-blogs-unidos.html

  3. Oi MEUS AMIGOS DA BLOGOSFERA, lancei uma Campanha ♥FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ NESTE NATAL♥ , preciso de sua ajuda para disseminar essa idéia para o máximo de pessoas que puder, tenho certeza que assim faremos muitas crianças sorrirem neste Natal… Conto com você!!! O selo da campanha está no meu blog.

    COISAS DI KAROL

    http://coisasdikarol.blogsp

  4. Meu Caro Gustavo, faz algum tempo que venho pesquisando e pensando nesse assunto.
    Parabéns a vocês que tiveram essa idéia. Terei o maior prazer de participar.
    Já coloquei o banner no meu Blog, e em breve escreverei um post sobre o movimento.
    Gostaria de Saber se há outra premiação ou vai ser organizada outra premiação e me colocar a dispor caso necessário exista novo Prêmio para Oferecer um prêmio também de forma a divulgar o Movimento e Valorizar quem bloga sem utilizar de plágio e interage com a Blogosfera.

    Ah na minha opinião seria interessante Criar um Blog por Exemplo, que publicasse notícias e desse maior visibilidade ao Movimento, além de relacionar quem participa. O que acha?
    Bom fica meu E-Mail e qualquer novidade entre Em Contato.
    Um abraço.

    1. Cristiano,
      não haverá outra premiação, mas obrigado por oferecer.
      quanto a criar um blog exclusivo, seria muito interessante mesmo, mas no momento não posso me dedicar a escrever em nenhum outro projeto, estou na capacidade máxima…rs,
      abraço e sucesso.

      1. Pois eh eu Imagino.

        Na verdade a idéia era listar participantes e apresentar caso tivesse Alguma atualização. Apenas para localizar a galera. Mas nessa correria fica meio dificil.
        Então um Abraço e sucesso par ti tbm.
        Qualquer coisa “tamu ai”

  5. Parabens pelas dicas.

    São artigos sérios que trazem respeitabilidade ao autor ou sua obra.

    Sou cadastrado no GF Soluções e cofesso: aprendo muito a cada passo.

    Um abrço.

    Passe em meu blog e deixe algo, pois ele é parte do que vejo aqui em sua aulad.

    Adeval Marques

  6. Infelizmente há pouca “união” e muito copy paste de conteúdo. Há tempos que eu bato na tecla “conteúdo”, “conteúdo” e são poucos que oferecem! Será utopia minha? Bom, ao menos no Criativo e no GF, não!
    =)
    Marcus

  7. Olá Gustavo, Muito interessante este post.Tenho outras opiniões a respeito do assunto.É lógico que uma conscientização é de extrema importância, principalmente para as pessoas verem o qto é benéfico para o próprio blog o reconhecimento das fontes e a cadeia que gera mais tráfego.Mas ainda vejo por aí muitos blogs que copiam e colam matérias de outros blogs, sem reconhecimento, para tirarem proveito de créditos que não são seus.Quando vejo isto fico até decepcionada com o proprietário do blog!!!E tb existem aqueles que sem nenhuma maldade, talvez por ignorância do assunto fazem o mesmo!!!É uma pena, mas acredito que o tempo mostre a importância dos links para estes blogueiros desavisados.Grande abraço!!!

  8. Não estou conseguindo encontrar o HTML do banner. E não entendo muito disso. Tenho que salvar a imagem no computador e criar um HTLM sobre ela com o endereço dessa página?

    Parabéns pela iniciativa!

  9. Nãp estou conseguindo colocar o banner no meu blog, tentei varias vezes colocar no gadget na opção adicionar html de terceiros, não funciona, cai mais não abre o banner quando clico em cima dele sai a mensagem dizendo que este endereço não existe!! aguardo informaçoes de como colocar o banner!!!!! gostei da ideia!!

  10. Legal a iniciativa.acredito que muitos blogs não linkam para outros artigos porque tem medo de perder visitas para a concorrencia ou mesmo por nao fazerem buscas antes de escrever um novo post. É bom salientar na campanha que ao criar links para outras paginas, o artigo conta pontos de pagerank para o blog que o faz. Valew!
    .-= Felipe publicou o artigo Informações sobre o Botox – A Toxina botulínica =-.

  11. Estou dentro do movimento.
    Os textos que publico no http://www.mercadoglobal.info trazem sempre links para blogs e sites.
    Já coloquei o banner Blogs unidos (120×60) no MercadoGlobal e vou instalá-lo agora em cinco outros blogs que edito.
    Abraço.
    Parabéns.
    Conte comigo.
    .-= Antonio Carlos da Cunha publicou o artigo Racha EUA-Israel beneficia paz =-.

  12. Gustavo,
    quero participar,mas sinceramente ,por não dominar o assunto,estou perguntando o que devo fazer claramente ,falando para uma analfabeta.
    Li e entendi até onde podia,mas linkar não sei.Sei o que é link evidentemente,mas não sei o como.
    O que devo fazer primeiro?
    Peço-lhe responder ,porque ficar divulgado(meu recado) de nada adianta.

    Agradecida
    Mia Campos

    1. Imaculada,
      sempre que escrever um artigo, basta citar outros sites ou blogs no texto. para colocar o link, no wordpress, basta na área de edição do artigo, selecionar o texto onde se quer o link, clicar no símbolo de uma corrente (ou apertar ao mesmo tempo as teclas Alt+Shift+A) e preencher a url do site/blog e clicar em inserir.
      quanto as respostas que tem me cobrado, tenho respondido na medida de minha disponibilidade de tempo, mas grande parte tem retornado informando erro em sua caixa postal, favor verificar,
      um abraço.

  13. Gustavo, gostei muito da idéia e, portanto, criei o post com o fito de participar do movimento.

    Espero estar dentro dos padrões estipulados pelo GF Soluções.

    Douglas

  14. Gustavo,
    Belo movimento!
    Considero-me um atento observador da blogosfera desde os seus primordios. A partir de agosto/2007 iniciei o meu projeto Oficina de Gerencia. Só tenho tido alegrias desde então.
    O Movimento Blogs Unidos é um dos mais completos que tenho visto no sentido de enriquecer a blogosfera com o que há de melhor em ideias saudáveis e iniciativas com alta interatividade.
    Estou dentro! Já coloquei o banner e comprometo-me a divulgar os blogs unidos em todas as oportunidades que aparecerem.
    Parabéns!
    .-= Herbert publicou o artigo 24 de Fevereiro – O Brasil promulga sua primeira Constituição republicana (1891); Peron vence eleições presidencias na Argentina (1946) =-.

  15. Oi Gustavo,

    Parabéns pela iniciativa e oportunidade que o movimento irá oferecer à blogosfera. Com prazer estou participando através dos banners, colocados estrategicamente em meus formulários de indicação de links, nos sistemas 20 Minutos e Link-Me. No Blogs S/A o incluí na barra lateral da página principal.

    Espero poder estar contribuindo com a disseminação deste artigo para o maior número de blogueiros.

    Sucesso ao movimento!

    Abraços,
    Marcus Aragão

  16. Olá Gustavo
    Tentei inserir o banner nos meus blogs, mas infelizmente não aparece a imagem. Ao ler os comentários, constatei que outros blogueiros estão tendo o mesmo problema. Fiz como você orientou em resposta a um dos comentários, apaguei as aspas e as digitei novamente , mas não teve resultado. Você pode me ajudar com isso?
    Abraços
    .-= Elaine publicou o artigo Plano de Trabalho – Atividades Rítmicas e Expressivas =-.

  17. Olá Gustavo.

    Olha este problema com aspas vou tentar arrumar, pois não funcionou no meu Blog.
    De toda maneira coloquei o selo no post como figura. depois arrumo.

    Não cheguei a fazer um artigo sobre o assunto Blogs Unidos, mas salientei que o que dá importância de fato a esta idéia é que estarei dando mais informações ao meu público sobre o tema que estou tratando.

    Abraços.

    Roberto Lima
    .-= Roberto Lima publicou o artigo Blogs Unidos =-.

  18. Grande Gustavo, ainda estou analizando a proposta de migrar para a plataforma wordpress.org, como sou inciante na area ainda estou dando um tempo para poder melhor me habituar.
    Mais uma vez venho aqui para demonstrar meu apoio a esta camapnha que lembro bem quando começou no primeiro post e com os primeiros comentários.
    Valeu a iniciativa.
    Grande Abraço

  19. Interessante, saudavel, vamos ver se assim diminui um pouco o plagio. Tenho sido vitima fatal de varios plagios, apesar que todos os textos do meu blog são criados por mim noite afora. Aqui mais um que aderi a campanha e deseja que seja um SUCESSO. Onde pego o código do banner?
    .-= Eduardo publicou o artigo Cachorros adestramento =-.

  20. Olá Gustavo!
    Vou começar a fazer meu post, sobre as aspas, também tive o mesmo problema com o banner do meu blog. Descobri que é preciso copiar o código html que funcione direto para o html do post. E não usar mais a área visual, porque é quando você muda de uma área para outra que o wordpress pira com as aspas. Rs…
    Um abraço!
    .-= Sandra-Info-Macross publicou o artigo Promoção de aniversário Escola Dinheiro: mais de 2000€ em prêmios! =-.

  21. Grande ideia, Gustavo!
    Certamente irei promover o movimento no Análise Blogueira o mais breve possível.
    É muito interessante ver que pessoas como você estão trabalhando pesado para que a galera construa uma blogosfera cada vez melhor.
    Um grande abraço!
    .-= Alan Niemies publicou o artigo Concorra a R$5500,00 em prêmios com um único post! =-.

  22. Olá, Gustavo

    Fiz o mesmo que o Élly Dantas. Você tem certeza que colocou a imagem no diretório correto? Outra coisa: achei estranha a tag mce_src. Talvez o problema esteja nela.

    Abraços
    .-= Joao S Magalhães publicou o artigo Celebridades Fornecem Previsão do Tempo =-.

  23. Eu do blog Fernanda Lima Guria já estou participando deste movimento.
    O selo esta lá e espero que tenhamos resultados positivos.
    Ah e quero ser sorteada também!

    Abraços