Como recuperar a senha do wordpress.

Artigo publicado, originalmente, em 17 de outubro de 2008.

Como nosso mundo gira em torno de medidas de segurança como chaves para cadeados (no mundo real) e usuários e senhas (no mundo virtual), é muito fácil acontecer de criarmos senhas tão complexas (o que é altamente recomendável) que até nós nos esquecemos delas.

Se isso aconteceu com você ao acessar seu blog em WordPress, fique tranquilo, nem tudo nada está perdido. Você vai aprender como recuperar a senha do WordPress facilmente.

Antes de começar, informo que as dicas contidas nesse artigo foram retiradas do site WordPress.org, com tradução livre feita por mim. A utilização dessas dicas é somente em caso de esquecimento da senha e você deve usá-la por seu próprio risco (sempre quis escrever isso).

1- Envio automático por e-mail

como recuperar a senha do wordpress

A maneira mais simples e fácil de recuperar a senha perdida é acessar o endereço de login de seu blog.

Ganhar dinheiro com blog

Depois clique em “Lost your password”, digite seu e-mail cadastrado no painel administrativo de seu blog ou o username (usuário) utilizado para o login.

Será enviado um e-mail para sua conta com uma nova senha, ai basta você acessar o painel de controle e alterar a senha recebida.

Simples assim.

2- Redefinição de senha utilizando Script

Para esse método é necessário conhecer o usuário Administrador e ter acesso ao e-mail associado a essa conta.

Você irá utilizar um script php (não confunda com plugin, pois não é).

O primeiro passo é fazer o download WordPress Emergency Password Script.

Após o download descompacte o arquivo zipado e coloque-o na pasta raiz de seu wordpress.

No seu browser acesse http://seublog.com/emergency.php, substituindo as palavras em vermelho pelo endereço de seu blog.

Conforme as instruções, insira o nome do usuário administrador (normalmente admin) e a nova senha e, em seguida, clique em Opções de Atualização.

Uma mensagem é exibida notando a mudança de senha.

Um e-mail é enviado para o administrador do blog informando a mudança de senha.

Pronto, sua senha está alterada, agora exclua o arquivo emergency.php de seu blog, pois qualquer um pode entrar e alterar a senha assim como você fez.

3- Através do phpMyAdmin

Esse método é que achei mais complexo e o que farei somente em último caso, mas não é impossível de fazer.

O primeiro passo que indico aqui é fazer um backup de seu banco de dados para o caso de algo der errado, mas se seguir as dicas nada sairá errado, eu espero.

Acesse seu provedor e vá até o phpMyAdmin.

Faça o login no phpMyAdmin e acesse a base de dados. Na lista da base de dados (pode ter só uma ou várias, vai depender de quantas bases você tem) clique na referente ao blog que quer recuperar a senha.

Aparecerá todas as tabelas referentes a esse blog, procure pela tabela wp_users e clique no ícone estrutura (é o primeiro). Em user_login procure pelo ID referente a seu usuário e anote-o.

Volte para a tabela wp_users e procure no campo user_pass o número ID que você anotou.

Clique em editar e apague a senha existente (um monte de números e letras), e digite a nova senha normalmente, lembrando que ele fará distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Depois disso selecione MD5 no menu suspenso e dê ok.

Ufa! pronto sua nova senha está configurada.

Conclusão

Como pôde ver, é possível recuperar a senha do WordPress de 3 maneiras possíveis, espero que uma dessas possa lhe ajudar.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

43 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, alguém pode mim ajudar, eu estava usando o Plugins clef e então desativei a senha do meu WordPress e estava usando o celular com o Código, e sem querer tirei o clef do WordPress, e agora não estou conseguindo entrar no site o que fazer agora por favor……

  2. Oi, eu tenho dois blogs no wordpress, consegui recuperar uma delas. A outra não. Sempre q chega na caixa de “email ou usuário já aparece a que recuperei, nem me deixa continuar. Sabe como me ajudar ? Obrigada 🙂

  3. Estou com um problema que não sei como resolver.
    Assumi o blog de uma instituição, que antes era administrado por outra pessoa. Só que ele não reconhece mais o usuário e senha e não consigo redefinir, pois vai no e-mail do antigo administrador. Que diz toda vez que não recebeu.
    Porém, criamos um novo site e preciso tirar esse antigo do ar. Está causando muita confusão esses dois no ar, até porque o antigo está desatualizado.
    O que posso fazer nessa situação?
    Obrigada!

  4. Olá me de um help se puder… tenho um blog no wordpress.com e linkado no meu dominio. O blog esta no ar tudo certo, tenho instalado o app de administrador no meu smartphone e consigo administrar meu blog certinho… o problema e que o usuario e senha esta gravado em meu smartphone eu nao sei a senha e o email que foi cadastrado no wordpress.com nao tenho mais acesso para fazer recuperacao de senha. Como posso recuperar a senha ou alterar email e senha do administrador, ou incluir 1 administrador novo para que consiga administrar fora do smartphone, no meu PC por exemplo…

  5. Muito obrigado Gustavo, o meu WordPress é hospedado no Uol Host com windows, estava tendo problemas pois a primeira utilizando a recuperação de senha pelo email não deu certo, então tentei a segunda opção e foi minha salvação, muito obrigado de novo e parabéns pelo post e pelo site!!!

  6. Ola,

    Eu tentei usar isso mas uso hospedagem windows do UOL HOST …

    Emergency fica em looping infinito,

    Eu troco via banco de dados e o sistema simplesmente troca a senha por vontade propria

    Não tentem no uolhost hospedagem windows …. é muito ruim !~

    1. Marcos, o meu é uolhost com hospedagem windows e deu certo, de primeira, segui as orientações do wordpress.org e do gfsoluções.net e não tive nenhum problema de looping infinito.
      Mas espero que já tenha conseguido resolver o seu problema.

  7. Não sei o que houve. Ontem à noite trabalhei no blog sem problema. Hoje pela manhã, clicando a mesma senha de ontem, ele não aceitou.
    Testei outras que uso também, e nada!
    Segui a 1ª dica de Gustavo, mas não recebi nenhum contato. Não tenho conhecimento suficiente para a 2ª dica, nem para a 3ª. Não sei o que é nem onde fica a tal pasta-raiz do wordpress.
    Entrei no wordpress dia 20/09, ou seja, anteontem.
    Alguém me ajuda, por gentileza?

  8. Nossa! Achei o 3º mais fácil, e ai descobri que o problema foi ter digitado o nome de usuário errado no cadastro. Que lerda!

    Obrigada pelo artigo!

  9. Amigo

    sou pai do piloto Pedro Senna e cuido da parte do blog dele. Estou com um problema sério pois perdi a senha e o email que davam acesso ao blog dele pedrosenna.com.br

    Como faço para recuperar tudo pois o email que eu digitava acabei esquecendo bem como a senha, o email era [email protected] e´consta que não existe contas com este email.

    Tudo aconteceu quando desistalei o aplicativo do Facebook no wordpress.

    Precisava entrar em contato com o wordpress ou alguem que me ajuda-se.

    Agradeço.

  10. OI!
    Meu blog wordpress foi invadido. Você poderia me ajudar pelo amor de Deus?
    Escrevi um comentário em um dos posts e recebi notificação no e-mail para aprovar.
    Acho que só trocaram o usuário e senha.
    Me ajuda por favor.

    1. George,
      tente um desses 3 procedimentos. Se mesmo assim não conseguir entre em contato com o suporte de seu serviço de hospedagem, eles também podem “resetar” a senha pra você.
      Sucesso.

  11. oi, eu instalei um blog para um cliente mas o esquema de recuperar senha não ta funcionando, o que eu faço??? agora o cara perdeu a senha e não acha mais, fiz um teste me cadastrando ai tambem simulei esquecer a senha, e tentei recuperar colocando o email, o sistema ate fala conferir link por email para ativar a senha, mas não chega, o que será isso hem????