Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Seu blog será atingido pela atualização do Google Panda para o Português?

Hoje o Google lançou, oficialmente, a atualização de seu algoritmo de pesquisas, mais conhecido como Panda, para vários idiomas (antes era somente para o inglês), incluindo o Português.

Não sabe ainda o que é o Google Panda? Então leia alguns artigos a respeito:


No artigo High-quality sites algorithm launched in additional languages publicado no blog Google Webmasters Central Blog, Amit Singhal anuncia o lançamento do Panda em várias línguas e explica o que o Google espera com essa atualização. Confira um trecho do artigo traduzido.

Durante meses temos estado focados em tentar retornar sites de alta qualidade para os nossos utilizadores. No início deste ano foi lançado o “Panda” essencialmente para pesquisas em Inglês a nível global. Hoje damos continuidade a esse esforço lançando as nossas melhorias algorítmicas em diferentes idiomas. Os nossos dados científicos de avaliação demonstram que esta mudança melhora a qualidade das pesquisas em geral, e a reação ao Panda tem sido bastante positiva por parte dos nossos utilizadores.

Para a maioria dos idiomas, esta mudança impacta entre 6-9% das pesquisas de uma forma mais visível. Valor distintamente mais baixo que o do lançamento inicial do Panda, que afetou cerca de 12% das pesquisas em Inglês de um modo visível. Estas novas mudanças afetam todos os idiomas exceto Chinês, Japonês e Coreano, onde continuamos a testar melhorias.

Kung-Fu-Panda

Se você notar, nos próximos dias, que seu blog está perdendo visitas provenientes do Google, pode ser um indício de que seu blog foi considerado com conteúdo de baixa qualidade para determinadas pesquisas.

Por outro lado, se você notar que seu blog teve um aumento de visitas provenientes do Google, isso pode significar também que seu blog foi afetado pelo Panda, mas de maneira positiva, ou seja, artigos que estavam em posição melhor que você, foram considerados de baixa qualidade enquanto seu artigo foi considerado de alta qualidade.

Só nos resta agora esperar para analisar as estatísticas de nossos blogs e começar a contabilizar o lucro ou o prejuízo. Já li alguns relatos de blogueiros (com conteúdo em inglês) que foram prejudicados pelo Panda mesmo tendo um conteúdo único e de qualidade.

E você, já percebeu alguma diferença em seu blog nos resultados de pesquisa para suas principais palavras-chave? Deixe seu comentário.

Crédito da imagem: Free icon download

Gustavo Freitas
dicas blog

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.