O Spam é uma praga da qual não conseguiremos, com as ferramentas que dispomos no momento, nos livrar totalmente.
O que é Splog?
Não fosse o suficiente ter nossas caixas de e-mail inundadas por spams, surge, em meados de 2003 o Splog (Spam + Blog), ou seja, um blog que tem como objetivo principal inundar a blogosfera com suas propagandas com os mesmos objetivos do spam, ganhar dinheiro com publicidade ou com a instalação de códigos maliciosos nas máquinas dos leitores.
Em 2005 o Splog se tornou um termo popular e hoje estima-se que 20% dos blogs registrados no blogger são splogs (leia mais sobre splog no Blogger) e na tentativa de barrar esse crescimento o site colocou na barra superior a opção de “sinalizar blog”, quando acharmos que ele se trata dessa prática.
Segundo a Revista Wired, em Setembro de 2006, cerca de 56% de todos os blog escritos em língua inglesa são splogs (um número preocupante para a blogosfera). Devido a esse crescimento assustador, surgiram sites com a finalidade de rastrear e catalogar esse tipo de praga. O Splogspot é um site simples que cataloga os splogs pela rede automaticamente e também recebe denúnicas de supostos splogs e os avalia, ele possui uma página para que possamos submeter possíveis splogs. O SplogReporter funciona da mesma maneira.
um exemplo de splog, às vezes não intencional, pode ser lido nesse artigo do Lucrando na Rede. E você já passou por isso, ou conhece algum Splog?