Tutorial: Como redirecionar um blog do WordPress.com

Hoje entrou no ar o blog O Gestor, do amigo Luis Marcos Leite. Esse blog foi desenvolvido pela minha empresa, a GF Soluções, e me trouxe um desafio novo, pelo qual ainda não tinha passado na prática, mas tinha o conhecimento teórico para executar. O Gestor já existia, na plataforma WordPress.com e surgiu a necessidade de redirecionar os visitantes e a indexação dos artigos nos mecanismos de busca para o novo blog, que está na plataforma WordPress.org.

Nesse artigo vou mostrar como fiz o procedimento, para que se você tiver uma necessidade parecida, possa fazer também com toda tranquilidade necessária numa migração de conteúdo entre blogs. Antes apresento a vocês o novo O Gestor. O Luis Marcos Leite fez um artigo de apresentação e o convido a ler e, para os que ainda não conhecem, conhecer essa pessoa maravilhosa e competente que é o Luis http://ogestor.eti.br/o-gestor-top-100-melhores-blogs-de-tecnologia-do-brasil/.


 

Siga os passos abaixo para redirecionar seu blog do WordPress.com para qualquer url que quiser:

1- Acesse a área administrativa do wordpress.com

2- Clique no menu vertical Melhorias e depois em Melhorias, como na imagem abaixo.

 

3- Na página que se abriu clique em Buy Now na opção Site Redirect, como na imagem abaixo. Como pode ver, você terá que pagar o valor de 12 dólares anuais para manter esse redirecionamento, que garante todo o trabalho de SEO que já tenho feito em seu blog, como também os links que já recebe de outros blogs.

Tutorial: Como redirecionar um blog do WordPress.com

 

4- Na próxima tela coloque a url para onde deseja que os visitantes do wordpress.com sejam redirecionados (não coloque o http://, pois será preenchido automaticamente) e clique em Redirect to this URL.

 

5- Na próxima tela, se tudo estiver correto, clique em Yes, redirect it! se quiser acertar a URL clique em No, return to previous screen e acerte a URL.

 

6- Agora irá abrir a tela abaixo, informando o serviço que está adquirindo e solicitando a forma de pagamento. Escolha a que melhor se adequa a sua situação e efetue o pagamento.

 

7- Escolhi efetuar o pagamento via Paypal, então selecionei essa opção e fui redirecionado para o site do Paypal. Lá efetuei o pagamento e fui redirecionado para o wordpress.com novamente e recebi a tela abaixo. Clique em Sim – Completar minha compra via PayPal.

 

8- Pronto, seu blog no WordPress.com já estará sendo redirecionado, é automático, no mesmo instante, pelo menos foi pagando com o PayPal.

Seguindo esses passos você conseguirá redirecionar seu blog antigo para o novo, tranquilamente. Esse é um serviço novo, que o WordPress.com anunciou há poucos meses e do qual já havia falado supercialmente no artigo Como redirecionar um blog do WordPress.com para o WordPress.org.

E você, o que achou dessa funcionalidade do WordPress.com? Já conhecia? Seria interessante que o Blogspot tivesse algo parecido não é mesmo? Até a próxima!

Tutorial: Como redirecionar um blog do WordPress.com
Rate this post

11 thoughts on “Tutorial: Como redirecionar um blog do WordPress.com”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.