Twitcam: Stream Live no Twitter

Todos os dias surgem milhares de pequenos e grandes aplicativos web 2.0 para o Twitter.

A maioria quase não tem utilidade e foi criado para atender alguma necessidade específica do seu programador.


Mas vez ou outra encontramos aplicativos que podem ser muito úteis para alguns objetivos específicos.

O Twitcam é um desses aplicativos.

twitcam

O Twitcam é um aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo que se integra perfeitamente ao Twitter. Com ele você só precisa ligar sua webcam e começar a transmitir vídeo para seus seguidores. Ele suporta até 100.000 telespectadores. Veja como é simples utilizar o serviço.

    1. Ligue sua webcam.
    2. Acesse o site http://twitcam.com/.
    3. Faça o login com seu usuário e senha do Twitter na parte de cima e clique em “Login with Twitter”.
    4. Abrirá então sua página de perfil no Twitcam e você verá uma página como essa embaixo.

twitcam

  1. Clique em “Broadcast Live” e será aberta o chat ao vivo.
  2. Para utilizar é necessário permitir acesso as configurações de áudio e vídeo, basta clicar em “permitir” para autorizar o acesso do Adobe Flash (se não aparecer é porque você não tem o Adobe Flash, então clique aqui para baixar)
  3. Agora basta digitar uma mensagem convidando seus seguidores a verem sua transmissão, digite o texto e clique em “Broadcast & Tweet” e pronto.
  4. Você ainda pode clicar em “Starting Chatting” e criar um chat com seus amigos e seguidores.

Afinal qual a utilidade do Twitcam?

Uma das utilidades que visualizei nesse primeiro contato que estou tendo com o Twitcam é dentro da área de blogueiro. Eu posso utilizá-la para falar sobre um assunto, ao vivo, enquanto meus seguidores, principalmente os blogueiros, podem ir opinando, perguntando, debatendo pelo chat e eu vou respondendo essas questões. Vislumbro uma gama de oportunidades e utilidades para essa ferramenta.

Uma sugestão do Carlos Boock é utilizar o Twitcam para ensinar alunos. Eu considero excelente, pois pode ser feito por exemplo, um tira dúvidas, onde os alunos vão questionando via chat e o professor vai respondendo as questões mais interessantes.

Vou continuar testando o serviço. Sugiro que leia também alguns artigos que pesquisei durante esse artigo e que, por abordarem o assunto de outra maneira, pode lhe ajudar:

Encontrei outro serviço muito parecido, mas não testei, o Camtweet pois ele está aberto apenas para convidados nesse momento.

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”

Twitcam: Stream Live no Twitter
Rate this post

20 thoughts on “Twitcam: Stream Live no Twitter”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.