Você sabia que existe, no Brasil, um Museu do Computador?

Você sabia que existe, no Brasil, um Museu do Computador? O Museu do Computador conta a história do computador e da informática.

Sobre o museu do computador

O Museu do Computador foi idealizado pelo curador José Carlos Valle que tem ampla experiência com a informática desde da década de 60. Valle como é conhecido começou a se interessar por calculadoras mecânicas na década de 60 e trabalhou na manutenção de várias marcas de calculadoras na mesma década. Na década de 70 trabalhou na Philips e Ecodata com diversos computadores. Na década de 80 em 1982 abriu a primeira empresa especializada na manutenção de computadores no Brasil a Dataroad. Seguiu até os anos 90 quando a Dataroad fechou com o “boom” dos pc’s no Brasil.

Já na década de 90 abriu a primeira empresa de manutenção de notebooks em 1992 a 3Tech que funcionou até 1997 e a partir dai o Museu do Computador começa a nascer. Quando estava na feira de computadores Comdex de 1998 percebeu que a memória estava sendo perdida, tudo que ele havia vivenciado no passado não estava sendo preservado foi então que teve a ideia de montar o Museu do Computador. (Site museu do computador).

museu do computador e informatica

Para quem ainda não conhece, o Museu do Computador, retrata a história do computador, telefone e tudo mais que esteja envolvido em tecnologia, desde a criação, com aparelhos antigos para conhecer mais da história dessa reviravolta da humanidade.

O museu possui uma sede física (mas no momento não está aberto a visitação), mas tudo pode ser visto também pela internet. Ele também faz exposições itinerantes.

O museu ainda recebe doações de equipamentos antigos, que podemos considerar como lixo eletrônico, mas que no museu será muito útil e valioso. No link abaixo você fica sabendo como fazer sua doação.

E você, já conhecia o Museu do Computador? Deixe seu comentário.

Você sabia que existe, no Brasil, um Museu do Computador?
Rate this post

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: https://gfsolucoes.net

5 Comentários

  1. Olá Gustavo Freitas,

    Muito interessante o artigo, pois é muito bom a preservação da história assim como o José Carlos Valle fez. Apesar de ter aberto algumas lojas de manutenção e não ter dado certo, ele decidiu montar um museu e assim ajudar as pessoas a conhecerem.

    • Cleiton,
      que bom que gostou do artigo e do projeto. Espero que possa ajudar também a divulgar.
      abraço.

  2. Nossa, vocês divulgam algo que não está em funcionamento, veja site do museu em “Visitação”, o recado que aparece:
    “O Museu do Computador não está mais localizado na Santa Ifigênia, estamos procurando outro local para expor nossas peças, em breve mais informações. Caso queira levar o Museu do Computador para sua cidade favor entrar em contato sobre eventos itinerantes. Contato: curador@museudocomputador.com.br

    • Silvia,
      eu fico impressionado como as pessoas não leem as informações de maneira correta, veja o que escrevi.
      “O museu possui uma sede física (mas no momento não está aberto a visitação), mas tudo pode ser visto também pela internet. Ele também faz exposições itinerantes.”

      Abraço.

Deixe uma resposta