Que tal criar um livro de conteúdo aberto? Ou ler vários grátis?

Que tal criar um livro de conteúdo aberto? Ou ler vários grátis? Então preste atenção nesse artigo, pois vou te apresentar a Wikilivros.

Pensando em escrever um livro de conteúdo aberto? Ou quem sabe participar no desenvolvimento de um livro que já está sendo produzido nesse formato?


Na Wikilivros você pode criar ou editar livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. Existem nesse momento mais de 6.800 módulos em mais de 490 livros, ou Wikilivros como são chamados.

A Wikilivros (do inglês Wikibooks) é um ambiente wiki dedicado ao desenvolvimento e disseminação livre de livros e textos didáticos de conteúdo aberto. Ela é um projeto da Wikimedia Foudation e sua versão em português conta, no momento, com mais de 6800 módulos de livros. O projeto teve início em língua inglesa, no dia 10 de julho de 2003. Cerca de um ano depois, em 22 de julho de 2004, foi criada uma wiki própria para oferecer os trabalhos em língua portuguesa. Atualmente (Novembro de 2012) estão a disposição 6 873 módulos de texto, distribuídos em cerca de 491 livros. Se quiser conhecê-los, pode consultar nossa biblioteca!

livros gratis wikilivros

Quer criar um livro no estilo wiki ou descobrir quais livros estão disponíveis para leitura? Então coloque em prática a colaboração em massa.

Como criar um Wikilivro

Se você quer criar um Wikilivro o primeiro passo é acessar o link abaixo e ler todo o conteúdo e depois seguir as orientações.

Como ler um Wikilivro

Se o que procura são os livros, para encontrá-los basta acessar o menu Biblioteca clicando no link abaixo e escolher o livro que deseja ler. No Menu Biblioteca você fica sabendo quais livros estão disponíveis para leitura e ainda pode verificar se aquela sua ideia para publicação de um livro no estilo wiki já foi utilizada por alguém. Se já tiver sido coloque a mão na massa e auxilie na tarefa. Senão comece agora mesmo a trabalhar em seu livro wiki.

Sugestão de Wikilivros

Veja alguns exemplos de livros interessantes para blogueiros, programadores e profissionais de Tecnologia da Informação (TI):

Já conhecia o Wikilivros? O que achou da ideia? Deixe seu comentário.

Que tal criar um livro de conteúdo aberto? Ou ler vários grátis?
Rate this post

5 thoughts on “Que tal criar um livro de conteúdo aberto? Ou ler vários grátis?”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.