5 razões pela qual seu contador de assinantes RSS está estagnado

Esse é um guest-post escrito por @Monthiel. Ele escreve sobre assuntos diversos e principalmente dicas para blogueiros iniciantes no Blog do Monthiel. Quer escrever um Guest Post para o GF Soluções, então veja como aqui.

Não existe nada nesse mundo nada mais gratificante para um blogueiro do que ver o número de seus assinantes RSS aumentando gradativamente. É muito bom saber que um monte de gente gosta de seu conteúdo, de seu blog, de seu modo de pensar, do modo como escreve, etc. Existem diversas outras métricas que um blogueiro deve alcançar, mas acho que o que mais levanta nosso EGO é a quantidade de assinantes do feed do blog.

Se você não está conseguindo aumentar essa quantidade, e seu seu contador de assinantes RSS parece estar quebrado há 5 razões pelo qual isso está acontecendo. Vamos a elas:

linked 2.3.09
Creative Commons License photo credit: SoulRider_222

1) Você não tem linkado o suficiente

Esse é um dos fatores que diferencia os blogs dos sites convecionais. É o que faz o seu blog crescer e se elevar para o próximo level em questão de meses. Se você não tem linkado com frequência, em cada artigo, está perdendo muitos visitantes, e consequetemente muitos assinantes. Não deixe de linkar outros blogs em seus artigos. Mostre que você se importa com eles e que os lê. Faça networking. Por que na blogosfera, esse é um dos fatores mais importantes a se pensar, e manter.

2) O nicho de seu blog é muito restrito

O assunto que você escolheu para seu blog pode ser um problema. Ou seja, tem pouco conteúdo a esmiuçar, ou pior ainda, já existem muitos outros blogs que o fazem muito bem. Nesse caso, o melhor a fazer é diversificar mais o seu nicho. Ache sub-nichos e passe a escrever sobre eles. Eu tive um aumento significante de visitas em meu blog depois que passei a abordar diversos assuntos, sub-assuntos. Não há necessidade de você fugir do tema principal do seu blog, mas dentro desse tema, existem diversos sub-temas que podem ser abordados. Pense nisso.

3) Você não escreve para outros blogs

Recentemente escrevi uma série de posts em meu blog sobre o assunto guest-post. Acho que essa é a melhor estratégia que você pode seguir. Escrever para outros blogs aumenta significantemente a quantidade de visitas a seu blog, trazendo assim mais assinantes. Não deixe de conhecer a série em questão. Veja quais as vantagens dos guest-posts, como ser um guest-blogger, e como convidar outros blogueiros a escrever para seu blog. Aprecie essa técnica, ela lhe trará ótimos frutos e, pode apostar, seu contador de assinantes irá enlouquecer.

4) Você não tem uma estratégia

Você tem um propósito para seu blog? Já definiu metas e tentou cumprí-las? Como? Te peguei né? Aposto que você não tem nenhuma estratégia para seu blog. E se não tem, lhe digo: Faça planos, defina metas, se esforçe e procure formas e formas de conseguir atingi-las. Uma boa, por exemplo, seria: Essa semana quero aumentar 50 assinantes RSS. Não importa o que pense ou o que faça, procure jeitos de conseguir atingir sua meta. Faça disso um desafio pessoal para você.

5) O Design de seu blog é muito feio

Eu já falei disso em outra ocasião. Não adianta você ter um conteúdo bom, se o seu blog é totalmente feio, esquisito, sem combinação de cores, sem padrão, com um monte de balelas, etc. Tente dar uma limpada no seu blog. Deixe o mais clean possível. Defina bem a área para os artigos, a sidebar, o rodapé e o topo da página. Já conheci blogs que eu não sabia nem mesmo onde terminava o topo e começava a seção de artigos, nem onde começava o rodapé. Não preciso dizer que não volto mais lá, né? Portanto, meu amigo, se seu blog é feio e confuso, faça um redesign nele urgente. Assim você aumentará gradativamente a quantidade de visitas e assinantes.

Conclusão

É isso pessoas. Esses são os percalços que podem estar impedindo o aumento do contador de assinantes de RSS de seu blog. Elimine os problemas sequencialmente. Ou seja, link bastante; expanda o nicho de seu blog, entrando em sub-nichos; faça guest-posts para outros blogs; defina uma estratégia, uma meta e tente cumprir; e, por último e não menos importante, faça um redesign para seu blog. Com essas dicas, posso lhe garantir, o sucesso será uma consequência.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. @Etevaldo – essa contagem de feeds é muito discutida pela blogosfera e na verdade ninguém sabe porque essa variação. mas fique tranquilo, isso acontece com todo mundo então não é um problema dos seus feeds,
      um abraço.

    2. Olha, meu amigo, vim aqui tentando encontrar uma solução para o seguinte problema: porque o FeedCounter não soma os assinantes?

      Eu por exemplo nunca deixei de assinar um Feed, e duvido que o pessoal deixe de assinar também. Então meu counter um dia está em 90, noutro em 100, daí volta para 90.

      Sabes me explicar o porque disso?

      Um abraço.

    3. CAMISAS PERSONALIZADAS SEVEN

      Suas dicas são otimas, mas não consegui colocar o banner no cabeçalho

    4. Muito boa as dicas, vou verificar se isto acontece comigo.

      Abraço

      Geraldo Escreveu um post sobre… Atualize o Seu Navegador

    5. Rodrigo

      Boas dicas, muito consistente e realista.Vale apena colocar em prática com atenção.

      Até mais.

      Rodrigo Escreveu um post sobre… Britney Spears: Novo videoclipe para música censurada nas rádios americanas.

    6. Marcos Silvestre

      Valeu cara pela dica!

    7. @Mairo – Que bom que gostou do post e que abriu explanei um pouco sobre planejamento. Ponha em prática e verás o quanto é satisfatório.

      @Cilene – Concordo contigo, em partes. Realmente a população assinantes de feeds, 90% são outros blogueiros. Por isso é bom ter uma página explicativa sobre o que é e por qual motivo ele(a) deve assiná-lo.

      Abraços e sucesso!
      Monthiel

      Monthiel Escreveu um post sobre… BBB9: Big Brother Brasil – Eu nao assisto. Algum problema?

    8. O problema E que no Brasil so outros blogueiros assinam feed.O povo nem sabe o que E isso; nao sabe como assinar, nao sabe como desassinar e etc

      cilene Escreveu um post sobre… Meninas norueguesas compram demais e esperam achar um homem para pagar as contas

    9. Gustavo. Obrigado pela oportunidade e espero que o post atinja seus objetivos.

      Abraços e sucesso.
      Monthiel

    Deixe uma resposta