Como instalar um antivirus no pendrive fácil

Como instalar um antivirus no pendrive.

Você já imaginou poder levar seu antivírus com você, para onde for? Com o avanço da tecnologia de armazenamento e a queda nos preços, o pendrive se tornou uma maneira barata e cômoda de transportar arquivos e programas favoritos. Com o antivírus ClamWinPortable 0.93.1 (compatível com Windows 98/Me/2000/XP/2003), baseado no antivírus de código aberto de mesmo nome, e que é conhecido por ser simples de utilizar e consumir poucos recursos do sistema é possível realizar essa façanha.

Esse programa também pode ser instalado num cd (o site oficial ensina como fazer essa proeza), embora percamos a capacidade de atualizarmos o banco de dados constantemente, mais pode ser útil numa emergência. A escolha desse antivírus se deu por vários fatores entre eles: código aberto (você pode baixar o código fonte e fazer alterações no programa), mais de 2.500 milhões downloads só no site oficial do programa, atualizações constantes e grande preocupação com correção de bugs.

Como instalar um antivirus no pendrive

  1. Faça o download aqui e salve no disco rígido do computador
  2. Quando terminar o download, abra a pasta em que salvou o programa e de dois cliques no instalador – Next – Browse (escolha a letra correspondente ao pendrive ou outro dispositivo portátil compatível) e dê Ok – depois Install
  3. A instalação dará início, o tempo gasto dependerá da velocidade de sua porta USB e seu dispositivo
  4. Ao término da instalação clique em Finish

antivirus no pendrive

Como utilizar o ClanWin no pendrive

Abra o pen drive e localize a pasta ClamWinPortable, dentro dela clique no aplicativo ClamWinPortable e abrirá uma tela perguntando se deseja atualizar as definições da base de dados, clique em Sim e aguarde o programa baixar as atualizações (como é a primeira vez pode demorar alguns minutos). Nas próximas vezes em que quiser atualizar o programa clique em Tools – Download Virus Database Update e aguarde o programa procurar por atualizações.

antivirus pendrive

Após a conclusão da atualização o antivírus abrirá a tela principal. A partir daqui é como utilizar um antivírus comum (instalado no HD). Selecione a unidade que deseja scanear e clique em File – Scan Files. Se quiser scanear apenas os programas residentes na memória do computador clique em File – Scan Memory.

Conclusão

A grande utilidade desse programa, em minha opinião, é poder levar um antivírus atualizado a computadores que não possuem antivírus ou que não tem acesso à internet para serem atualizados. Dessa forma ao copiar um arquivo desse computador para seu dispositivo móvel você pode examiná-lo antes para saber se contem algum arquivo malicioso. Esse portable não substitui o seu programa antivírus instalado em sua máquina.

Update em 08 de Abril de 2009

Se o problema é com o autorun.inf leia o artigo abaixo e resolva seu problema em definitivo.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

65 Comentários

  1. Eu sugiro o BAV, que é 100% grátis (acredite, sem aquele tempo de experiência e enganação). Ele revisa o pendrive toda vez que você coloca no PC. Show de bola! Não tive mais problemas com o meu pendrive… Peguei o link pra facilitar: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt Esse dá pra usar de boa.

  2. Marcelo Pinto

    Muito obrigado pela dica.
    Fantastico.
    Abraços

  3. Renan ottersbach

    tenho um virus no meu pen drive, não sei aonde e nao consigo tirar. se crio pastas aparecem um monte de arquivos e pastas com nomes estranhos. que não consigo excluir. se passo musicas imagens e videos para o pen drive quase tudo fica corrompido, ~já formatei de varios jeitos e esse virus não saiu.como faço para tirar esse virus?

    • Olair

      Vá em Meu Computador,click com o botão direito em seu pendriver,vá em propriedade, depois em ferramentas, vá na opção verificar erros e seleciona verificar agora, mande corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente, e iniciar, depois seleciona a outra opção procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los e iniciar… sempre fiz assim e funcionou. Beleza, depois me diga como ficou.

  4. MIGUEL SANTANA

    GOSTEI DAS DICAS MAS SERA Q DEVO CONFIAR
    GOSTARIA Q ME ENVIACEM TODOS OS PASSOS DE INSTALAÇAO NO MEU IMAIL PARA Q EU NAO ME ENGANO OU CRIO DUVIDAS .AGRADECERIA ,M.SANTANA DE ANGOLA.

  5. Andressa

    depois qe tiver instalado e atualizado, comno devo proceder ao utilizar o pendrive no computador?desde já agradeço a atenção

  6. breno

    E esse antivirus é bom ?? é confiavel??… acho qw vou baixar ! flw

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge