Nesse artigo vou falar sobre a Ask.fm, rede social de perguntas e respostas no estilo do Formspring.
Não conheço estatísticas a respeito, mas todos os meses devem ser criadas, mundo afora, várias redes sociais. Alguma irão se tornar apenas mais uma e não chegarão ao conhecimento da grande maioria da população, outras são criadas para nichos específicos e também não chegarão ao conhecimento de todos, mas serão um sucesso nos nichos para os quais estão focadas, como exemplo cito o Skoob, que é voltado ao nicho de livros e afins. Algumas (pouquíssimas) mesmo chegarão a ser um sucesso para qualquer tipo de pessoa, como já foi o Orkut aqui no Brasil e o Facebook em todo o mundo.
- Skoob: A rede social para quem gosta de ler – GF Notícias
- Como criar um perfil na rede social de livros Skoob
Como disse no início, é uma rede social no estilo Formspring. O Formspring foi uma sensação quando lançado, mas perdeu muito espaço, o que é terrível para uma rede social, mas nos últimos meses tem se mostrado ainda com fôlego e lançado algumas novidades. O Ask.fm tem a mesma proposta, ser uma rede social onde você pode fazer e receber perguntas.
Uma rede social de perguntas e respostas é um espaço perfeito para os que querem se destacar na internet. Você pode querer se destacar (aparecer) na internet por vários motivos, entre eles, vou citar alguns:
- Você gosta mesmo de aparecer
- Você quer se mostrar como referência em um assunto profissional
- Você é blogueiro ou tem algum projeto online
- Você é um freelancer
No meu caso, que sou blogueiro e presto serviços online de consultoria vou aproveitar pra responder algumas perguntas nesses temas e ganhar destaque na rede social como um profissional que entende muito dos assuntos abordados.
Se você não está em nenhuma dessas categorias, claro que você pode criar sua conta e utilizá-la para fazer perguntas para as pessoas acima ou apenas para utilizar para fazer e responder perguntas sem sentido e de caráter pessoal, que é um dos motivos que tem feito o Formspring a cada dia perder mais terreno.
Como criar uma conta no Ask.fm
Basta seguir os passos:
- Acesse http://ask.fm/signup
- Preencha os dados solicitados ou se cadastre utilizando o Facebook ou o Twitter
- Na próxima página configure seu perfil
- Uma dica é entrar no seu perfil, selecionar privacidade e marcar “Não permitir perguntas anônimas
- Em Serviços você pode se conectar a suas contas no Facebook, Twitter e Tumblr
- Em Widget você pode colocar uma caixa de texto em seu blog para receber perguntas
Agora é só começar a divulgar que você tem um perfil na rede social Ask.fm e esperar as primeiras perguntas para começar a se destacar em sua área. Se você possui um blog, sugiro que leia o artigo abaixo, nele ensino algumas dicas para tirar melhor proveito do Formspring para ganhar visitas para seu blog e acredito que seja o mesmo para o Ask.fm.
Visite e conheça meu perfil http://ask.fm/gfsolucoes.
E você, já conhecia o Ask.fm? Aproveite e deixe seu comentário e seu perfil.
Pingback: 65 redes sociais de nicho. Encontre seu público alvo agora mesmo
EU QUEROO FAZER
Gustavo,
Eu estava pensando seriamente sobre o ASK quando o conheci através de amigos que o usam só para matar a curiosidade em ralação a vida de outras pessoas. Mas percebi que posso usa-lo como um portal aberto para perguntas de algum assunto ou algo que deixe fácil acessibilidade do leitor ou consumidor ter entendimento da área. E você já tem algo em mente para usabilidade do ASK?
Abraços.
Ruan,
eu já criei o meu e pretendo responder por lá perguntas relacionadas aos assuntos que escrevo aqui e no Quero Criar um Blog.
Abraço.
Realmente eu particularmente acho que ela é uma versão melhorada do formspring mais realmente fichou uma coisa legal!
Valeu pelo artigo
Rainer,
obrigado pelo comentário e por expressar sua opinião.
Abraço.
Ask.fm é com certeza uma das redes sociais que mais cresce atualmente, além de ser intrigante é também viciante.
A sensação de fazer perguntas e ficar curioso para receber a respostas faz com que nós percamos horas e horas na frente do computador.
Ótimo artigo, e parabéns pelo site.
Continue assim e tenha sucesso!
Giovanni,
obrigado pelo comentário e por compartilhar sua experiência com a Ask.fm.
Abraço.