Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Analytics

Já se passaram 3 semanas desde que o Google anunciou o lançamento da atualização conhecida como “Google Panda” para o português e acredito que agora é a hora de começar a analisar as estatísticas disponíveis para medir o impacto da atualização em seu blog.

Antes de começar a fazer essa análise, você precisa levar em conta vários aspectos externos e internos que podem alterar as suas estatísticas, ou seja, nem tudo que for ganho ou perda de visitas está, necessariamente, relacionado a atualização do Google Panda.

Google-Analytics

Crédito da imagem: http://cyberpros.in

Para determinados nichos existem épocas do ano ou do mês que as estatísticas são alteradas normalmente pelo maior ou menor fluxo de pesquisas das principais palavras-chave relacionadas, então leve esse fator em consideração.

 

Como analisar se o meu blog foi atingido pelo Google Panda?

Podemos analisar de três maneiras os dados estatísticos de seu blog e entender se a atualização do Google Panda afetou seu blog, com o Google Analytics, com o Google Webmasters Tools e com a própria pesquisa do Google. Nesse primeiro artigo vou mostrar como fazer isso com o Google Analytics e nos próximos artigos falo sobre os outros. Se foi de maneira positiva, ótimo, senão, vou ensinar também como “tentar” recuperar as posições perdidas.

Se você não utiliza o Google Analytics e o Google Webmasters Tools não será possível você ter, segundo o meu entendimento, dados estatísticos relevantes para uma análise do que aconteceu com seu blog a partir da atualização do Google Panda.

O primeiro passo é entrar no Google Analytics e analisar as estatísticas de seu blog.

  1. Acesse www.google.com.br/analytics
  2. Clique em Acesse o Google Analytics
  3. Clique na conta que deseja entrar (para quem tem mais de uma conta)
  4. Escolha o blog que deseja analisar (para quem tem mais de um blog)
  5. Agora escolha no menu esquerdo “origens de tráfego”
  6. Você terá, por padrão, a visão das estatísticas dos últimos 30 dias

Por esse relatório você não tem muito o que perceber, então o ideal é fazer uma análise dos últimos meses, primeiro, e depois uma análise baseada em um período mais curto, como por exemplo, semanal. Vamos lá então.

  1. Clique, como mostrado na imagem abaixo, e selecione o gráfico por dia. google panda, analise 
  2. Agora, como mostrado na próxima imagem, clique na data para alterar o período, a caixa de diáligo abaixo se abrirá. Deixe o período como está e selecione “comparar com o último” e clique em Aplicar. google panda, analise2
  3. Assim você terá um novo gráfico com a comparação dos dois últimos períodos de 30 dias, o atual e o anterior.

Descendo o relatório você verá, além da simples comparação do gráfico mostrando se o seu blog cresceu ou não, terá estatísticas mais precisas e comparativas, por exemplo:

  • Principais origens de tráfego – Aqui você analisa se o Google enviou mais ou menos visitas, no total, para seu blog.
  • Palavras-chave – Aqui você analisa as principais palavras-chave de seu blog e compara entre os dois meses se houve queda ou aumento.

Para ter acesso a mais estatísticas é só clicar no final do relatório em “Visualizar relatório completo”. Um exemplo abaixo de um de meus blogs, visualizando as principais origens de tráfego, mostra que o crescimento do blog foi de 87,24% no período, agora cabe fazer outros levantamentos para determinar se toda essa alta foi devido ao Google Panda somente ou a outros fatores, como por exemplo, crescimento na procurar por um termo específico. Para isso analiso as palavras-chave que mais tiveram crescimento.

google panda, analise3

Para fazer a mesma comparação por semana, repita o passo 1 e no passo 2 em período, coloque uma data compreendida entre 7 dias e selecione “comparar com o último” e clique em Aplicar. Você pode fazer isso quantas vezes achar necessário e analisar todos os dados.

Uma outra dica é você criar uma planilha, pode ser no Excel, e ir colocando as suas palavras-chave (o Analytics exporta para o Excel) e fazendo suas análises.

Conclusão

Espero que tenha sido útil. No próximo artigo vou falar sobre como utilizar o Google Webmasters Tools para refinar ainda mais essa busca pelos efeitos causados pelo Google Panda em seu blog. Até lá.

Aproveito também para lembrar que presto consultoria em Criação, desenvolvimento e monetização de blogs, então se precisar de ajuda profissional para fazer as análises, fique a vontade para entrar em contato pelo gustavofreitas.net.

E você, qual técnica tem utilizado para detectar qual foi a reação de seu blog ao Google Panda? Deixe sua opinião nos comentários.

Confira o artigo Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Webmasters Tools.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    17 Comentários

    1. isso é muito interessante artigo, é muito essencial para aprender o algoritmo mais recente e atualizações por google. obrigado por compartilhar este artigo

    2. Nossa, o gráfico ficou meio confuso, mas pude perceber que não ocorreram tantas mudanças. As variações de visitas devem estar ocorrendo por causa da divulgação de posts em agregadores de conteúdo, já que eu publico pelo menos dois (2) artigos por mês, algumas notícias por dia…

      Gustavo eu às vezes leio os posts que você publica e somente agora eu parei para comentar novamente. Parabéns, gostei muito do post.

      • Guilherme,
        obrigado por comentar, isso ajuda muito o blogueiro a medir o nível de seus artigos.
        sucesso.

    3. Estou tabem testando ficou um pouco confuso mais vai da tudo certo quando mudei para .com tabem sentie na visualizações mais tudo ok

    4. Bom dia Gustavo
      Muito bom seu artigo!
      Eu uso o Analytics para acompanhar as estatítisticas de meus blogs e já percebi que um deles caiu em 5% as visitas e, felizmente, os outros tiveram uma melhora siginificativa.
      Agora estou trabalhando para alavancar o blog que teve perda com o Panda, mas espero ansioso suas dicas.

      Abs.

      Darcy Mendes

      • Darcy,
        obrigado pelo comentário.
        Em breve irei publicar outros dois artigos sobre o assunto, primeiro preciso finalizar e lançar a Revista Blogosfera (www.revistablogosfera.com.br) que terá sua 1ª edição liberada para download na segunda (05/09).
        abraço.

    5. Olá Gustavo,
      Mudei meu domínio de blogspot para apenas .com, conforme sugestões do seu excelente e-book.
      Amigo, será que com essa mudança perco visitas orgânicas?
      Pergunto isso porque o meu blog diminuiu bastante as visitas provindas do Google,ou será o Panda que já esa agindo em meu blog?
      Acredito ser os dois…rsrsrs.
      O que vc acha?
      Abraços!!

      • Everton,
        o correto é que você tenha feito o redirecionamento do blogger para seu novo domínio, assim não perderá as visitas, poderá sim perder, nesse primeiro momento, as posições para certas palavras-chave, mas com possibilidades de recuperação rápida.
        Agora saber quem é quem, é muito difícil diante das mudanças terem sido simultâneas. Aconselho que acompanhe por mais um tempo e depois sim tire suas conclusões.
        Veja nesse artigo como redirecionar http://t.co/K2ts0Na.
        abraço.

        • obrigado gustavo,
          já o redirecionei sim…espero que esteja tudo bem…rsrsrs.
          grato pelo link e pela dica.
          decidi que vou esperar passar mais um mês para fazer um balanço geral e mais amplo.
          abraços!!!

    6. Boa Tarde

      Gustavo

      Parabéns pelo excelente Post, vou fazer os teste se tiver algum resultado eu volto para comentar.

      Um Abraço
      Roberto

    Deixe uma resposta