Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Analytics

Já se passaram 3 semanas desde que o Google anunciou o lançamento da atualização conhecida como “Google Panda” para o português e acredito que agora é a hora de começar a analisar as estatísticas disponíveis para medir o impacto da atualização em seu blog.

Antes de começar a fazer essa análise, você precisa levar em conta vários aspectos externos e internos que podem alterar as suas estatísticas, ou seja, nem tudo que for ganho ou perda de visitas está, necessariamente, relacionado a atualização do Google Panda.


Google-Analytics

Crédito da imagem: http://cyberpros.in

Para determinados nichos existem épocas do ano ou do mês que as estatísticas são alteradas normalmente pelo maior ou menor fluxo de pesquisas das principais palavras-chave relacionadas, então leve esse fator em consideração.

 

Como analisar se o meu blog foi atingido pelo Google Panda?

Podemos analisar de três maneiras os dados estatísticos de seu blog e entender se a atualização do Google Panda afetou seu blog, com o Google Analytics, com o Google Webmasters Tools e com a própria pesquisa do Google. Nesse primeiro artigo vou mostrar como fazer isso com o Google Analytics e nos próximos artigos falo sobre os outros. Se foi de maneira positiva, ótimo, senão, vou ensinar também como “tentar” recuperar as posições perdidas.

Se você não utiliza o Google Analytics e o Google Webmasters Tools não será possível você ter, segundo o meu entendimento, dados estatísticos relevantes para uma análise do que aconteceu com seu blog a partir da atualização do Google Panda.

O primeiro passo é entrar no Google Analytics e analisar as estatísticas de seu blog.

  1. Acesse www.google.com.br/analytics
  2. Clique em Acesse o Google Analytics
  3. Clique na conta que deseja entrar (para quem tem mais de uma conta)
  4. Escolha o blog que deseja analisar (para quem tem mais de um blog)
  5. Agora escolha no menu esquerdo “origens de tráfego”
  6. Você terá, por padrão, a visão das estatísticas dos últimos 30 dias

Por esse relatório você não tem muito o que perceber, então o ideal é fazer uma análise dos últimos meses, primeiro, e depois uma análise baseada em um período mais curto, como por exemplo, semanal. Vamos lá então.

  1. Clique, como mostrado na imagem abaixo, e selecione o gráfico por dia. google panda, analise 
  2. Agora, como mostrado na próxima imagem, clique na data para alterar o período, a caixa de diáligo abaixo se abrirá. Deixe o período como está e selecione “comparar com o último” e clique em Aplicar. google panda, analise2
  3. Assim você terá um novo gráfico com a comparação dos dois últimos períodos de 30 dias, o atual e o anterior.

Descendo o relatório você verá, além da simples comparação do gráfico mostrando se o seu blog cresceu ou não, terá estatísticas mais precisas e comparativas, por exemplo:

  • Principais origens de tráfego – Aqui você analisa se o Google enviou mais ou menos visitas, no total, para seu blog.
  • Palavras-chave – Aqui você analisa as principais palavras-chave de seu blog e compara entre os dois meses se houve queda ou aumento.

Para ter acesso a mais estatísticas é só clicar no final do relatório em “Visualizar relatório completo”. Um exemplo abaixo de um de meus blogs, visualizando as principais origens de tráfego, mostra que o crescimento do blog foi de 87,24% no período, agora cabe fazer outros levantamentos para determinar se toda essa alta foi devido ao Google Panda somente ou a outros fatores, como por exemplo, crescimento na procurar por um termo específico. Para isso analiso as palavras-chave que mais tiveram crescimento.

google panda, analise3

Para fazer a mesma comparação por semana, repita o passo 1 e no passo 2 em período, coloque uma data compreendida entre 7 dias e selecione “comparar com o último” e clique em Aplicar. Você pode fazer isso quantas vezes achar necessário e analisar todos os dados.

Uma outra dica é você criar uma planilha, pode ser no Excel, e ir colocando as suas palavras-chave (o Analytics exporta para o Excel) e fazendo suas análises.

Conclusão

Espero que tenha sido útil. No próximo artigo vou falar sobre como utilizar o Google Webmasters Tools para refinar ainda mais essa busca pelos efeitos causados pelo Google Panda em seu blog. Até lá.

Aproveito também para lembrar que presto consultoria em Criação, desenvolvimento e monetização de blogs, então se precisar de ajuda profissional para fazer as análises, fique a vontade para entrar em contato pelo gustavofreitas.net.

E você, qual técnica tem utilizado para detectar qual foi a reação de seu blog ao Google Panda? Deixe sua opinião nos comentários.

Confira o artigo Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Webmasters Tools.

Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Analytics
Rate this post

17 thoughts on “Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Analytics”

Deixe uma resposta