Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog – Google Webmasters Tools

Num artigo anterior eu expliquei como analisar o impacto do Google Panda em seu blog utilizando o Google Analytics. Como prometido agora vou mostrar como fazer uma análise dos impactos do Google Panda utilizando o Google Webmasters Tools.

No próximo artigo irei relacionar algumas dicas úteis para se recuperar caso tenha perdido posicionamento em algum palavra-chave.

Se você ainda não tem uma conta no Google Webmasters Tools (GWT), não será possível fazer essa análise. Se você ainda não tem uma conta no GWT também está perdendo uma melhor indexação de seu blog no Google. Acerte isso imediatamente.

Como analisar o Google Panda através do Google Webmasters Tools

Antes de continuarmos, vale a pena fazer uma ressalva. Os dados estatísticos do Google Webmasters Tools são atrasados, geralmente, em 3 dias. Então qualquer alteração que fizer, terá que aguardar um período igual ou maior a 3 dias para ver algum resultado satisfatório.

Para fazer a análise, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Google Webmasters Tools
  2. Clique sobre a url do blog que deseja analisar (para o caso de ter mais de um blog cadastrado)
  3. Escolha o menu Seu site na Web e depois clique em Consultas de pesquisa
  4. Você verá as palavras-chave que mais trazem visitantes para seu blog, provenientes do Google
  5. Na imagem abaixo as palavras-chave (na tarja vermelha) são seguidas por vários dados interessantes e que lhe darão a noção do que está acontecendo com seu blog

google-panda-webmasterstools

Vamos analisar os dados (todos são baseados, por padrão, em 30 dias, mas podem ser alterados):

  • Consulta – Aqui são relacionados suas palavras-chave que retornaram algum visitante nas pesquisas, você pode ordená-las por qualquer uma das colunas, basta clicar sobre a que deseja, por padrão, ela vem ordenada por impressões.
  • Impressões – Mostra quantas vezes seu blog foi relacionado na busca por essa palavra-chave. Ao lado temos uma porcentagem, que pode lhe indicar se o seu blog está caindo nas pesquisas ou subindo.
  • Cliques – Mostra o número de vezes que o seu blog foi clicado nos resultados de pesquisa para essa palavra-chave. É outro fator muito interessante, pois as impressões podem diminuir enquanto os cliques aumentam, o que pode significar que a procura por aquela palavra-chave está pequena e não que você perdeu posições no Google. Ao lado também existe uma porcentagem para lhe ajudar a controlar os números de cliques de seu blog, comparado com o período anterior.
  • CTR – É a taxa de cliques (em porcentagem) levando em consideração as impressões e os cliques.
  • Posição Média – Mostra a posição média de seu blog para aquela determinada palavra-chave.

Como analisar os resultados e ter certeza se o Google Panda passou pelo meu blog

Sinceramente não acredito que algum blog ficará de fora da atualização do Google Panda. Para o bem ou para o mal, acredito que todos serão atingidos. Você poderá perder posicionamento para uma palavra-chave que não tenha muito significado com o conteúdo geral de seu blog (talvez um artigo isolado que escreveu sobre um assunto fora de seu nicho) e ganhar posicionamento para uma palavra-chave que tenha tudo a ver com seu nicho e seus artigos.

Com esses dados em mãos, junto com os dados do Google Analytics ensinados no artigo anterior, você começa a ter um raio-x de seu blog e pode analisar qual o resultado do Google Panda em seu blog.

Uma dica: Assim que perceber que perdeu posicionamento para uma palavra-chave e tentar recuperá-la (vou ensinar como tentar nó próximo artigo) você pode testar através do Google mesmo, utilizando o google.com.br e digitando a palavra-chave que está tentando recuperar e analisando os resultados antes mesmo de chegarem ao Google Webmasters Tools.

Conclusão

E você, já havia utilizado o Google Webmasters Tools para analisar as palavras-chave de seu blog? Deixe seu comentário e vamos compartilhar ainda mais nosso conhecimento sobre o assunto.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Muito engraçado! Meu blog com certeza foi atingindo! hehe Vou postar no facebook.

    2. Parabéns pelo post, muito esclarecedor estou acompanhado, mais informações.

      Obrigado!

    3. Boa tarde, o Webmaster tools do google é uma otima ferramenta de administração para site e blog. Acompanho diariamente todos os dados do meu site. Atraves do webmaster melhorei o posionamento de meu site.

    4. Meu site é um portal de culinaria estava cada vez aumentando mais do dia 12/08 perdi 350.000 visitas por mes tinha 800.000 visitas por mes agora tenho 450.000, claro que foi o panda mais eu queria saber o que eu fiz e o que eu tenho que fazer, pois meu conteudo sao receitas. nunca enganei usuarios em nada e eles elogiam meu site.

      • João,
        fica difícil fazer uma avaliação assim, “a distância”, o ideal seria você contratar uma consultoria, dê uma olhada aqui http://gustavofreitas.net/servicos/, mas mesmo assim vou tentar lhe ajudar.
        As receitas foram escritas por você ou foram copiadas da internet? – O Panda não gosta de conteúdo duplicado.
        Se precisar de uma ajuda mais profunda, mais especializada, volto a dizer, contrate a minha consultoria, ai poderei avaliar como o Google Panda atingiu seu blog e traçar uma estratégia pra sair dessa situação. Gostaria de lembrar que o Panda está sendo implementado aos poucos, então novidades ainda virão por ai.
        abraço e boa sorte.

    5. Olá Gustavo,
      É a primeira vez que visito o seu site, e estou a gostar bastante dos artigos.
      Mas o que me leva a colocar este comentário bastante off-topic ( peço desculpas por isso)é o seguinte:
      Acabei de criar o meu primeiro site, foi lançado no inicio deste mês e ainda está a sofrer alguns ajustes. Reparo que está a usar o mesmo Tema que eu, gostava que me desse algumas dicas como por exemplos, colocação de anúncios e programas de afiliados que aconselha. O meu site é o http://comprar-jogos.com e gostava que me desse a sua opinião. Este é um projecto bastante importante para mim, por isso a sua ajuda é muito mas muito bem vinda. Desculpe qualquer coisa e Cumprimentos.

      • José,
        esse trabalho eu realizo, mas somente através do gustavofreitas.net, mas pode procurar aqui mesmo no blog que encontrará muitos artigos falando sobre ganhar dinheiro com blogs,
        sucesso.

    6. Interessante, vou dar uma olhada… Sempre acabo esquecendo do Webmaster Tools.
      Apesar da queda em alguns sites, alguns tiveram aumentos significantes no último mês, analisando os que caíram dá a entender que foi graças ao panda mesmo… No final acho que todos só sairão ganhando.

      • Marcos,
        são tantas ferramentas a disposição que acabamos mesmo esquecendo de alguma importante.
        abraço.

    7. Olá gustavo, obrigado pelas dicas e nesse momento já estou utilizando para ver e analisar os resultados sobre o google panda em meu blog.

    Deixe uma resposta