Como criar uma conta e utilizar o Google Drive com 5GB grátis

Como criar uma conta e utilizar o Google Drive com 5GB grátis.

Esse artigo foi publicado, originalmente, no dia 25 de abril de 2012.

Ontem (24/04/2012) o Google anunciou o Google Drive no blog oficial do Google Brasil.

Havia apenas rumores até então, mas ontem tudo se confirmou.

Recentemente havia falado aqui de outro sistema de disco virtual na nuvem, o Dropbox, sugiro que leia também o artigo abaixo e fique por dentro dessa ferramenta também.

O que é o Google Drive

Segundo o Google o Google Drive é

um lugar para você criar, compartilhar, colaborar e armazenar seus arquivos. Trabalhar com um amigo em uma pesquisa conjunta, planejar um casamento com a sua noiva ou simplesmente acompanhar o orçamento de uma festa com seus colegas, tudo isso é possível no Google Drive. Você pode fazer o upload e acessar todos os seus arquivos, incluindo vídeos, fotos, Google Docs, PDFs e muito mais. Fonte: Google Brasil

O Google Drive inicia com 5GB gratuitos, mas se você precisar de mais espaço, existem planos pagos que podem elevar esse número a estratosfera (realmente!).

O Google Drive está disponível para:

Como criar sua conta no Google Drive

criar conta Google Drive

  1. Acesse https://drive.google.com/start
  2. Se já estiver habilitado para você, será solicitada a sua permissão para poder migrar o Google Docs para o Google Drive, basta clicar em “Experimente o Google Drive”
  3. Se você não tiver ainda o Google Drive habilitado clique em “Receber notificação” e você será avisado quando seu Google Drive estiver liberado para uso. Eu fiz isso ontem e hoje pela manhã foi liberado
  4. Pronto, seu Google Drive está habilitado

Se você não tem uma conta do Google, terá que criar uma para poder utilizar o Google Drive. Se você tem uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+ e outros serviços Google é só utilizar seu usuário e senha, senão crie uma conta lendo o artigo abaixo.

Confira no vídeo de apresentação, o que é o Google Drive

Como começar a utilizar o Google Drive

Assim que fizer o passo anterior, você acessará o Google Drive. Se, como eu, você já utilizava o Google Docs, verá todos os seus arquivos ali, como via no Google Docs.

Agora faça o download do Google Drive para PC clicando nesse link.

Depois instale o Google Drive para PC. Logo depois da instalação abrirá uma caixa de mensagem do programa pedindo pra digitar seu e-mail e senha (Gmail) para acesso.

Na próxima tela clique em Next e depois em Start Sync para que os arquivos que você já tem na nuvem sejam baixados e guardados também em seu computador.

Aqui está uma das grandes utilidades do serviço, ter seus documentos disponíveis em qualquer computador que estiver, via web ou via o Google Drive for PC (que você pode instalar em outros computadores e até no seu tablet ou smartphone), que cria uma pasta em seu computador e vai sincronizando tudo.

Quer colocar algum documento na nuvem, basta arrastar o copiar ele pra pasta Google Drive que é criada dentro do seu perfil no computador.

Uma dica:

Evite de colocar tudo no Google Drive, coloque realmente o que for importante ter em vários lugares, tanto para backup como também para uma necessidade de acessar o documento web ou de outro meio. 5GB parece ser muito, mas se você não souber utilizar ele acaba um dia.

Conclusão

O Google Drive é um concorrente de peso para o Dropbox e o Skydrive (Microsoft) e já vem com milhares de usuários, já que, aos poucos, as contas do Google Docs serão migradas para o Google Drive. A concorrência nesse negócio deve ser acirrada e podemos esperar para as próximas semanas anúncios dos concorrentes aumentando a capacidade de armazenamento gratuito e também as vantagens. Concorrência é sempre uma boa para o usuário final.

E você, o que achou do Google Drive, já está utilizando? Deixe seu comentário.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

17 Comentários

  1. arlindosilvasaf@gmail.com

    E um excelente programa

  2. Ótimo artigo, mas parece que o Drive está dando 15GB grátis e não apenas 5.

    Abraço!

  3. Excelente artigo sobre o Google Drive! Eu já ouvi falar bastante dele, recebi ótimas referências e recomendações, mas nunca parei para utilizar os seus recursos! São 5 GB grátis, depois deste artigo, vou criar uma conta e utilizar o serviço! Valeu por compartilhar essas informações Gustavo Freitas. Abraço a todos e sucessos! Fiquem com Deus!

  4. Acho muito legal utilizar o google drive. já utilizo há bastante tempo. e.. realmente é melhor que o dropbox. Tem centenas de utilidades. é praticamente um disco virtual onde se pode guardar tudo. e quando digo tudo é tudo mesmo. desde videos, até arquivos de texto que além de estarem armazenados e com a opção de ser baixado, pode ser vizualido online também. realmente é fantástico.

  5. Com certeza é um ótimo serviço do Google, como sempre o Google mostra sua força e vem se destacando em vários nichos, parabéns pelo artigo Gustavo!

  6. Olá Gustavo,

    Como já era previsto, surge mais um serviço de armazenamento em nuvem e agora vindo de uma das melhores empresas da web. Uma coisa é certa, este serviço será de extrema qualidade e certamente surgirão novos concorrentes do mesmo porte.

    Até mais e boas postagens!!!
    Rodrigo Lago postado recentemente…Trabalho em casa: quanto custa para começar um infonegócioMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge