Como desenvolver um blog com sucesso

Esse artigo é um Guest Post escrito por Pedro Silva Pinto. Ele é um blogger semi-profissional e administra o blog Faz Dinheiro Online para ajudar outros blogueiros, com dicas sobre como ganhar dinheiro na internet. Se ainda não conhece o seu blog, aconselho que o visite e assine os feeds para ficar sempre atualizado sobre o assunto ganhar dinheiro na internet.

Num universo virtual tão saturado de blogs e sites, torna-se cada vez mais difícil desenvolver um projecto que consiga atingir um nível significativo de sucesso. Não sendo tal missão impossível, ela está, cada vez mais, dependente da qualidade do projecto, sob forma de ganhar o seu próprio local de destaque numa web já tão preenchida.
Atingir o sucesso com o blog, exige passar com habilidade uma série de passos que determinarão a posição que o mesmo conseguirá ocupar na blogosfera:planeamento, desenvolvimento e divulgação.

Planeamento

Nicho

A fase do planeamento é composta pela estruturação ideológica daquilo que se pretende fazer. Deverá, antes de mais, escolher o nicho onde pretende operar. Esta escolha pode ser emotiva ou estratégica, sendo que pode optar por desenvolver uma temática que para si tenha um especial interesse, ou um assunto que, apesar de não lhe dizer muito, julgue poder vir a revelar-se rentável. A melhor opção, no entanto, é uma combinação destes dois, sendo que dificilmente conseguirá manter a longo prazo um blog sobre o qual o assunto não lhe interessa. Da mesma forma, dificilmente atingirá o sucesso sem um bom planeamento estratégico.

  • Como escolher um assunto para um blog de nicho – Quero Criar um Blog

Nome/domínio

Escolhido o nicho, vem a vez da escolha do nome/domínio. A escolha representar um domínio onde constem as palavras-chave que definem o seu site, o que lhe conferirá vantagens a nível de posicionamento nos motores de busca, ou qualquer outro nome mais apelativo, que trará vantagens a nível de marketing. Mais uma vez, o ideal será uma combinação dos dois, através da idealização de um nome criativo e fácil de decorar, onde constem pelo menos algumas das palavras-chave pretendidas.

Formas de rentabilização

Antes de criar o seu blog é importante saber como o irá rentabilizar. E não só como o irá rentabilizar, mas também se existem ou não formas viáveis de o fazer, uma vez que, dependendo do nicho, tal tarefa poderá ser mais ou menos difícil.

Público alvo

Quanto melhor conhecer o seu público alvo, melhor conseguirá oferecer aquilo que ele procura. Dessa forma, antes de dar inicio ao seu blog, é importante que faça um estudo no sentido de tentar apurar de que forma o conteúdo deverá ser apresentado no seu blog, e que tipo de conteúdo deverá exactamente escolher.

Desenvolvimento

Estrutura do blog

Ao escolher a estrutura na qual o seu blog apresentará informação, lembre-se de ter em conta os factores que melhor favorecem a navegabilidade dos seus visitantes, e que combine bem com o tema do blog em questão. Construa um blog intuitivo e de fácil acesso, e verá que estará a oferecer uma mais valia aos seus visitantes. No geral, quanto menos, melhor, sendo que sites com um aspecto demasiado preenchido costumam apresentar uma taxa de abandono muitas vezes elevada. Os utilizadores querem entrar num blog e encontrar a informação que pretendem, e não ter de perder 10 minutos procura-la entre os intermináveis menus e sub-menus.

Design

Aqui cabe-lhe não cair no erro de oferecer algo semelhante a milhões de outros blogs já existentes. Dê ao seu blog uma estética muito própria, e faça dele algo inconfundível. Isto ajudará imenso na criação de uma identidade única para o seu site, que é um factor de grande importância no sucesso do blog.

Conteúdo

Qualidade e originalidade são duas características que deverão sempre marcar presença no seu blog. Antes de mais, deverá criar uma página de contacto e uma página de informação sobre o autor. Depois disso é tempo de começar a produzir conteúdo. O mesmo quer-se com textos únicos e devidamente informativos, para que os seus visitantes sintam que estão a retirar algo de valioso da leitura do seu blog. Recomenda-se que, antes de anunciar publicamente o seu blog, o mesmo esteja já preenchido com algumas dezenas de mensagens, caso contrário pouca ou nenhuma razão haverá para quem quer que seja seguir o seu blog.

SEO

Nunca se esqueça de implementar no seu blog as técnicas essenciais de optimização para motores de busca, de forma a usufruir de uma correcta interpretação do seu site pelos mesmos. Leia tudo o que houver para ler a respeito de Seo, e certifique-se de que o seu blog não pecará nessa aspecto.

Divulgação

Redes sociais

São cada vez mais uma parte essencial das estratégias de Internet Marketing. Determine quais as que melhor poderão favorecer o seu projecto, crie uma conta, e utilize-a para promover as actualizações do seu blog. Em defesa do bom nome do seu blog, evite o spam, e certifique-se de que a sua contribuição é favorável aos interesses dos utilizadores.

Participação em comunidades

Sejam blogs ou fóruns de discussão, certifique-se de que mantém uma presença activa em comunidades virtuais, de forma a poder divulgar o seu site e dessa forma ganhar novos visitantes.

Anunciar

Compre publicidade, seja em sites individuais, seja entre plataformas de publicidade. Esta é, muito possivelmente, uma das formas mais básicas e eficazes de divulgação de um blog. De forma a obter os melhores resultados, certifique-se de que publicitará o seu blog unicamente em sites cujas visitas possam ser relevantes para o seu projecto.

Conclusão

Simples dicas que, quando devidamente seguidas, poderão orienta-lo no caminho certo rumo ao sucesso. O cumprimento destes passos será uma ajuda preciosa, mas o sucesso do seu blog estará totalmente dependente da sua capacidade de administração. Dessa forma, dedique-se o mais seriamente possível ao desenvolvimento do mesmo, e verá que conseguirá atingir o tão desejado sucesso.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    4 Comentários

    1. Brunna

      Ah essas dicas são booas .
      dá pra ver que influencia o blog
      vou investir isso no meu

    Deixe uma resposta