Como instalar o WordPress no seu computador

Vai aqui uma dica simples para os iniciantes em WordPress. Instalem ele no seu computador, dessa forma poderá fazer testes como instalação de plugins, atualização de versão, mudanças de template e no template, sem correr riscos no blog e trazer inconvenientes para os seus leitores. Nesse artigo mostrarei como é simples essa instalação.

O primeiro passo é baixar os arquivos que precisaremos para ter o wordpress rodando no computador. baixe os programas abaixo e vamos em frente:

Vamos instalar primeiro o EasyPHP. Clique no arquivo de instalação e siga as instruções (aqui proceda a uma instalação normal, não existindo qualquer configuração a ser feita). Após a instalação um ícone aparecerá ao lado do relógio do Windows, em preto e vermelho, dê dois cliques nele, aparecerá uma caixa com a situação do Apache e do MySQL, se eles estiverem em verde está tudo ok, senão clique no nome do serviço que não está executando e clique em “Iniciar”.

Agora vamos criar um banco de dados para o WordPress. Digite no browser http://localhost/home/mysql/ para que seja aberto o phpMyAdmin, programa usado para administrar o banco de dados MySQL, que já se encontra instalado. Se não abrir verifique novamente se o EasyPHP está iniciado.

Em “Criar novo banco de dados” coloque o nome de wordpress_local e clique em “Criar”, guarde esse nome pois será necessário no momento da instalação do WordPress. Pode fechar essa janela e vamos instalar o WordPress.

Laptops
Creative Commons License photo credit: Kamil Porembi?ski

Descompacte o arquivo baixado do WordPress na pasta “c:arquivos de programasEasyPHPwww”. Abra o browser e digite localhost e abrirá a tela padrão do EasyPHP com a pasta do WordPress. Clique sobre essa pasta, como se estivesse no Windows Explorer, e aparecerá uma tela de erro do WordPress, clique em “Criar um arquivo de configuração”, aparecerá uma tela de boas vindas, clique em “Vamos começar” e digite os seguintes dados.

  • Nome do Banco de Dados – wordpress_local
  • Nome do Usuário – root
  • Senha – deixe em branco (vamos deixar em branco por que é uma instalação em sua própria máquina, nunca faça isso com uma instalação na web)
  • Servidor do Banco de Dados – localhost
  • Prefixo das Tabelas – deixe em branco

Na próxima tela clique em “Começar a instalação”, digite o “Nome do Blog” e um e-mail válido para receber alguma comunicação de seu blog (não precisa ser válido, pois estará dentro de seu computador e é apenas para testes, mas é bom colocar um e-mail válido pois a senha aleatória que será criada será enviada para ele). Clique em “Instalar WordPress” e aparecerá seu usuário e senha (que poderá ser alterado mais tarde). Copie a senha e clique em “Login”. Agora basta digitar o usuário “Admin” e a “senha” aleatória e seu WordPress estará instalado e pronto para ser utilizado para testes diversos.

Atualização em 30 de maio de 2009

Com a liberação da versão do wordpress 2.8 beta 2, e devido a vários comentários de pessoas que não conseguiram instalar o wordpress seguindo esse tutorial, resolvi fazer outro artigo com a instalação do wordpress 2.8, confiram como instalar o wordpress 2.8 em seu computador.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    60 Comentários

    1. Sil Mendonça

      Nossa! legal!
      Hoje foi a primeira vez que li WordPress, e já estou blogin, legal valeu…Eu tive alguns problemas, mas quando não entendi em portugues e recorria nO ingles…e deu tudo certo….Gente,em breve vai esta online meu blog sobre “HIDROPONIA”.
      Um abraço a todos e boa sorte!!!!!!

    2. Ana

      quando ponho o link no browser falha o carregameto da pagina… sabem o que se passa?

      • Ana,
        não entendi sua pergunta. você está utilizando o wordpress no seu computador? se for, é necessário ativar o easyphp.

    3. Valeu mano!!
      Tive uns problemas porque estava instalando do Windows 7. Mas a diferença é só que em vez de usar “localhost” usar o ip “127.0.0.1” porta: 8888, ai é só substituir o “localhost” por “”127.0.0.1:8888”. Na instalação do WordPress quando for colocar o nome do servidor do banco de dados usa somente o ip.

      Sucesso!!!

    4. Harlei

      Olá gustavo,

      Fiz a instalação normalmente, então, instalei um template e quando tento fazer uma postagem o HTML não é executado, por ex. teste
      ao invés de aparecer a palavra teste na cor vermelha, mostra o código como eu digitei, testei vários templates e deu o mesmo problema, vc pode me ajudar pq gostaria de testar templates no computador aonte de subir para o host.

      Obrigado.

    5. Parabéns funcionou facinho me formo em sistemas de informação este ano, obrigado pelas dicas e por este tutorial felicidades.

    6. Matheus

      Gustavo estou com problemas em instalar o wordpress em servidor particular servidor pago. tipo eu já coloquei a pasta descompactada dentro do servidor e agora oque devo fazer ? por favor me ajude

    7. Gilson• RPG•Educação

      Finalmente tudo descoberto! Mesmo habilitando total o admin do W7, ele ainda atrapalha. Pesquisando mais descobri que o problema para essa operação é o EasyPHP com W7. Usei o WampServer (http://www.wampserver.com/en/download.php) e tudo deu certo!

      Bazzinga!!

      Gilson

    8. Leonardo L.

      Nossa cara, muito bom, muito obrigado mesmo, continue com esse otimo trabalho…

    9. Aracelly

      eu baixei o easyphp e o wordpress mas não consigo fazer o apche funcionar eu clico em iniciar e ele para, já reinstalei e nada!que faço

      • Aracelly,
        dá alguma mensagem de erro? um erro que pode acontecer é se você tiver com o Skype rodando na máquina, pois eles utilizam a mesma porta, o que pode fazer é mudar a porta do skype ou fechá-lo durante a utilização do easyphp.
        um abraço.

    10. cael

      Muito, bom, realmente bom!! Me ajudou muito, procuro esse tutorial a dias, mas achei muito dificil nos outros sites, nesse explica tudo tão facil!! Obrigado!!

    11. Entendo.
      Fico-lhe grato pela informação, e mais uma vez bom trabalho.
      um abraço.
      .-= Oswaldokayo publicou o artigo Hello world! =-.

    12. Ola antes de tudo quero lhe agradecer-lhe pelas dica. Dúvida: é possível gerenciar dois blogs com somente um administrador de Blog, do WordPress?

      O meu Blog continuará http://localhost/wordpress/ ?

      É que eu tenho dois Blogs do WordPress.
      Bom trabalho

      • @Oswaldokayo,
        1. esssa instalação é para o wordpress com domínio próprio e não como subdomínio do wordpress.com, então não sei lhe responder a pergutna.
        2. a instalação que ensinei aqui é de como instalar na máquina, no computador local, http://localhost/wordpress/. não é possível acessar esse blog de outros computadores, você terá que fazer uma instalação em um host contratado e ainda pagar um domínio.
        um abraço.

    13. Fiz a instalação corretamente, mas estou enfrentando um pequeno problema. Primeiro com relação ao EasyPHP em que todas as informações no tutorial aparece em português, mas no Easy tudo em inglês. Mas isso não problema, o problema é que no administritivo no WordPress está tudo em inglês, como faço pra alterar para português?
      Grato,

      Airton
      .-= Airton publicou o artigo blog …Estou saindo da minha zona de conforto, diz Button =-.

    14. Alice

      Gustavo, eu segui suas dicas, deu tudo certo, fiz upload pelo Filezila, instalei o wordpress , mas qdo entra a pagina para colocar login e senha, aparecece a seguinte mensagem:
      Warning: Cannot modify header information – headers already sent by (output started at C:Domainsfama.comwwwrootwp-config.php:1) in C:Domainsfama.comwwwrootwp-login.php on line 290
      Vc pode me ajudar?
      obrigada

    15. niandra

      Gustavo, vc tem me ajudado muito, mas ainda tenho uma dúvida,é preciso estar conectado para fazer essa instalação,tanto do EasyPHP como do
      Wordpress? Obrigada

    16. niandra

      Gostaria de saber se posso usar o wordpress com windows, pois li na internet que ele só pode ser usado na plataforma linux.
      obrigada

    17. @david guerra – agora entendi, você quer instalar o wordpress em um servidor na web, mas esse tutorial ensina como instalar o wordpress no computador para testes. para instalar na web você precisa registrar um domínio e contratar uma hospedagem, veja aqui um tutorial que escrevi no blog da zooming sobre o assunto,
      http://www.zooming.com.br/wordpress/como-criar-e-instalar-seu-siteblog-rapidamente-na-zooming/,
      um abraço e sucesso em seu blog.
      .-= Gustavo Freitas´ publicou o artigo blog ..5 exemplos de páginas de erro 404 criativas para seu blog =-.

    18. david guerra

      mas o programa esta instalado.
      Eu quero saber como faço para mudar a url.Que fica o tempo todo http://localhost/wordpress/, pois pelo q percebi se o programa não estiver ligado o blog não vai funcionar e tambem eu não consigo acessar meu blog de outros computadores.
      Se não tiver como mudar teria como vc me informar outra forma de instalar o wordpress de forma que eu possa instalar os plugins nele.
      Valleu!!!!

    19. david guerra

      Olá!!
      Eu instalei o wordpress(acho que corretamente), mas tem um probleminha:
      Se o programa easyphp não esta aberto o blog não abre e se eu tento logar pelo wordpress não entra e não consigo mudar o url do blog (já olhei muitos tutoriais na internet para ver se conseguia e sempre que tentei o blog nunca mais abriu e tive que instalar tudo de novo).
      Será que você pode me ajudar com isso

    20. Erick

      quem tem dificuldade em usar o easyphp pode usar tbm o appserv.. funciona tbm e mais facil a configuração

      pra testes desse tipo acredito q não da problemas

      Erick Escreveu um post sobre… Yet anOther Desktop Manager 3D 1.4

    21. oi ! gostaria de saber se vc sabe como me ajudar com meu site, pois ao desinstalr um plugin o rodapé saiu do lugar, ja tentei muita coisa, mas parece que nada do que faço da certo vc sabe como me ajudar? E ao mesmo tempo saber como deixar este tipo de comentario que vc usa visivel no meu site.
      desde ja agradeço
      ps gostaria que não fosse divulgado meu site com esta problema

    22. Marilza

      Oi gustavo,

      Fiz tudo como você escreveu, mas quando chego em Submit

      Abre outra página com essa mensagem:

      Error establishing a database connection
      This either means that the username and password information in your wp-config.php file is incorrect or we can’t contact the database server at localhost. This could mean your host’s database server is down.

      Are you sure you have the correct username and password?
      Are you sure that you have typed the correct hostname?
      Are you sure that the database server is running?
      If you’re unsure what these terms mean you should probably contact your host. If you still need help you can always visit the WordPress Support Forums.

      Outra coisa, As configurações de Internet estão desativadas por padrão do meu Internet Explorer,

      Devo mudar essas configurações?

      Att.
      Marilza

    23. Gustavo, primeiramente gostaria de agradecer pelo tutorial, muito bom e claro.

      Segundo: to com o mesmo erro descrito pelo Jackson. Já conferi os dados do wp-config, estão corretos e o easyphp está ativado.

      Fábio Farias Escreveu um post sobre… Mano Celo

    24. @Jackson Rubem – esse erro, ao meu ver, pode ser causado por duas coisas, uma você preencheu os dados do arquivo wp-config.php errados (usuario e senha do banco de dados), outro pode ser que você não ativou o easyphp, tente primeiro ver a questão do easyphp, se não for procure refazer o passo da configuração do wp-config.php,
      um abraço.

    25. Jackson Rubem

      Olá Gustavo!
      Parabéns pelo tutorial. Exclente! Já tinha tentado instalar com base em outros tutoriais e sempre surge um problema. No caso do seu segui todos os passos e apareceu esta mensagem de erro:

      Error establishing a database connection

      This either means that the username and password information in your wp-config.php file is incorrect or we can’t contact the database server at localhost. This could mean your host’s database server is down.
      * Are you sure you have the correct username and password?
      * Are you sure that you have typed the correct hostname?
      * Are you sure that the database server is running?

      If you’re unsure what these terms mean you should probably contact your host. If you still need help you can always visit the WordPress Support Forums.

      DURANTE O PROCESSO DE instalação tinha me deparado com esta outra mensagem:

      Sua versão 5.0.51a da biblioteca MySQL do PHP difere da versão 5.1.30 do seu servidor MySQL. Isso pode causar um comportamento estranho.

      POR FAVOR, oriente-me como resolver isso. Desde já agradeço-lhe.

      Sucesso cada vez mais para você.

    26. @TheoVitor,
      as alterações que você fez na área administrativa do WordPress terão que ser feitas novamente, se não me engano.
      as alterações feitas no template basta fazer o upload do template para seu blog na web e ativá-lo.
      agora as alterações no banco de dados você terá que exportar o script do banco e importar depois. se você não tem experiência com esse tipo de manipulação do banco de dados aconselho utilizar um plugin para fazer o backup do banco e depois restaurar no seu blog na web. utilize o wp-db-backup,
      um abraço.

    27. TheoVitor

      Olá.
      Valeu pelo tutorial. muito completo.

      Mas agora tenho uma dúvida.
      Como faço para publicar meu wordpress conforme modifiquei e editei no meu pc no meu servidor de hospedagem de site??

      Tipo, o que devo mudar? O banco de dados pode ser o mesmo???

    28. @CArlos,
      verifique se o easyphp está rodando…estou numa máquina que não tem o easyphp instalado mas acho que o caminho está errado, verifique por favor…

      Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… mysqlerror

    29. Alex

      Cara… Andei muito por essa Net e ninguém prestou um serviço de informação tão simples, mas tão completo e com tamanha clareza e conhecimento. Precisamos de Blogs assim. Parabéns e obrigado!!!

    30. carlos renan

      parei na parte do localhost
      e não fica mostrando erro
      fica mostrando download de arquivo
      o que faço para receber o erro?

    31. carlos renan

      e facil asecar o painel no endereço digite na ultima parte c painel.

    32. Olá Gustavo, tudo bem?!

      Eu consegui instalar tudo certinho, mas qdo. clico na pasta do wordpress ele já vai direto p/ template do blog e não encontro nenhum link p/ fazer o login. Como faço p/ acessar a área administrativa???

      Muito obrigado!

    33. Charles Oliveira

      Nossa, excelente tutorial de como instalar wordpress no computador,
      assim que li, logo já consegui todos os passos com…

      SUCESSO ABSOLUTO…fico até simples rsrs achei que era difícil.

      Continuem assim está ótimo o site.

      😀

    34. Ola Gustavo,
      Parabens pelo seu blog.
      Parabens tambem por este pot e os demais relacionados a sua experiencia com o WP.
      Como tambem tenho blog no Blogger e quero usar o WP para tira-lo de lá, acho que seus postas serão muito uteis para mim.
      Grande abraço,

      Helio

    35. Desta vez eu vou instalar!
      Valeu pela dica.

      Parabéns pela indicação no The Best!

      Abraços!

      Darcy Mendes Escreveu um post sobre… Migrante

    Deixe uma resposta