TIC na Educação: Como criar uma rede social na escola

Criar uma rede social na escola. Você já pensou nisso?

Hoje as redes sociais são o grande atrativo das novas tecnologias para os alunos. No celular, no tablet, no computador, eles estão sempre pensando em como acessar as redes sociais. Que tal trazer esse entusiasmo para dentro do ambiente da escola? Que tal criar uma rede social na escola?

Sei que a tarefa de criar uma rede social na escola não é simples é será necessário que toda a escola abrace o projeto, não somente a diretoria e o corpo docente, mas também os pais e responsáveis e, principalmente, os alunos. Por isso resolvi escrever o artigo e lhe ajudar a conhecer algumas ferramentas que irão lhe ajudar no processo.

Como criar uma rede social na escola

Existem várias maneiras de se criar uma rede social na escola. As ferramentas computacionais não serão o problema aqui, basta que você encontre alguém com o mínimo de conhecimento pra ajudar o projeto a alavancar, e tenho certeza que se o projeto for bem planejado e apresentado aos pais, algum membro da comunidade certamente saberá instalar e configurar uma das ferramentas necessárias.

Planejamento é tudo

Mais importante que instalar e configurar uma ferramenta computacional pra criar a rede social de sua escola é fazer o planejamento de como funcionará a rede social e quais os objetivos pedagógicos da proposta. Esse processo de planejamento é essencial e será determinante para o sucesso do projeto e deve ter a participação de pais e alunos.

Não adianta criar uma rede social que limita os alunos, eles não a usarão. Por isso a opinião deles é tão importante. Não adianta criar uma rede social que o corpo docente não entende a função dentro do processo de ensino-aprendizagem. Por isso a opinião dos professores é tão importante. Não adianta criar uma rede social que os pais não participaram da construção. Eles vão pensar que é somente mais uma distração para seus filhos na internet.

3 Ferramentas para criar uma rede social na escola

Vou relacionar algumas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para criar uma rede social na escola.

1- Noosfero

criar rede social na escola noosfera

Noosfero é uma plataforma web de código aberto para redes sociais e que ainda permite a criação de blogs, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos, fórum e web chat.

2- Elgg

criar uma rede social na escola elgg

Elgg é um premiado motor de código aberto de rede social que fornece uma estrutura robusta sobre a qual você pode criar uma rede social na escola. Fornece uma estrutura robusta sobre a qual pode construir todos os tipos de ambientes sociais, desde um campus da sua universidade, escola ou faculdade ou uma plataforma de colaboração interna para a sua organização através de uma ferramenta de comunicação que facilita a comunicação entre a sua empresa e os seus clientes. Foi eleito, em 2008, a melhor plataforma aberta de rede social pela Infoworld.

3- BuddyPress

criar uma rede social na escola buddypress

BuddyPress foi criado em 2008, enquanto o produtor trabalhava para adicionar recursos de redes sociais para um site WordPress. O primeiro lançamento oficial estável foi em Maio de 2009. A plataforma cresceu desde então e transformou-se no pacote dinâmico que hoje está disponível. Assim como WordPress, BuddyPress é uma plataforma totalmente open source. Tudo desde o código, a documentação, temas, plugins e extensões são todos construídos pela comunidade BuddyPress. Isto significa que qualquer um pode ajudar o projeto, contribuindo com o seu tempo e conhecimento. Com BuddyPress você pode criar uma rede social na escola de maneira simples e eficiente.

Conclusão

Incluir a TIC na Educação não é uma tarefa simples. Precisa haver planejamento e vontade de fazer diferente. Criar uma rede social na escola não é tão simples, mas pode ser feito e se houver um planejamento e objetivos pedagógicos envolvidos, pode ser uma grande revolução na sua escola.

E você, o que pensa sobre criar uma rede social na escola? Deixe sua opinião e vamos debater o assunto.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    3 Comentários

    1. Andréia

      Boa tarde, Gustavo Freitas!
      Adorei o tema abordado “TIC na Educação: Como criar uma rede social na escola”, pois esse ano completa três (03) anos que cadastrei a escola no qual coordeno o laboratório de informática no facebook. O sucesso foi imediato em aproximadamente 1 (um) ano já não podiamos adicionar amigos. O perfil popularizou na minha cidade, permitindo divulgar noticias referentes aos assuntos educacionais e atividades realizadas pelos educadores e educandos. Recomendo vivenciar esse projeto A EDUCAÇÃO NAS REDES SOCIAIS!

      • Andréia,
        que bom que teve essa excelente experiência com o Facebook. E que tal criar uma página de fãs agora, afinal ela não tem limite de “amigos”. Me deu até a ideia, vou escrever sobre como criar uma página de fãs no Facebook pra escola.
        Abraço.

    Deixe uma resposta