Descubra com o Google Analytics qual o melhor horário para publicar conteúdo em seu blog

Ontem estava me lembrando de um fato curioso em meu primeiro ano como blogueiro (2008), eu sempre publicava meus artigos até as 7 horas da manhã. E pensei seriamente em voltar com esse tipo de atitude, escrever o artigo e deixá-lo programado para publicação pela manhã. Mas não tinha qualquer métrica que pudesse mostrar que essa atitude iria melhorar as visitas do blog, então resolvi criar um relatório personalizado no Google Analytics para analisar os horários em que o blog recebe mais visitas. Para minha surpresa os melhores horários são entre 14 e 16 horas (20% da audiência).

Então vou procurar escrever meus artigos para que nesse horário já estejam publicados e divulgados nas redes sociais. Isso é planejamento, primeiro você analisa os dados que possui de seu blog e depois vem a ação. A ação não pode vir primeiro, no desconhecimento do que está fazendo ou do resultado que irá obter, falo sobre isso no E-book Blog Profissional.

google analytics, relatorio personalizado

O Google Analytics é a ferramenta perfeita para conseguir as métricas necessárias para planejar ações dentro de seu blog, e o melhor, é gratuito e desenvolvido pelo Google. Vou ensinar a criar um relatório como o que mencionei acima, nele você poderá saber qual o melhor horário para publicar conteúdo em seu blog. O relatório é apenas um dos milhares que podem ser feitos com a ferramenta Relatórios personalizados.

Antes de mostrar como criar um relatório personalizado no Google Analytics é necessário explicar o que são Dimensões e Métricas e como são utilizadas nos relatórios ou você não conseguirá entender o funcionamento dos relatórios personalizados do Google Analytics.

A explicação abaixo foi compilada da Ajuda do Google Analytics

Dimensões

Dimensões são as categorias em que estão os dados de seus relatórios. Você pode selecionar no máximo cinco dimensões – uma para o segmento de tabela de nível superior e até quatro dimensões para detalhamento.

Métricas

Diferentemente de dimensões, você pode criar um relatório usando apenas métricas. Isso significa que não há restrições para as métricas que podem ser usadas – desde que você não crie pares com dimensões. Se ambas forem usadas, as métricas estarão sujeitas às definições que as dimensões estabelecerem para os pares. Se você desejar criar um relatório usando métricas e dimensões, consulte antes este quadro para ver quais combinações são permitidas. Você pode arrastar e soltar até 10 métricas como colunas de relatórios personalizados.

No entanto, quando são colocadas em pares com dimensões, elas estão sujeitas às definições das dimensões para as combinações dimensão-métrica.

O vídeo abaixo irá lhe ajudar a entender o funcionamento dos relatórios personalizados

Como criar um relatório personalizado no Google Analytics

  1. Acesse o Google Analytics
  2. Clique em Relatórios personalizados e depois em Gerenciar relatórios personalizados
  3. No canto superior direito clique em Criar novo relatório personalizado
  4. Clique sobre o título e dê um título para o relatório, no nosso caso coloque Relatório de visitas por horário e clique em Aplicar
  5. Agora no menu lateral esquerdo selecione, na Guia Métricas, Visualizações de página (basta clicar com o mouse, segurar e arrastar até a guia métrica no relatório)
  6. Agora na Guia Dimensões clique em Visitantes, clique sobre Hora e arraste até a Dimensão
  7. Clique em Visualizar relatório para ter certeza que os dados estão aparecendo
  8. Agora basta clicar em Criar relatório

Aperfeiçoando o relatório

Você pode aperfeiçoar ainda mais seu relatório, por exemplo, na Guia Métricas você pode acrescentar Páginas/visita e Taxa de rejeições. Na Guia Dimensão acrescente uma sub Dimensão Titulo da página.

Clique em visualizar o relatório e depois sobre um dos horários e você terá uma relação com os artigos mais visualizados naquele horário.

Conclusão

Esse artigo foi apenas uma pequena demonstração dos relatórios personalizados do Google Analytics. As combinações são inúmeras e você não pode deixar de utilizar esses relatórios para melhorar o planejamento de ações dentro do seu blog. Pense nisso!

E você, já conhecia os relatórios personalizados do Google Analytics? Se sim, já utiliza algum? Deixe sua opinião nos comentários.

Crédito da imagem: Comunicação e Tendências

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    26 Comentários

    1. Boa tarde. Ótimo artigo. Eu também gostaria de mais dicas sobre o Analytics. Na sua opinião, o ideal é fazer a publicação mais importante no horário de pico ou antes para quando as pessoas começarem a entrar em massa o artigo já estar lá?

    2. Olá!

      Criei um ID no Google Analytcs, mas não faço ideia como utilizá-lo para monitorar meu blog.
      Consegue me dar umas dicas?

      Obrigada.

    3. Os horários mais frequentes são a tarde e a noite, de manhã é muito menos visitas, claro que isso varia muito dependendo da classe do blog, as visitas sempre são muito variadas, esse post é com certeza muito útil, não pensei que postar na hora mais adequada pudesse gerar mais visitas, sempre posto de manha, pois o pessoal da tarde e da noite já ficam ligados nas novidades. Muito Bom Gustavo, Parabéns!!!

    4. Interessante ainda não fiz mais vou fazer, eu sempre publico as 2:00 da manhã.

    5. Olá Gustavo! Super útil seu artigo! Funcionou direitinho aqui pra mim. Não conhecia essa opção do Analytics, vou aproveitar pra criar outras métricas.

      Muito obrigada pela ajuda 🙂

      • Hacsa,
        que bom que gostou, utilize sim o GA para criar novas métricas, elas a ajudarão a tomar decisões mais acertadas em seu blog,
        sucesso.

    6. Gustavo meu Analytics está bichado e não tenho a mínima noção de como resolver.

      Recebo (pelo Analytics) muitas visitas mensais mas não vejo rendimento pelo adsense. 83.03% da visitas vem pelos Search Engines. Para minha surpresa percebí que o Google me envia visitas PRINCIPALMENTE pelas palavras-chave programas afiliados, afiliados, programa afiliado, blogs lucrativos, como fazer site, afiliados da china e depois vem as palavras normais como signos, ascendente astral service etc.

      Como eu resolvo isso? Você tem alguma sugestão?

      • Você precisa escrever mais artigos e destacar as palavra-chave que deseja para seu nicho de atuação. Utilize as suas palavras-chave nos títulos e dentro do artigo.
        sucesso.

        • Gustavo infelizmente você não entendeu meu comentário. Segundo minha conta no analytics que acho está bichada, recebo mais visitas pelas palavras-chave programas afiliados, afiliados, programa afiliado, blogs lucrativos, como fazer site, afiliados da china.

          Meu site é sobre Astrologia. De onde o analytics arranjou esta palavras?

          • Eu entendi. Dê uma verificada também no Google Webmasters Tools, lá é interessante por que você clica sobre a palavra-chave e verifica quais artigos estão sendo relacionados aquela palavra-chave. Acredito que isso também possa acontecer no caso de você utilizar programas de afiliados nesse nicho de ganhar dinheiro. Eles utilizam a tag alt e title em seus banners e isso pode estar gerando essa indexação.
            sucesso.

            • Agora sim ficou mais provado que o analytcs está bichado. No Webmasters Tools não foram encontradas aquelas palavras chaves citadas acima. As Keyword e sua Significance encontradas são todas relativo a astrologia (astral, astrologia, signos, ascendente etc) Na verdade a minha conta analytics está pegando também dados de outro site. Não sei mais o que fazer. Mas valeu pela sua paciencia em responder meus comentários. Valeu!

            • Crie uma nova conta para esse blog e refaça os passos, colocando o código do Analytics novamente nele.

    7. Oi Gustavo,
      Gostava de saber se segue a minha linha de pensamento:
      Há uns tempos que agendo os meus posts para as 8 da manhã.
      Mas, segundo este relatório, o horário de ponta é as 19 horas.

      Depois de pensar um bocado, cheguei à conclusão que não valia de nada mudar o horário de publicação porque, os visitantes que chegam às 19 horas, normalmente é a primeira vez que visitam o blog ao dia, pelo que verão na mesma o artigo do dia, em primeira mão, tal como os restantes visitantes das outras cargas horárias acima das 08:00 h.

      Já se mudasse o horário, os que visitassem o blog antes das 19:00 h iriam ver apenas o artigo do dia anterior, o que dá aspecto de desactualização.

      Concorda?

      • Antonio,
        concordo, não deve mudar o horário de publicação por conta disso, mas peço que analise mais que um horário de visitação, veja por exemplo os 4 primeiros horários e desse volume de dados faça suas análises.
        sucesso.

    8. Boa Noite

      Gustavo

      Excelente artigo vou verificar no Google Analytics qual é o horário que tem maior audiência.

      Um Abraço
      Roberto

    9. Ótima dica Gustavo.
      Irei utilizar esta técnica, para meus artigos!

    10. Ah! Outra coisa! O relatório fica guardado ou temos que fazer um novo toda vez que quisermos saber?

    11. Gostei muito da dica! Segui todos os passos e criei um relatório. O horário do meu blog pelo que entendi é as 11:00 da manhã.

      Tenho o Google analitcs, mas não uso acho muito comlicado, vc podia fazer mais posts ensinando a usá-lo!

      Não sei interpretar aqueles dados todos, fico zonza e não tenho nenhuma ajuda para melhorar meu blog por ali. rsrs

      Abraços!

      • Nanda,
        se a procura por esse artigo for satisfatória, irei escrever outros artigos sim, com certeza.
        sucesso.

    Deixe uma resposta