Firefox 3: Solução para problema de conexão com o Home Banking

Hoje tentei acessar o Home Banking da Caixa Econômica Federal e recebi como resposta a página do Firefox de “Falha na conexão segura”, como pode ser vista na imagem abaixo. Como milhares de brasileiros utilizam a Caixa e seu Home Banking, e não querendo que um pequeno problema como esse venha a impossibilitar o uso do melhor browse do mercado, resolvi relatar o que fiz para resolver o problema.

home banking caixa

Como pode ser visualizado na imagem, o Firefox 3 bloqueou meu acesso ao Home Banking da Caixa, mas por que? O motivo é simples, a Caixa utiliza um certificado de segurança expedido pelo ICP-Brasil, uma autoridade certificadora (órgão governamental criado em 2001) não reconhecida pelo Firefox. Mas porque o ICP-Brasil não é reconhecido pelo Firefox? Simples, porque a Fundação Mozilla só reconhece autoridades certificadoras que fazem o pedido para tal, e o ICP-Brasil fez esse pedido apenas no mês de Junho (para os aplicativos da Microsoft o pedido foi feito em Outubro de 2002 ???), ou seja, nas próximas atualizações do Firefox o problema será solucionado.

Como acessar então o Home Banking da Caixa

Para acessar o Home Banking da Caixa clique no final da mensagem de Falha na Conexão em “Ou você pode adicionar uma exceçao…”, mas utilize com cuidado, apenas para sites em que confia (esse procedimento do Firefox é para proteger você de golpes online), clique em “Adicionar exceção…”, depois na caixa que aparecerá em “Verificar certificado” e depois em “Confirmar exceção de segurança”. Agora você conseguirá acessar normalmente o Home Banking da Caixa. Se o seu problema é com algum outro Home Banking ou site que utilize o certificado do ICP-Brasil basta seguir os passos descritos aqui. Verifique abaixo que agora o Home Banking da Caixa está abrindo normalmente.

home banking caixa

Por que não tenho esse problema com o Firefox 2

Não é que o Firefox 2 seja menos seguro que o Firefox 3, apenas o que foi alterado é que com o Firefox 2 aparece uma mensagem avisando que o site não possui um certificado de segurança válido, como geralmente as pessoas dão ok nesse tipo de mensagem sem ler ou prestar muita atenção o Home abria normalmente, no Firefox 3 ele é bloqueado por padrão e sem esse tipo de aviso, para dar maior segurança ao internauta.

3D Realty Handshake
PhotoDropper em Portugues credito: lumaxart

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. mariane

      comigo aconteceu a mesma coisa!!!!
      mais o problema é q no meu certificado de segurança nao aparece “ou vc pode adicionar uma exceção”!!!!
      oq eu faço??
      por favor alguem me ajudeeee
      vlw bjos

    2. Edson

      Eu tive o mesmo problema, foi solucionado acertando a data do computador, só isso, simples não.
      Depois para testar inventei qualquer usuario e tentei entrar se aceitar é hacker, se não é site da CEF mesmo.
      Depois na segunda vez inventei outro usuario e aceitou, mas só foi coicidência, porque cliquei nas iniciais do nome e tentei prosseguir com outras senhas, mas deu incorreto.
      Espero ter ajudado.

    3. Roberta

      Bem, eu uso o firefox na última semana fiz um twitter,mas estou com problemas pois não consigo mudar minha foto!Ao lado da minha imagem quando vou em picture não tem as opções trocar e deletar imagem!Não encontrei ninguém com o mesmo problema!Não sei por que meu twitter não tem assa opção! Se poder me ajudar agradeço muito!Obrigada pela atenção.

    4. Adalberto Nascimento

      Eder
      Show! Muito Obrigado.

    5. Oi Gustavo,

      Apenas complementando o que o EmanuelSan falou, apesar de a Mozilla Foundation ainda não acrescentou o certificado raiz da ICP Brasil no firefox, vc pode fazer isso manualmente.

      Acesse:
      https://www.icpbrasil.gov.br/ac-raiz

      É mais simples e seguro, já que este (e outros sites governamentais) serão validados. 😉

      []’s

      Eder L. Marques
      http://blog.edermarques.net/
      http://administrando.net/

      Eder L. Marques Escreveu um post sobre… Atualização das funcoeszz

    6. @Elizandra,
      após esse procedimento nunca mais tive problemas com o home banking da Caixa. obrigado pelo comentário.

      @Emanuel San,
      não dei a “dica errada”, pois ela funciona, posso não ter feito a dica da maneira que você conhece, mas a dica funciona perfeitamente. Se quiser me passar a maneira que você faz, inserindo o certificado do ICP-Brasil, eu coloco no artigo com os devidos créditos. Como disse no artigo a partir das próximas versões do firefox esse problema será solucionado,
      um abraço.

    7. EmanuelSan

      Cara, vc fez deu a dica errada, o certo é instalar o certificado raiz do ICP-Brasil, daí todos os sites que usarem certificados deles serão reconhecidos, incluindo o da Caixa.

    8. Sim, eu já tinha conseguido fazer isso 😀
      Mas esses dias eu tive um problema ao tentar refazer a minha conta do internet baking no firefox, ao meu ver era um erro de incompatibilidade no código javascript. Essa falta de portabilidade, aff…
      Boa iniciativa a sua 😀

      Elizandra Escreveu um post sobre… Ajude a sustentar a Wikipédia, sem colocar a mão no bolso

    9. Legal eu ja tinha me deparado com o problema dai ja abri no explorer ,esta sem tempo.
      Prefiro o firefox ,porém percebi no 3 alguns problemas com plugins mas tenho certeza já está sendo resolvido.
      Valeu agora não vou precisar trocar de navegador quando entrar no Home Banking da Caixa .

    10. Comigo não tem essa de usar o Firefox 1, 2, 3, …, N; ou qualquer outro navegador para fazer Internet Banking.

      Não que eu seja um ludista, mas eu não sinto confiança alguma e tenho o maior medo de fazer isso. Eu ainda prefiro o bom e velho auto-atendimento.

      LuchoEscreveu um post sobre…Meme cultural – Wikipédia

    Deixe uma resposta