Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Firefox 3: Solução para problema de conexão com o Home Banking

Hoje tentei acessar o Home Banking da Caixa Econômica Federal e recebi como resposta a página do Firefox de “Falha na conexão segura”, como pode ser vista na imagem abaixo. Como milhares de brasileiros utilizam a Caixa e seu Home Banking, e não querendo que um pequeno problema como esse venha a impossibilitar o uso do melhor browse do mercado, resolvi relatar o que fiz para resolver o problema.


home banking caixa

Como pode ser visualizado na imagem, o Firefox 3 bloqueou meu acesso ao Home Banking da Caixa, mas por que? O motivo é simples, a Caixa utiliza um certificado de segurança expedido pelo ICP-Brasil, uma autoridade certificadora (órgão governamental criado em 2001) não reconhecida pelo Firefox. Mas porque o ICP-Brasil não é reconhecido pelo Firefox? Simples, porque a Fundação Mozilla só reconhece autoridades certificadoras que fazem o pedido para tal, e o ICP-Brasil fez esse pedido apenas no mês de Junho (para os aplicativos da Microsoft o pedido foi feito em Outubro de 2002 ???), ou seja, nas próximas atualizações do Firefox o problema será solucionado.

Como acessar então o Home Banking da Caixa

Para acessar o Home Banking da Caixa clique no final da mensagem de Falha na Conexão em “Ou você pode adicionar uma exceçao…”, mas utilize com cuidado, apenas para sites em que confia (esse procedimento do Firefox é para proteger você de golpes online), clique em “Adicionar exceção…”, depois na caixa que aparecerá em “Verificar certificado” e depois em “Confirmar exceção de segurança”. Agora você conseguirá acessar normalmente o Home Banking da Caixa. Se o seu problema é com algum outro Home Banking ou site que utilize o certificado do ICP-Brasil basta seguir os passos descritos aqui. Verifique abaixo que agora o Home Banking da Caixa está abrindo normalmente.

home banking caixa

Por que não tenho esse problema com o Firefox 2

Não é que o Firefox 2 seja menos seguro que o Firefox 3, apenas o que foi alterado é que com o Firefox 2 aparece uma mensagem avisando que o site não possui um certificado de segurança válido, como geralmente as pessoas dão ok nesse tipo de mensagem sem ler ou prestar muita atenção o Home abria normalmente, no Firefox 3 ele é bloqueado por padrão e sem esse tipo de aviso, para dar maior segurança ao internauta.

3D Realty Handshake
PhotoDropper em Portugues credito: lumaxart

Gustavo Freitas
firefox

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.