Por que o Google Adsense é tão rigoroso?

Por que o Google Adsense é tão rigoroso com os editores? Antes de começar a falar sobre o assunto, quero primeiro deixar claro que esse artigo é um opinião de quem está de fora do programa de afiliados Google Adsense, ou seja, não tenho qualquer ligação e nem fui “pago” para falar sobre o assunto.

Resolvi escrever o artigo para, primeiro, pesquisar e entender ainda mais sobre o programa e seu regulamento e, segundo, para ajudar blogueiros novatos no programa a não terem suas contas desativadas, o que acontece com muita frequência.

Se você ainda não conhece ou não utiliza o Google Adsense sugiro que leia o artigo “Google Adsense: Como ganhar dinheiro no seu blog” que escrevi no Quero Criar um Blog.

Como funciona o sistema de anúncios do Google

O sistema de anúncios do Google é dividido, basicamente, em dois produtos:

  • Google Adwords
  • Google Adsense

Google Adwords

O Google Adwords é o principal serviço de publicidade da Google e principal fonte de receita desta empresa representando 96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares que a empresa faturou em 2011.

No Gogole Adwords os anunciantes (empresas e pessoa física) desenvolvem a sua publicidade, define quanto quer gastar e em quais palavras-chave relacionar seus anúncios. Pode-se também escolher os sites e blogs em que quer ver seu anúncio divulgado, entre várias outras funcionalidades e opções.

google adwords ganhos 2011

Google Adsense

O Google Adsense é o serviço de publicidade oferecido pelo Google. Os donos de websites podem se inscrever no programa para exibir anúncios em texto, imagem e vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações.

Entendendo o sistema

Esse é, pode-se dizer, o outro lado do Google Adwords. Se no Google Adwords o anunciante é o ator principal e não existe o sistema sem ele, no Google Adsense o ator principal é o administrador do blog ou site parceiro.

Um sistema é totalmente dependente do outro, assim como o anunciante e o administrador são totalmente dependentes. Se faltar um dos atores, o sistema não funciona. E o Google tem como papel principal conseguir sempre mais atores para os dois sistemas, para que o serviço funcione e seja rentável.

Regulamento

Para que o sistema funcione é necessário regras que impeçam a proliferação de pessoas (nos dois lados do sistema) que queiram levar vantagem sobre a outra parte. O regulamento do Google Adwords pode ser encontrado no link abaixo.

O regulamento do Google Adsense é o que nos interessa nesse artigo, já que estou falando voltado para blogueiros.

Por que o Google Adsense é tão rigoroso?

Agora que já entendemos, de maneira rápida, como funciona o sistema de anúncios do Google, vamos analisar por que o Google Adsense é tão rigoroso. Não quer dizer que o Google Adwords não seja rigoroso (eu mesmo tive minha conta desativada), mas é que nos interessa nesse momento analisar somente o rigor do Google Adsense.

O Google Adsense é rigoroso por que…

Para responder várias dúvidas dos editores de sites e blogs e dos anunciantes, o Google criou um site intitulado Google Anúncios, uma central de recursos de qualidade de tráfego de anúncios.

No Google Anúncios, a equipe diz,

A relação entre o Google, anunciantes e editores é fundada em confiança. Os anunciantes confiam na relevância de nosso posicionamento do anúncio, em nossos relatórios de estatísticas e na qualidade dos cliques que seus anúncios recebem. Os editores, por sua vez, contam com a participação dos anunciantes, anúncios relevantes que geram uma boa experiência para os usuários e uma fonte de renda precisa e confiável que contribui com o sucesso de seus sites e negócios. Levamos a confiança a sério e sabemos que as redes de publicidade do Google não poderiam existir sem ela.

Temos uma equipe global dedicada a atender suas preocupações, monitorar o tráfego em toda a Rede de anúncios do Google e impedir que anunciantes paguem por cliques inválidos. Embora ela forneça proteção sem que você precise fazer nada, também sabemos que você deseja fazer tudo que puder para garantir o melhor desempenho de seus anúncios. Criamos este website para agregar diversos recursos que ajudam você a saber sobre cliques inválidos e manter uma conta do Google AdWords ou Google AdSense de sucesso.

É em busca dessa confiança que o Google Adsense é tão rigoroso com os editores. Pense um instante, se não houvesse editores, haveria locais para o Google colocar os anúncios dos anunciantes além das páginas de resultados de pesquisa? A resposta é não.

Agora se não houvesse anunciantes como poderíamos mostrar anúncios relevantes em nossos blogs e ganhar dinheiro? Muitos responderão que existem milhares de outros programas de afiliados, mas afirmo que nenhum como o Google Adsense, que paga por CPC, que exige pouco trabalho após a definição e colocação do código do anúncio e que paga rigorosamente em dia.

Quando um editor perde a confiança no Google Adsense o que ele faz? Retira os anúncios de seu blog. E quando um anunciante perde a confiança no Google Adwords, ele retira seu investimento desse programa. Sem confiança no sistema, na sua idoneidade e no seu funcionamento, dos dois lados (Adwords e Adsense) o Google perde e muito.

Essa confiança que ele busca, principalmente da parte dos anunciantes, é o fator principal que leva o Google Adsense a ser tão rigoroso com os editores.

Como evitar ter a conta desativada pelo Google Adsense?

Quando escrevi o e-book gratuito “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense: Dicas testadas e aprovadas” a primeira dica que falei foi “conhecer o regulamento do Google Adsense”. Se você conhece o regulamento já é um passo a frente para não ter sua conta desativada.

Conhecendo o regulamento do Google Adsense você entenderá que as ações embaixo são erradas e só prejudicam todo o sistema explicado no artigo.

  • Clicar nos seus anúncios para aumentar os ganhos
  • Pedir a outras pessoas pra clicar nos anúncios
  • Criar um código pra gerar cliques
  • Colocar anúncios lado a lado com imagens
  • Anúncios em pop-up
  • Anúncios em artigos com texto ou fotos de nudez, pedofilia, violência ou intolerância racial

No regulamento você aprenderá ainda mais e se está começando agora sugiro também que acesse a FAQ do Google Adsense que criei e o Regulamentos do Google Adsense: Guia do iniciante.

Conclusão

Espero que o artigo tenha lhe ajudado a entender melhor como funciona o sistema de anúncios do Google e por que tanto rigor e controle com os editores. A busca pela confiança, principalmente dos anunciantes, é um objetivo deixado bem claro pelo Google e é necessário que você entenda isso.

Se não concorda com algo dito no artigo ou quer deixar algum acréscimo, por favor, utilize os comentários e vamos tornar o artigo ainda mais completo.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    8 Comentários

    1. Gustavo, tenho uma dúvida: Terei que investir algum recurso financeiro para ter minha inscrição no google Adsense? E depois de um tempo, posso ser cobrado por algo?

      • Josemir, você não paga nada para se inscrever no Google Adsense e nem fica devendo nada se sair.

    2. não cometi nenhuma das “ações erradas” que você fala no artigo, e nenhuma outra. Mas tive uma conta desativada por violação do regulamento e simplesmente não acho o que o adsense diz que esta errado, passo horas editando, corrigindo o incorrigível, apelando, enfim, e simplesmente não resolve nada. Acredito que o sistema do adsense é todo automatizado, e simplesmente quando diz que tem algo errado, não consegue verificar novamente que foi corrigido. Enfim, estou com uma conta suspensa ate que se resolva o problema. mas não sei como resolver, já percorri tudo sobre esses assunto e nem assim consigo. poderia me ajudar?

    3. Ola Gustavo tudo bem? Gustavo ha um tempo atraz envie um blog para o google adsense mas por algum motivo nâo foi aprovado! queria saber se tem como excluir o blog reprovado pelo google adsense e enviar outro? Desde jà agradeço pela atençâo dispensada!

    4. Bastante didático! Parabéns pelo artigo! O melhor é ler o regulamento do AdSense algumas vezes!

      Abraço!

    5. Realmente ele é muito rigoroso mas é aí que está a qualidade do programa. Se fosse algo sem organização não iria beneficiar nenhuma das partes e você mencionou tudo de forma bem clara.
      Eu vejo milhares de pessoas reclamando que teve sua conta cancelada, mas na maioria das vezes isso acontece porque não buscam as informações certas e pensam tanto no dinheiro que esquecem de ler as normas do programa

    Deixe uma resposta