Instalação do Windows Server 2003

[ad#gfsoluco]
O processo de instalação do Windows Server 2003 é muito parecido com a instalação de outras distribuições Windows, como o XP. Existem duas maneiras de instalar o WS2003, uma é fazendo uma instalação limpa, ou seja, formatando o HD primeiro, outra é fazer uma atualização de outra versão do Windows (não recomendo essa).

Para esse tutorial estarei assumindo que você já conhece os procedimentos básicos de instalação de algum sistema operacional Windows e que conhece os requisitos básicos de hardware necessários para a versão escolhida para instalação. Se o seu intuito é atualizar partindo de uma versão anterior do Windows Server ou Unix/Linux, visite o site do WS2003 e leia as orientações.

Vamos instalar o WS2003 Standard Edition utilizando uma instalação limpa, ou seja, com o HD sendo formatado. Inicie o computador com o CD de instalação no drive (vou pular alguns passos pois no começo a instalação não tem mistério para quem já instala outros sistemas operacionais Windows). Escolha a opção de formatar a partição e escolha NTFS (servidores não devem ter partições FAT por questão de segurança e criptografia dos dados). Após a formatação a instalação procede parecida com a de outras Windows, até chegar a tela “modo de licenciamento” Per Server (por servidor, mais indicada para pequenas empresas, com apenas um servidor Windows instalado, essa licença define o número máximo de usuários conectados ao servidor simultaneamente) ou Per Device (por dispositivo, nesse caso uma licença de acesso – CAL – é necessária para cada estação de trabalho que se conecta ao servidor, independente do número de conexões dessa estação), de acordo com a licença adquirida. Para maiores detalhes sobre os tipos de licença clique aqui. Informe o modo de licenciamento (vamos escolher por servidor) e o número de licenças (deixe o padrão) e clique em Avançar (Next), digite o nome do computador e a senha para o usuário Administrador (local), não deixe essa senha em branco pois ela possui controle total do servidor (essa senha deve possuir, no mínimo, oito caracteres).

Nas configurações de rede, escolha configurações personalizadas e configure o protocolo TCP/IP da placa de rede clicando em propriedades e utilize a configuração “utilizar esse endereço IP” (coloque o IP, a máscara de sub-rede, o gateway padrão e os servidores DNS).

Obs.: Aconselho sempre configurar manualmente o IP de um servidor, nunca em DHCP, para melhor controle da disponibilidade e compartilhamento dos recursos do servidor.

Na próxima etapa surge uma janela perguntando se o computador fará parte de um grupo de trabalho (workgroup) ou de um domínio. Se já existir outros servidores instalados na rede, marque domínio e entre as informações a respeito do domínio que serão solicitadas. No nosso caso vou considerar que é o primeiro servidor a ser instalado na rede e vou escolher workgroup (ao instalar o Active Directory você poderá configurar um domínio para sua rede), e dar um nome ao grupo (trabalho).

Agora o WS2003 será instalado com as informações necessárias para terminar a instalação e depois será reiniciado automaticamente. Essa primeira reinicialização demora bastante, não se apavore nem reinicie o computador novamente, apenas aguarde. Aparecerá a tela de logon, digite Ctrl+Alt+Del e coloque a senha cadastrada durante a instalação, seu WS2003 iniciará pela primeira vez e agora basta configurar os servidores que pretende utilizar na sua rede, entre os quais destacamos:

Em breve estarei escrevendo um post sobre esses servidores descritos acima.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Ronaldo

      Gostaria de saber que endereço de IP eu coloco na placa de rede e também o dns.
      O DNS seria o mesmo que vem do cable modem? Gostaria só de um exemplo. Obrigado. Ronaldo

    2. Andre Lzui

      Boa Tarde!
      É possivel instalar o Windows server 2003 por cima do Vista?

    3. SkY_MaL_TecH

      bom dia é o seguinte Gustavo eu irei implatar o windows em uma lan onde do assistencia Tecnica pelo fato.. do windows Xp SP2 q uso aki ta dando aquele problema de limitação de conexoes simultaneas aki aki tenho 18 maquinas hora q da o limite de 10 maquinas nada mais funciona.. 😐 de compartilhamento.. eu queria sabe kra se vc pode me informar se à alguma regeição desse windows server 2003 à programas do nosso uso comum tipo os drivers, GUETO.. office.. e ae vai.

    4. edmilson

      Como configuroo Servidor de E-mail no Windows Small Business Server … 2003

    5. @Cout,
      Servidores devem ser definidos com IP fixo. é uma característica do serviço. se deixar sem definir e você tiver algum servidor dhcp na rede o IP do servidor fugirá de seu controle. não é que irá dar erro se não seguir esse passo, mas é o recomendável,
      um abraço,

    6. Cout

      Boa Tarde
      gostaria de saber por que define o
      IP, a máscara de sub-rede, o gateway padrão e os servidores DNS, após a instalação do Windows server 2003.
      e o que acontece se eu não definir esse passo.

    7. Leandro,
      como escrevi no começo do post
      “Para esse tutorial estarei assumindo que você já conhece os procedimentos básicos de instalação de algum sistema operacional Windows e que conhece os requisitos básicos de hardware necessários para a versão escolhida para instalação”
      sinto muito mas meu intuito não é ensinar passo-a-passo a instalação do server 2003.
      um abraço,
      Gustavo.

    8. leandro

      poderia ter mas conteudo, em por exemplo com figuras nos mostradando não só o passo -a- passo certinho mas também com alguns possíveis erros que sempre acontece, para um usúario avançado ele vai entender as informações não tão bem mas vai si virar um usúario leigo com este forum nao vai entender nada, sei que é de boa intenção estas explicações, mas vamos simplificar para as pessoas. Obrigado pela atenção!

    Deixe uma resposta