3 tecnologias dos anos 80 que estão presentes no século 21

Você sabia que muito da tecnologia que temos hoje, devemos há uma época chamada anos 80? Foi uma época de muita revolução tecnológica e surgimento de equipamentos que evoluíram e estão presentes na sociedade até hoje.

Para quem não sabe, nasci em 1973 e passei minha infância na década de 1980. Anos maravilhosos com infância pobre e nenhum acesso a “tecnologia” da época, mas éramos inventivos e brincávamos de carrinho de lata (lata de óleo de soja), pipa (ou raia) e vários outros brinquedos que nós mesmos fazíamos. Hoje é bem diferente e a imaginação das crianças e adolescentes fica presa geralmente a televisão ou ao computador.

Tecnologia avançada dos anos 80

Vamos então conhecer alguns equipamentos tecnológicos dessa época que ajudaram nos avanços tecnológicos que temos hoje.

Walkman

É uma marca popular de uma série de tocadores ou leitores de áudio portáteis pertencente à Sony. O termo Walkman também é utilizado para se referir a aparelhos portáteis similares de reprodução de áudio estéreo de outros fabricantes. (Wikipédia).

Quem é dessa época lembra muito bem de ter visto esse tipo de aparelho ou até mesmo ter utilizado. Eu só vi, pois a minha situação financeira não permitia comprar nem a fita cassete, quem dirá o aparelho. Ele mudou completamente o hábito musical das pessoas que puderam começar a “carregar” suas músicas pra todo lugar e ouvi-lás sem incomodar as pessoas ao redor.

walkman sony

O walkman foi criado por um brasileiro chamado Andreias Pavel. Depois de trinta anos de batalha judicial, a Sony terá de pagar R$ 30 milhões para o inventor do aparelho. Hoje os ipods, tocadores de mp3 e smartphones fazem o mesmo papel, nos ajudam a levar nossa música preferida e ouvi-la quando quisermos.

Atari 2600

Lembro vagamente de ter tido acesso pouquíssimas vezes a um Atari 2600, um fenômeno de vendas mundial, o videogame foi lançado em 1977, mas chegou ao Brasil apenas em 1983.

atari 2600 anos 80

“[..] no final de agosto de 1983 o tão esperado Atari 2600 VCS nacional. Junto com ele vieram também 28 cartuchos, todos da Atari, com caixa, manual e acabamento impecáveis, como os norte-americanos. Porém isto implicou num custo maior para esses cartuchos. Apesar disso, a Polyvox inundou o mercado com milhares de consoles e cartuchos em 1983”. (Atari.com.br).

Hoje o PlayStation, o Xbox, o Nintendo Wii e outros consoles substituem a altura o Atari 2600, mas até hoje a legião de fãs que vão atrás de emuladores para jogos de Atari são inúmeros, e os grandes jogos de sucesso como River Raid, Enduro, Pac-Man, Tennis, Space Invaders e tantos outros jogos de muito sucesso e que podem ser encontrados para jogar pela internet.

Computador pessoal

Outro avanço que temos hoje e que surgiu nos anos 80 foi o computador pessoal. A Apple precisava se manter no topo e estava em busca de um novo computador pessoal para substituir o Apple II. Foi ai que a revolução dos computadores pessoais começou realmente.

Em 24 de janeiro de 1984 surgiu o Macintosh, o primeiro computador de sucesso com uma interface gráfica amigável, usando ícones, janelas e mouse. Sua acolhida foi extremamente entusiástica, grande parte disso devido as campanhas publicitárias em massa da Apple.

O principal anúncio de seu lançamento foi durante o intervalo da Super Bowl XVIII (evento comparável com a importância da Copa do Mundo para o Brasil). Essa propaganda é conhecida como “1984”, pois era baseada no livro “Nineteen Eighty-Four” (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro) de George Orwell, e retrata um mundo no qual todos eram submetidos ao regime totalitário do “Big Brother” (Grande Irmão). Uma heroína representada por Anya Major destroí um telão no qual o Big Brother falava ao público. O intuito do comercial era relacionar a IBM ao “Big Brother” e a heroína à Apple. (Wikipédia).

Pronto, a revolução dos computadores pessoais como os conhecemos hoje estava iniciada. Confira abaixo o clipe original 1984 de lançamento do Macintosh.

Conclusão

Os anos 80 foram maravilhosos pra mim, apesar da infância pobre fui uma criança feliz e que pude estudar e brincar. Se você também passou pelos anos 80, como criança ou não, venha participar conosco de nosso grupo Música anos 80, onde falamos sobre as músicas que marcaram história nessa época ou ainda participe do grupo Anos 80 onde o assunto é mais amplo.

E você, do que se lembra, ou se não é dessa época, o que já ouviu falar sobre essa época? Deixe seu comentário.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    9 Comentários

    1. Olá Gustavo,

      Saudosista hein?!
      Eu sou de 1981 e também passei grande parte da infância nesta década. Você mostrou o Atari, eu cheguei a ter o similar dele, o Dactar, lembra? Foram grandes tempos.
      Parabéns pelo artigo.

      Abraços

      • Antonio,
        desde que criei o blog http://musicaanos80.net tenho estado muito saudosista mesmo…rs.
        Não cheguei a ter videogame nessa época, mas mesmo assim foram grandes tempos, com muitas brincadeiras e diversão.
        Abraço.

    2. Olá Gustavo Freitas,

      Grande artigo, quando olhamos para o o Walkman e o Atari nos faz lembrar tantas coisas, hoje em dia muitas crianças não sabem o que é se divertir, apesar de serem antigos marcaram e muito! Se pensar que existem crianças hoje em dia que não dão valor as coisas! Abraço e Sucesso!

      • Cleiton,
        as maneiras de se brincar hoje, todas, custam dinheiro. Então os pensamentos das crianças estão sempre em algo que viram na televisão ou na internet. Uma pena, pois existem várias brincadeiras muito legais que não custa nada, apenas trazem diversão.
        Abraço.

    3. Fala Gustavo!!

      Sua infância não foi pobre, no meu ver foi rica até demais, a tecnologia está sobrepondo a raça, e como Einstein disse “teremos uma geração de idiotas”(sem ofender ninguém), o fato é que temos muita informação e tecnologia e ela é mal usada pela geração atual, temos uma geração Vazia de Conhecimento.

      Abraços =)

      • Bruno,
        claro que você tem razão, minha infância foi pobre no tocante a valores financeiros, mas no resto foi riquíssima e sinto muitas saudades daquela época, por isso mesmo o artigo de hoje e a criação do blog http://musicaanos80.net.
        Abraço.

    Deixe uma resposta