Você já conhece o Robô de Google Ranking?

Uma das necessidades dos blogueiros é colocar seus artigos numa posição de destaque nas buscas do Google. Isso significa, em determinadas palavras chave, ficar na primeira página das buscas. Com as técnicas de SEO você trabalha e busca esse objetivo, mas como saber se o resultado está surtindo o efeito desejado? Você pode ir ao Google e digitar uma busca com a palavra chave que está otimizando em seu blog ou utilizar o Robô de Google Ranking desenvolvido pelo Élcio Ferreira.

One of many Google signs
Creative Commons License photo credit: Extra Ketchup

O sistema web desenvolvido pelo Elcio lhe ajudará a avaliar com mais rapidez e eficiência em que posição seu site se encontra nas páginas do buscador, na página em inglês, em português e somente no Brasil. Imagine que seu blog está na posição 200 em uma pesquisa por determinada palavra chave, então você teria que percorrer todas essas páginas para descobrir isso.

Utilizar o Robô de Google Ranking é muito simples. Acesse o site e na pergunta Busca coloque a palavra chave que deseja descobrir a posição de buscas para seu blog (pode colocar mais de uma, basta separar por vírgula) e na pergunta Site coloque o domínio de seu site, sem o http:// e clique em Buscar. É só aguardar o resultado.

Se der algum problema e o resultado não for o esperado, experimente tirar o www. Nos testes que fiz procurei pelas palavras “oportunidade profissional” e “vagas de emprego” no meu novo blog o Oportunidade profissional e o resultado mostrado dizia que não aparece nem entre os 100 primeiros. Ai tirei o www e apareceu o resultado correto da busca, ou seja, em primeiro lugar no Google Brasil para a palavra Oportunidade profissional.

Confira aqui o resultado da pesquisa que realizei.

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    22 Comentários

    1. Muito boa a matéria, está ajudando bastante no trabalho de SEO do meu blog!

    2. Boa tarde.
      Grata pelas dicas.
      Gostaria de tirar uma dúvida.
      O robot do Google procura as palavras-chaves, localiza o meu blog e apresenta o resultado para o pesquisador.
      Esta procura do robot do google é considerado uma visita nos contadores (estatística) do meu blog ainda que o pesquisador não clique no link indicado no resultado da pesquisa?
      Ou seja, a busca do robot é uma visita no contador?

    3. Acabo de conhecer o teu blog e gostei. Já utilizei ferramentas como esta antes e a maioria não funciona muito bem. As que funcionam ajudam sim, porque você pode acabar vendo que está fazendo algo errado.

      Até queria testar esta, mas acho que foi tomar um café. Se volta logo não sei.

      Grande abraço

    4. É uma bela ferramenta, mas gostaria de registrar o seguinte: ao usar o robô utilizando as keywords “ogestor” e “o gestor” o site ocupou a 1ª posição nas três páginas, entretanto, na pesquisa normal do google usando a keyword “o gestor” (página do Brasil) olhei até a 30ª página e não achei o blog. Alguma explicação lógica para este fato?

    5. A sugestão é boa, mas não tenho conhecimento algum nessa parte, vc tem algum email que possa entrar em contato com vc para q eu possa tirar umas duvidas.
      Por exemplo não sei como funciona essas coisas de ter domínio e talz. Mas acredito que possa ser uma boa escolha.
      Valeu a dica

    6. @Sandra,
      também não conheço essas ferramentas, mas assim que conhecer escreverei sobre,
      um abraço.

    7. Muito legal essa ferramenta principalmente poque mostra os resultados para o google Brasil. Para mim os resultados apareceram certinho.
      ALan, não conheço essas ferramentas, são free?
      Um abraço!
      .-= Sandra-Info-Macross publicou o artigo Tempo para reorganizar =-.

    8. Bem…. Eu acho que alguma coisa está errada! Meu site está na primeira dobra da página com a busca pela palavra “Missões”, que é o meu nicho de trabalho entre os evangélicos. Isto para navegadores com cache zerado…

      Por esta ferramenta, meu site não apareceu entre os 100!

      Ou eu estou equivocado, ou há erro na ferramenta!

      Se incluo o WWW no endereço do blog, apareço em 12° (internacional), 13° (Brasil) e 7° (português)

      Se buscar “cruz de cristo”, um termo recorrente nas buscas pelo meu site, o resultado já melhora: 3° lugar no Brasil, 15° em português.
      .-= Gilson publicou o artigo Classificação dos países por perseguição religiosa =-.

    9. Alan Niemies

      Olá, Gustavo!
      Este é realmente um grande achado, muito prático e rápido de se utilizar a plataforma. Porém, para quem quer algo mais aprimorado, vale a pena baixar o programa SEO Spyglass ou o Web CEO. São duas ótimas ferramentas para se analisar muitos aspectos da concorrência.

      Um grande abraço e sucesso!
      .-= Alan Niemies publicou o artigo Como criar um Mapa do Site =-.

    10. @Luiz Neto,
      obrigado pelo comentário. nunca li sobre esse fato, desconhecia. talvez seja o momento de migrar para o wordpress.org, o que acha?
      um abraço.

    11. A dica foi muito boa, entrei no site e fui testar, mas infelizmente conforme já tinha visto em algum post não lembro onde, descobri que para um mebro como eu que faz parte do worpress.com e não tenho um dominio proprio o mecanismo de classificação do google me exclui. É uma pena mas não estou entre os 100 em canto nenhum do mundo. Mas um dia eu chego lá.
      Valeu Gustavo

    Deixe uma resposta