5 tecnologias que prometem mudar a maneira como fazemos pagamentos

A tecnologia vem revolucionando tudo, desde a maneira como interagimos uns com os outros, como assistimos filmes e séries e muito, muito mais. Mas ela promete ainda revolucionar outros aspectos de nosso dia a dia, como a forma que realizamos pagamentos.

Há até mesmo quem aposte que os microchips poderão substituir métodos de pagamento em um futuro bem próximo, acredite. Mas também existem atualmente várias outras tecnologias em desenvolvimento que já nos fazem sonhar em como nos relacionaremos com o dinheiro daqui para frente.


Mas você pode até estar se perguntando: “os cartões de créditos já são tão práticos, para quê mudar isso?”. Bom, para começar, apesar de práticos, os cartões de crédito e algumas outras formas de pagamento que possuímos hoje não são 100% seguras para seus usuários.

Mesmo opções de pagamento online correm o risco de serem violadas caso haja alguma quebra de segurança em seu computador. Assim, a proposta para estas novas tecnologias é que elas não apenas facilitem o pagamento como nos dêem mais segurança, conforto, praticidade e mudem totalmente a maneira como vemos o dinheiro hoje em dia.

Por isso, separamos a seguir cinco tecnologias que prometem mudar a maneira como fazemos pagamentos em um futuro não tão distante:

#1 – Pulseira de pagamento

Já existem hoje pulseiras que utilizam tecnologia NFC, de comunicação por aproximação, para permitir pagamentos sem a utilização de dinheiro ou cartões de crédito e débito. Já está em desenvolvimento pela MasterCard até mesmo uma pulseira que irá permitir que motoristas paguem o pedágio sem precisar trocar aquelas dezenas de moedinhas todas as vezes.

#2 – Cartão de crédito no ônibus

Atualmente, as principais opções de pagamento das passagem de ônibus e metrô são dinheiro ou um bilhete único, mas a MasterCard anunciou que já está testando uma tecnologia de aproximação que irá permitir o uso de cartões de crédito e débito no transporte coletivo.

Mas ainda não se sabe quando essa possibilidade se tornará uma realidade para os usuários.

#3 – Carro que paga abastecimento

As empresas Honda e Visa desenvolveram em conjunto um aplicativo integrado aos carros que possibilitará que o motorista faça o pagamento em postos de gasolina e estacionamentos por meio de um clique. O app será capaz também de avisar quando o combustível no carro estiver acabando e irá calcular o valor final a ser pago enquanto o carro ainda estiver na bomba.

#4 – Selfie como a sua senha

A tecnologia que permite que usuários de smartphone façam o desbloqueio o celular usando uma imagem do próprio rosto já é usada por algumas fintechs para autenticação de identidade e pagamentos por compras.

Apesar de ainda não ser usada em larga escala, existe a expectativa de que em um futuro próximo outras empresas adotem essa opção como senha para pagamentos.

#5 – Link para pagamentos

Hoje em dia, já é possível realizar pagamentos por compras em pequenas empresas por meio de um link enviado para o comprador, sem a necessidade de uma loja virtual.

Porém, este serviço ainda está disponível somente para poucas empresas, mas existe a possibilidade de que num futuro próximo outros estabelecimentos oferecem essa opção de pagamento por seus produtos.

5 tecnologias que prometem mudar a maneira como fazemos pagamentos
5 (100%) 1 vote

2 thoughts on “5 tecnologias que prometem mudar a maneira como fazemos pagamentos”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.