Informações básicas sobre fibra ótica

A fibra ótica faz cada vez mais parte das nossas vidas. Contudo, a verdade é que são ainda muitas as pessoas que não sabem exatamente o que é e como é que funciona.

Pois bem, hoje explicamos tudo o que precisa saber. De forma bem resumida, é a tecnologia de comunicações que funciona enviando sinais para fios finos de fibra de vidro (e às vezes fibras de plástico).


Ela começou sendo usada há cerca de 45 anos nos laboratórios de P & D (Corning, Bell Labs, ITT Reino Unido) e foi instalada pela primeira vez em Chicago no ano de 1976. No início dos anos 80, as redes de fibra ligavam as principais cidades de cada costa dos Estados Unidos.

Em meados dos anos 80, a fibra estava substituindo todos os links de cobre, microondas e satélite das empresas de telecomunicações.

Nos anos 90, a uma grande empresa descobriu a fibra e usou-a para melhorar a confiabilidade de suas redes, que tinha um grande problema.

Ao longo do caminho, descobriram que podiam oferecer serviços de telefone e Internet na mesma fibra e ampliaram enormemente seus mercados.

A partir desse momento, computadores e LANs começaram a usar fibra ao mesmo tempo que as empresas de telecomunicações.

Os elos industriais estavam entre os primeiros, pois a imunidade a ruído da fibra e sua capacidade de distância o tornam ideal qualquer tipo de negócio.

As redes de armazenamento de mainframe vieram em seguida, as predecessoras das atuais SANs de fibra (redes de área de armazenamento).

Como o surgimento da fibra, outras aplicações foram desenvolvidas como aviões, CCTV para segurança, links para estéreo digital de consumo…

Hoje, a fibra ótica é o meio dominante ou uma escolha lógica para todo sistema de comunicação. Por isso, esclarecemos as dúvidas.

Principais dúvidas sobre a fibra ótica

Numa altura em que a fibra ótima está em expansão (por exemplo o Brasil e Africa já estão ligados por fibra) é preciso esclarecer o máximo de informação. Assim, veja de seguida as dúvidas mais comuns.

1 – O que é fibra escura?

Fibra escura significa cabeamento de fibra ótica dormente. Algumas empresas podem implantar uma rede de fibra escura pronta para ser ativada e gerenciada pelo departamento de TI conforme a necessidade.

2 – Como a fibra ótica se compara à DSL?

Dependendo do nível de serviço, a fibra ótica pode ser até 1000 vezes mais rápida que a DSL.

A fibra ótica não tem degradação prática e os cabos de fibra ótica podem transmitir dados em distâncias muito grandes.

3 – O que significa full duplex?

A fibra ótica está sempre no modo full duplex, o que significa que as operações de download e upload têm um canal dedicado.

O DSL opera em half duplex, o que significa que as operações de download e upload compartilham o mesmo canal.

4 – A conexão de fibra ótica é compartilhada?

Não, ao contrário de outros tipos de conexões de cabos, você tem uma conexão dedicada de fibra ótica.

Portanto, sua largura de banda não é compartilhada e a velocidade de sua conexão não é afetada pelo tráfego de rede de outras pessoas em sua vizinhança.

Agora já sabe um pouco como funciona a fibra, por isso já consegue perceber porque é que a velocidade da mesma é muito superior ao DSL.

Informações básicas sobre fibra ótica
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.