Como atualizar seu blog para o wordpress 2.8

O WordPress 2.8 foi lançado oficialmente. Se você ainda não conhece o CMS WordPress saiba aqui do que estou falando. Se deseja apenas baixar a nova versão baixe aqui o wordpress 2.8 em português. Agora se você já conhece e utiliza o WordPress, é chegado o momento de atualizar seu blog. Não se preocupe, se você tomar alguns cuidados o processo será simples e seu blog será atualizado rapidamente. É o que vou abordar nesse artigo.

Primeiro vamos ver as novidades do WordPress 2.8:


  • Busca e instalação de novos templates sem sair da área administrativa do WordPress (o que já acontecia com os plugins no 2.7)
  • Atualização mais rápida devido a melhoramentos no script de atualização
  • Novo editor de templates e plugins, com destaque para funções do wordpress e sintaxe
  • Nova área de widgets, agora é possível arrastar e soltar os widgets entre outras facilidades e uma API mais limpa e robusta para desenvolvimento de plugins
  • Agora você exclui plugins que não utiliza mais sem a necessidade de uma cliente de FTP, prático e rápido
  • E ainda mais de 180 novas funcionalidades e melhorias no codex

Confira algumas das novidades no vídeo abaixo retirado do WordPress.tv

Agora vamos atualizar o blog. Para isso recomendo que você faça, primeiro, o download de seu banco de dados para o caso de acontecer algum problema durante o processo. Para isso utilize o plugin wp-db-backup veja aqui como instalar o wp-db-backup no seu wordpress. Faça também a atualização de todos os plugins que possam estar pendentes (dica do Isaac Ribeiro nos comentários).

logo wordpress

Após instalar o plugin de backup e fazer o backup do blog, acesse a área administrativa do wordpress. Ao acessar a área administrativa você encontrará um aviso na parte superior da tela avisando que uma nova versão está disponível. Embaixo do resumo das atividades também se encontra esse aviso. Clique em Atualizar Agora. O wordpress irá perguntar se deseja fazer a atualização automaticamente ou manualmente. Clique em Atualizar Automaticamente. Agora digite suas informações de conexão via FTP e clique em continuar. Se não souber essas informações entre em contato com o suporte de seu host.

Aguarde a instalação terminar. Não recarregue a página, pode ser rápido como pode demorar alguns minutos, irá depender muito de seu host. No final aparecerá a mensagem wordpress atualizado com sucesso. Faça o login novamente em sua área administrativa (ao atualizar o wordpress se desconecta) e acesse a área de plugins e verifique se todos estão ativos e funcionando. Atualize os que estiverem com atualizações pendentes. Se algum plugin estiver com problema de compatibilidade (aqui tudo está funcionando perfeitamente), desative o plugin e aguarde por uma atualização que corrigirá o problema.

Qualquer dúvida deixe um comentário. Já atualizei todos os meus blogs e tudo corrreu perfeitamente bem. Espero que esse artigo possa lhe ajudar a atualizar o seu também. Se houver algum problema e quiser voltar para o WordPress 2.7.1 leia o artigo Como fazer o downgrade do WordPress escrito pelo Guilherme Euler.

Se ainda não conhece e quiser instalar o wordpress em seu computador para testar leio o artigo Como instalar o WordPress 2.8 em seu computador. O artigo foi escrito baseado na versão Beta 2 mas é o mesmo procedimento para o WordPress 2.8 final.

Como atualizar seu blog para o wordpress 2.8
Rate this post

0 thoughts on “Como atualizar seu blog para o wordpress 2.8”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.