Como escrever artigos no WordPress usando o Windows Live Writer

Estou passando por alguns problemas com a conexão a internet aqui em casa. Que atire a primeira pedra o brasileiro que não passou, ou ainda passa, por problemas com a sua conexão a internet. O mérito é todo do Governo, que não “aperta” as operadoras e as obriga a cumprir os contratos que assinam com os clientes. Mas tudo bem, por essa lentidão não consigo atualizar facilmente meus blogs, então comecei a procurar uma solução e me lembrei do Windows Live Writer. Então resolvi, além de utilizá-lo, escrever um artigo ensinando como fazer isso, espero que seja útil para você.


windows live writer
windows live writer

Como instalar o Windows Live Writer

Faça o download do Windows Live Writer nesse link. Depois de fazer o download dê dois cliques sobre o arquivo baixado wlsetup-web.exe e depois em executar. Após uma rápida verificação o programa de instalação abrirá. É possível que você já tenha esse programa instalado, no meu caso, quando instalei o Windows Live Messenger já instalei ele junto. Se ainda não possuir ele instalado selecione o programa e clique em Instalar. Basta aguardar o processo terminar e seu programa estará instalado. Ele poderá ser encontrado em Iniciar – Programas – Windows Live – Windows Live Writer.

Configurando o Windows Live Writer

Abra o programa e no menu horizontal clique em Blogs – Adicionar conta de blog. Vamos adicionar um blog da plataforma wordpress. No próximo passo selecione “outro serviço de blog” e clique em próximo. Será solicitado o endereço do blog, aqui você digita a url de seu blog. Digite o usuário e senha utilizados para entrar na área administrativa do blog e clique em próximo. Se der um erro 405 é porque seu blog não está configurado para receber postagens via XML-RPC, mas isso é simples de resolver.

Acesse a área administrativa de seu blog e vá em Configurações – Escrita e em Publicação remota selecione “Habilitar os protocolos de publicação XML-RPC” e clique em Salvar alterações. Volte ao Windows Live Writer e clique em próximo novamente. Na próxima tela coloque o apelido para o blog e clique em concluir. Pronto já pode começar a escrever seus artigos mesmo sem conexão a internet. Ai quando se conectar poderá enviá-los como rascunho para o blog ou já publicá-los automaticamente.

Para publicar um artigo clique em Nova e a partir daí é como escrever em seu blog. Coloque o título do artigo e comece a escrever. Se quiser salvar no próprio computador clique em Arquivo – Salvar rascunho local (Ctrl+B) e para salvar como rascunho no blog clique em Arquivo – Postar rascunho no blog e para publicar diretamente clique em Arquivo – Publicar no blog. Agora utilize a ferramenta e conheça um pouco dela, existem vários recursos como inserir hiperlinks, imagens, tabelas, entre outros.

Como escrever artigos no WordPress usando o Windows Live Writer
Rate this post

0 thoughts on “Como escrever artigos no WordPress usando o Windows Live Writer”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.